Ciclar sem peixes (fishless cycle)


Recommended Posts

Viva.

 

Já alguém experimentou ciclar um aquário novo sem peixes?

Estou a tentar e gostava de ter o v. feedback

Obrigado

mnose

375 litros de Malawi<br />

Eheim 2217

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualmente muita gente cicla os aquários sem peixes, utilizando bactérias (frascos) e/ou comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

consegui ciclar o meu aquario de 300l sem peixes em 15 dias :bs_quesexclaim:

 

com ajuda de bacterias nitrificantes e com a introdução de SERA filter biostar directamente no filtro novo, resolvi o assunto.

 

Também utilizei um filtro de um aquario ja maturado claro que ajudou muito em estabelecer o aquario novo e as bacterias.

 

Um conselho para as coisas correrem bem :transport027: os peixes têm de ser introduzidos devagar não todos de uma vez não te esqueças e vai monitorando os parametros da agua...

 

comigo resultou espero que contigo tambem

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário de 200L também fez o ciclo sem qualquer peixe.

Usei um frasco de bactérias da sera para acelerar o ciclo e punha uns flocos de comida, mais nada.

Demorou foi quase um mês a ciclar, se calhar com uns corydoras tinha sido mais rápido.

 

 

Patrícia Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mnose!

 

Tendo em conta que até o ciclo do azoto estar completo, a Amónia, altamente tóxica para a Fauna, pode atingir níveis mortais, colocar peixes durante este periodo é completamente contrário à noção de Aquariofilista. Este termo deve apenas ser aplicado a quem protege e trata da melhor maneira os seres aquáticos que tem em casa.

 

Portanto Mnose, podes ler muita coisa, mas a velocidade e a pressa são inimigos da Natureza. Tudo leva o seu tempo. Eu o que faço para ciclar um aquário é o seguinte: Coloco as plantas (muito importantes em qualquer aquário de água doce) e todo o equipamento a trabalhar, e vou colocando pequenos pedaços de comida 2 em 2 dias ou de 3 em 3, mas muito pouca quantidade. Uns caracóis também ajudam, mas apenas Physas ou Planorbis, nunca Ampulárias ou Neritinas.

 

Depois é só esperar. A amónia vai estar presente nos testes e quando desaparecer e surgir niveis de Nitrato, tens o ciclo em andamento.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que estou a fazer.

Iniciei este aquário há uma semana. Usei o Cycle da Sera e adiciono alguma comida diariamente. A amónia já deixou de ser detectável mas os nitritos estão bastante altos. Com o tempo , baixarão, com certeza.

Obrigado pELAS v. respostas.

mnose

375 litros de Malawi<br />

Eheim 2217

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que estou a fazer.

Iniciei este aquário há uma semana. Usei o Cycle da Sera e adiciono alguma comida diariamente. A amónia já deixou de ser detectável mas os nitritos estão bastante altos. Com o tempo , baixarão, com certeza.

Obrigado pELAS v. respostas.

mnose

 

Já agora agradeço ajuda na interpretação dos testes (Nutrafin)

A Amónia está a zero (não detectável no teste) mas quer nitritos quer nitratos estão muito altos (3.3 e >110 respectivamente ).

Optei por acrescentar 125 ml de Cycle da Nutrafin e subir a temperatura de 26º para 30º.

Críticas e sugestões são bem vindas

Obrigado

375 litros de Malawi<br />

Eheim 2217

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora agradeço ajuda na interpretação dos testes (Nutrafin)

A Amónia está a zero (não detectável no teste) mas quer nitritos quer nitratos estão muito altos (3.3 e >110 respectivamente ).

Optei por acrescentar 125 ml de Cycle da Nutrafin e subir a temperatura de 26º para 30º.

Críticas e sugestões são bem vindas

Obrigado

 

Provavelmente estás no fim da ciclagem do teu aquario amonia - nitrito - nitrato, é uma sequencia está na hora de uma tpa generosa para baixar estes valores, não te esqueças das bacterias nitrificantes na tpa e depois monitoriza os parametros do aquario novamente...

Depois coloca aqui o que deu para ajudarmos...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.