Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia a todos!

Depois de muito pesquisar venho aqui pedir a vossa preciosa opinião acerca do que projecto fazer.

Aquário: 120x50x40, c/ coluna seca exterior, embutido numa parede de pladur, sendo este de dupla face (Quais as vantagens/desvantagens em estar dentro de uma parede em pladur, atendendo à humidade, aquecimento e evaporação?)

Circulação: 1 Sunsun JVP-101 + 1 ou 2 saidas do retorno (Será suficiente?

Sump: 80x35x40 (3 estágios)

Escumador: Bubble magus BM100

Bomba de Retorno: Eheim 1262 (Não será o caudal de 3400L/h demasiado elevado para o meu sistema? Qual a diferença para as Eheim compactas? Comparando por exemplo a Eheim 1262 com a Bomba EHEIM Compact+ 3000 verifico que a compacta apresenta um caudal e poder de elevação semelhante, no entanto, o preço destas é quase metade do preço das normais e o consumo bastante inferior.

Aquecimento: Estou indeciso entre colocar uma ou duas Jaguer de 150W

Iluminação: Ainda muito confuso... não sei se hei-de optar por leds ou T5 ou eventualmente um sistema misto

Rocha: Cerca de 15% de Rocha viva e 5% de Morta (Acham suficiente?)

Peixes e corais: Só para mais tarde...

Desde já o meu obrigado pela vossa opinião.

Cumprimentos

Editado por sergiorslopes
Publicado:

Boas... as bombas de retorno dependem da altura a que fica a bomba até à zona que a água sai para o aquário... dependem da largura da tubagem... mas qualquer uma das duas são boas e com bom poder de elevação.

Bombas de circulação: aposta em 30x o volume do aquário, repartida por 2 bombas...

Termostatos: aposta sempre em duas e ligeiramente acima do volume do aquário ( o somatório dos dois)...

Quanto às paredes de pladur não tenho grande conhecimentos. Sei que são frágeis e em casos de humidades começam logo a descascar mesmo que sejam hidrófugos.

Posted Image
Publicado:

Boas,

Obrigado pela ajuda... ainda em relação às bombas acho estranho que as compact sejam quase metade do preço das normais, pois, como referi, o caudal e poder de elevaçao é equivalente.

Mas sendo assim acho que vou apostar numa compact 3000 (e a pulga fica atrás da orelha).

Obrigado mais uma vez e estou aberto a mais opiniões

Publicado:

Ora a minha ajuda:

Aquário: 120x50x40, c/ coluna seca exterior, embutido numa parede de pladur, sendo este de dupla face (Quais as vantagens/desvantagens em estar dentro de uma parede em pladur, atendendo à humidade, aquecimento e evaporação?)

O pladur não será a melhor escolha, eu optava por MDF hidrofobo e pintava da cor da parede.

Circulação: 1 Sunsun JVP-101 + 1 ou 2 saidas do retorno (Será suficiente?

É pouco, não contes com o retorno. Coloca pelo menos 2 bombas dessas.

Bomba de Retorno: Eheim 1262 (Não será o caudal de 3400L/h demasiado elevado para o meu sistema? Qual a diferença para as Eheim compactas? Comparando por exemplo a Eheim 1262 com a Bomba EHEIM Compact+ 3000 verifico que a compacta apresenta um caudal e poder de elevação semelhante, no entanto, o preço destas é quase metade do preço das normais e o consumo bastante inferior.

Podes colocar uma das bombas, julgo que a diferença maior é os consumos.

Aquecimento: Estou indeciso entre colocar uma ou duas Jaguer de 150W

Eu colocava 2 de 150w.

Iluminação: Ainda muito confuso... não sei se hei-de optar por leds ou T5 ou eventualmente um sistema misto

Eu optava mesmo por uma calha com 6x54w ou pelo menos 4x54w T5

Rocha: Cerca de 15% de Rocha viva e 5% de Morta (Acham suficiente?)

Acho bem.

O que não referi é porque está ok.

Venham as fotos! :D

Publicado:

Bom dia,

Muito obrigado pela ajuda!

Aquário: Tenho mesmo avançar com o pladur hidrofugo pois de momento não tenho tempo (€) para ir comprar o MDF.

Circulação: vou então optar por colocar esta JVP-101 (3000l/h) no mesmo topo do retorno e coloco uma JVP-102 (5000l/h) no topo oposto.

Quanto ao retorno vou avançar então por uma compact+ 3000.

Aquecimento: 2 de 150W ligadas ao mesmo tempo? Qual a vantagem que vou ter com essa opção?

Escumador: Bubble magus BM100 - Acham que é viável alimentar este escumador com queda direta de água?

Entretanto coloco fotos.

Obrigado mais uma vez pela ajuda ;)

Publicado:

Colocares os 2 aquecedores faz com que a recuperação de temperatura seja mais eficiente e caso um avarie está o outro a aguentar.

O escumador é alimentado pela bomba, não necessita de ser com o escuamento.

Publicado:

Bom dia Pedro,

Eu sei que normalmente escumador é alimentado pela bomba... no caso deste escumador por uma Ocean Runner PH 2500.

Mas a minha intenção, caso fosse viável, era alimenta-lo directamente pela queda de água e assim poupava na energia pois só teria a bomba de retorno a funcionar, para além de não ter o aquecimento da água provocado pela bomba de retorno e por esta. Será que é possivel recorrer a esta solução sem prejudicar o desempenho do escumador?

Obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos

Publicado:

so vejo um problema na tua solução. como vais criar a espuma (bolhas de ar) para o escumador retirar a porcaria ate ao copo ? sendo que é a bomba que faz esse serviço. tudo bem que consegues alimentar o escumador com a queda da agua , mas nao acredito que consigas so com queda de aguar criar espuma suficiente para o escumador fazer o seu serviço correctamente.

Publicado:

Boas,

Pois... é precisamente nesse ponto que eu gostaria de recolher opiniões acerca das vantagens e desvantagens desta possivel solução.

Cumprimentos

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas

a bomba do escumador serve não so para meter agua dentro do mesmo, mas tambem fazer a mistura com ar e criar as bolhas!

abraço

Publicado:

Boas,

Acho que quanto a este ponto já me decidi por não inventar... vou dar uso à OR2500 do escumador.

Obrigado