Recommended Posts

Publicado

boas

Montei um reactor caseiro com a seguinte mistela:

1 chavena de cha de açucar

1 colher chá bicarbonato sodio

metade de uma peça de fermento de padeiro(ou seja 12g)

1 litro de agua do aquario.

Passado uns 40 minutos começou a produzir, mas com muita intensidade.

A minha dúvida é como regular, baixar neste caso, a produção de co2? :alberteinstein:

Aumentar o bicabornato?

cortar no fermento?

Qual destes produtos é o moderador da reação :?::!:

cumps

Publicado: (editado)

essencialmente é o fermento o principal responsável, mas o que colocaste está certo (metade duma porção). É normal começar com a pica toda mas depois vai decrescendo a intensidade. O açucar a meu ver é que é muito pouco, mal dá para uma semana.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Boas

Eu penso que essa receita de Co2 caseira não dura muito tempo, porque não experimenta a receita de Co2 com gelatina? Eu faço essa receita para o meu comunitário e costuma durar cerca de 1 mês e meio com um bom fluxo de Co2...

Para regular a quantidade de Co2 na coluna de água, basta subir o difusor no aquário (se quiser diminuir a quantidade de Co2) ou baixar o difusor (se quiser aumentar a concentração de Co2).

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Publicado:

essencialmente é o fermento o principal responsável, mas o que colocaste está certo (metade duma porção). É normal começar com a pica toda mas depois vai decrescendo a intensidade. O açucar a meu ver é que é muito pouco, mal dá para uma semana.

boas

obrigado pela resposta.

Realmente apos 3 dias ja deita uma bolha por segundo.

portanto a materia prima ade ser o açucar ora se aumentar a dose poderá subir o tempo de vida da reação isso mantendo as mesmas doses dos restantes produtos.

:thumbup3:

Publicado:

Boas

Eu penso que essa receita de Co2 caseira não dura muito tempo, porque não experimenta a receita de Co2 com gelatina? Eu faço essa receita para o meu comunitário e costuma durar cerca de 1 mês e meio com um bom fluxo de Co2...

Para regular a quantidade de Co2 na coluna de água, basta subir o difusor no aquário (se quiser diminuir a quantidade de Co2) ou baixar o difusor (se quiser aumentar a concentração de Co2).

boas

A gelatina vai substituir o fermento ?

Podes mandar receita para garrafa de 1L?

Essa da altura do difusor versusconcentração de co2 na agua ja eu sabia.

Quanto mais fundo estiver o difusor mais baixa o PH, portanto mais co2 na coluna. Pelo menos foi a conclusão que tirei utilizando o teste do PH.

Peço desculpa pelas :?::?: mas a informação acerca da fermentação anda um pouco dispersa pelo forum, ao contrario do co2 de garrafa.

cumps

Publicado:

boas

nao,a gelatina nao substitui o fermento,apenas dizem k se juntares gelatina dura mais tempo.

a meu ver nao deve ser muito mais,se meteres mais açucar nisso.

é assim,eu faço essa mistura caseira,mas meto 200 gramas de açucar,1 colher de cha de fermento biologico(padeiro),meia colher de cha de bicarbonato de sodio e 1,5 litros de agua.

fica entre 24 a 30 dias sempre a deitar bolhinhas.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

Boas

Na minha opinião o CO2 de gelatina dura mais tempo e deita mais bolhas (mais pressão) do que a solução dita "normal", isto é somente a minha opiniao...

Já tive garrafas de Co2 caseiro feitas com a receita de gelatina que duraram quase 2 meses e sempre a deitar bolhas com fartura, se quiserem quando puder meto uma foto das bolhas que a minha garrafa está a fazer agora com mais de 1 mes.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Publicado:

boas

Obrigado pelas dicas

bigsmile

• 5 meses depois...
Publicado:

Boas

Na minha opinião o CO2 de gelatina dura mais tempo e deita mais bolhas (mais pressão) do que a solução dita "normal", isto é somente a minha opiniao...

Já tive garrafas de Co2 caseiro feitas com a receita de gelatina que duraram quase 2 meses e sempre a deitar bolhas com fartura, se quiserem quando puder meto uma foto das bolhas que a minha garrafa está a fazer agora com mais de 1 mes.

Fabio

Desculpa lá mas queria esclarecer uma coisa.

A gelatina è em complemento do açúcar?

Se sim qual a quantidade dos dois para 1 litro de água?

Hugo G.

Publicado:

Apenas deves acrescentar a gelatina à receita, devendo para isso, em primeiro lugar fazer a gelatina com 0.75 L da agua, em seguida, antes de arrefecer e começar a solidificar, juntas o açucar, após solidificar juntas então a restante agua, o fermento e o bicarbonato.

O que se pretende com esta receita de gelatina, é que as bactérias não tenham acesso ao açucar todo ao mesmo tempo, à medida que a gelatina vai diluindo é que as bactérias tem acesso ao açucar.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Apenas deves acrescentar a gelatina à receita, devendo para isso, em primeiro lugar fazer a gelatina com 0.75 L da agua, em seguida, antes de arrefecer e começar a solidificar, juntas o açucar, após solidificar juntas então a restante agua, o fermento e o bicarbonato.

O que se pretende com esta receita de gelatina, é que as bactérias não tenham acesso ao açucar todo ao mesmo tempo, à medida que a gelatina vai diluindo é que as bactérias tem acesso ao açucar.

Entendido.Obrigado pelo esclarecimento.

small-logo.png

Publicado:

A gelatina compensa e muito. Fácil, eficaz e seguro.

A diferença de preço não é muita e rende bastante mais... depois de se experimentar uma vez não se quer outra coisa, dentro do co2 caseiro claro...

• 2 anos depois...
Publicado:

boas..

alguém me diz a quantidade com gelatina para usar numa garrafa da nutrifin??