Recommended Posts

Publicado

Caros amigos,

Possuo um aquario 55 lts, mais ou menos à 6 ou 7 meses, com um filtro externo Sera 130 e actualmente tenho 2 Bótias Palhaços, 4 Guppies+ 1 bébé, 8 Neons, 4 Hemigrammus rhodostomus, 2 Kuhlies, 1 pleco, 1 Comedor de algas chinês e 2 Comedores de algas siameses e algumas espécies de caracóis. É um aquario plantado (1 Cryptocoryne beckettii petchii, possivelmente uma valisnéria e outra que não sei o que é), temperatura 26/7ºC. Recentemente medi o PH e o valor achado foi de mais ou menos 5,5 ou 6. Entretanto fiz a limpeza/ manutenção do filtro e a minha questão é a seguinte: de quanto em quanto tempo é que farei TPA's e qual a quantidade de água.

Um abraço

Helder Varela

Publicado:

boas

é assim eu geralmente faço tpas de 20 por cento todas as semanas.

sempre fiz assim e acho k a maioria faz assim.

agora,o k me espanta é teres botias palhaço nesse aquario e com essa fauna.

certamente os botias sao para te controlar a praga de caracois,nao sei se estas informado,mas eles crescem mesmo muito.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

boas

é assim eu geralmente faço tpas de 20 por cento todas as semanas.

sempre fiz assim e acho k a maioria faz assim.

agora,o k me espanta é teres botias palhaço nesse aquario e com essa fauna.

certamente os botias sao para te controlar a praga de caracois,nao sei se estas informado,mas eles crescem mesmo muito.

cumprimentos

Bom dia amigo.

Agradeço a resposta. Quanto aos bótias palhaços tenho essa noção (tal como o pleco), mas penso num futuro proximo em adquirir outro aquario com maior capacidade.Essa dos bótias palhaços comerem os caracóis também não sabia mas realmente os planorbis e o brotia foram comidos (pensei que morressem quando houvesse alteração no PH). Só espero que não comam o Pomacea! Só comprei este aquario pequeno porque não tenho experiência quase nenhuma com aquariofilia e então começo por fases.

Um abraço

Publicado:

Boas

Para subir o PH um pouco de bicabornato de sodio

mas atenção muito pouco de cada vez,ai meia colher

de café muito raza,diluir com água do aquário,mexer

bem e colocares dentro do aquário,depois deixas passar

um dia e medes o PH,e vez se está como tu queres,mas

muita calma com isso,uma subida brusca do PH,pode ser

a morte dos peixes,espero ter ajudado.

Cump:Álvaro Silva

Publicado:

Boas

Para subir o PH um pouco de bicabornato de sodio

mas atenção muito pouco de cada vez,ai meia colher

de café muito raza,diluir com água do aquário,mexer

bem e colocares dentro do aquário,depois deixas passar

um dia e medes o PH,e vez se está como tu queres,mas

muita calma com isso,uma subida brusca do PH,pode ser

a morte dos peixes,espero ter ajudado.

Cump:Álvaro Silva

Ok amigo! Obrigado!

Publicado:

Boas Helder,

Sem querer ser chato, mas o teste de pH que estas a utilizar esta bom!?

Pelos vistos, tudo esta bem no teu aqua, menos o valor de pH! Eu começava por utilizar outro teste para fazer a mediçao e comparava.

Alem do mais, mais importante do que ter pH alto ou baixo, e haver variaçoes no pH! Nao baralhes o pH.

Podes ainda medir o pH a agua que sai da torneira. So para despistar.....

Quanto a TPAs, 20 litros por semana, estaria 5 estrelas! ;)

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

Boas Helder,

Sem querer ser chato, mas o teste de pH que estas a utilizar esta bom!?

Pelos vistos, tudo esta bem no teu aqua, menos o valor de pH! Eu começava por utilizar outro teste para fazer a mediçao e comparava.

Alem do mais, mais importante do que ter pH alto ou baixo, e haver variaçoes no pH! Nao baralhes o pH.

Podes ainda medir o pH a agua que sai da torneira. So para despistar.....

Quanto a TPAs, 20 litros por semana, estaria 5 estrelas! ;)

Boas!

O teste de PH que uso é o SERA PH Test.

Penso que realmente o ph estivesse mesmo baixo porque levei uma amostra de água à loja e eles fizeram o teste com um aparelho de medição. A razão da descida talvez estivesse nas mudanças parciais de água, pois não efectuava as mesmas á algum tempo.

Agora faço TPA's semanais (retiro cerca de 5 lts porque o aquario é de 55 lts)e o ph está a subir lentamente. Penso que esteja no bom caminho. Agradeço desde já o apoio que me estão a prestar, sem o qual eu não poderia melhorar, ou pelos menos tentar, os meus conhecimentos em aquariofilia.

Um abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!