Qual o melhor filtro???

Qual o filtro que aconselhas?  

25 votos

1. 1. Qual o filtro que aconselhas para o meu aquário?

• JBL e900 (78.94?)
      0
    • JBL e1500 (121.95?)
      1
    • JBL e901 (85.95?)
      5
    • JBL e1501 (129.98?)
      3
    • Eheim Pro 3 2071 (119.90?)
      4
    • Eheim Pro 3 2073 (139.90?)
      1
    • Eheim Pro 3 2075 (159.90?)
      11
    • Resun EF-1600U com UV de 11w(126.15?)
      0

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho neste momento um aquário de 80cm ( aquadream 80) que, como sabem, vem com um filtro interno BIOBOX2.

Estou a pensar trocar este filtro por um filtro externo de forma a facilitar a manutenção do mesmo, como também ter uma maior e melhor capacidade de filtragem.

Neste momento tenho a seguinte fauna:

2 Escalares

2 Corydoras Albinas

2 Corydoras Aeneus

2 Chunas Vermelhas

5 Tetra Neon Negro

1 Ramirezi

1 CAE

1 Borboleta Chinesa

1 Rasbora Harlequim

Tenho o aquario plantado com algumas vallisneras americana, Anubia barteri, anubia nana, musgo de java e Hygrophila (polysperma rosanervig).

Estou super indeciso entres os filtros mencionados na sondagem acima apresentada. já vi bastantes tópicos sobre estes filtros e conselhos de lojas... Uns dizem para apostar na eheim e esquecer o resto. outros dizem que entre JBL e eheim a diferença é pouca.

A série pro 3 da eheim já vem com bons materias filtrantes, enquanto que a jbl e900-1500 era quase tudo esponja. Esta era uma das razões que me indicavam para comprar eheim.

Reparei entretanto que existe uma nova/revisão da serie da JBL denominada e901-e1501 que já vem com melhores materiais filtrantes (já não é tudo esponja) e com menor consumo de energia.

Entretanto vi em foruns que também aconselhavam o filtro externo EF-1600U da Resun. Dizem que é silêncioso, com um bom caudal e com boa capacidade de filtragem. Este inclusive vem com luz UV de 11w para esterilizar a agua, o que para mim é uma maior valia visto que também estava a ver este tipos de equipamentos UV. O meu receio neste equipamento é a bomba não ser muito silenciosa ou que, com o tempo, comece a fazer ruídos. Digo isto porque o aquário está localizado no meu quarto.

Outra preocupação que tenho relativamente a este filtro é a possível inexistência de peças de substituição. Já nos filtros da eheim e da JBL isso não acontece.

É claro que dou preferência para um filtro com o melhor rácio qualidade/preço. mas vendo os preços apresentados na sondagem são todos muitos semelhantes. Sobre a capacidade de filtragem, como já li neste forum quando maior melhor. Até porque com o passar do tempo posso mudar para um aquário maior e assim já tenho filtro ele.

O que aconselham? :alberteinstein: Peço que justifiquem o vosso voto. :excl:

Cumprimentos.

:morning:

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Partilhar nas redes sociais

Olá

Filtro externo bom com uv para mim é para esquecer, para uv ser eficiente a água tem que passar por ele de uma forma lenta, ou o mais lenta possível, para a água estar o maior tempo possível em contacto.

Isto mais o facto de ser resun é quanto a mim para evitar.

Falas em Litros horas mas eu acho que mais ou tão importante quanto isso será a capacidade de matérias filtrantes que cada um leva e a qualidade do material e aqui é que a eheim poderá ter vantagens....

Eu sem dúvida iria para eheim.

Tendo em conta os filtros que escolhes.

Eu comprava o Eheim Pro 3 2075, visto que ficas logo com o melhor filtro que anda por ai, e podes usar futuramente num aquário maior, podes reduzir o caudal de forma electrónica o que é uma grande vantagem, ou seja pode trabalhar como um filtro mais fraco mas com uma grande quantidade de matérias filtrantes.

Como para mim o filtro é o coração do aquário, acho que se fosse a ti apostava no melhor.

Embora que para o aquário que tens um Ehiem 2213 faz bem o serviço, só que se um dia quiseres fazer um upgrade de aquário, já não vai fazer o mesmo.

Agora tudo depende de quanto queres gastar. ;)

Boas

Entre os filtros apresentdados somente duas marcas valem a pena discutir a JBL e eheim tenho os dois tipos de filtros e posso dizer que da serie 20XX da eheim é fantastica tenho um 2080 (num aqua 250L c/Discus) que funciona que é um espetaculo tenho também jbl cristalprofy 500 (aqua de 200L) (primeira serie do e1500) e um jbl e900 (aqua 120L) e nunca me deixam ficar mal e a agua está cristalina...

Os JBL agora na nova serie com a redução do consumo torna-os uma opção cada vez a ter mais em conta se pretendes um filtro bem equipado fiavel e a bom preço, agora se tens orçamento ai sim a eheim é sempre uma mais valia, mas atenção não sei se os preço que apresentas para a eheim inclui materias filtrantes... se incluirem apostava no eheim 2071 que é equiparavel ao jbl e901 em volume e h/l, se pretendes um filro para aquarios maiores no caso de upgrade do aquario ia para os 2073 ou mesmo para o 2075...

A minha votação foi no eheim 2071 no sentido que se tem o orçamento e não se pretende fazer um upgrade ao aquario no futuro, no entanto se o orçamento for apertado sem duvida que apostava no JBL e901.

Cumprimentos

28592.png

Já percebi que a Resun é para esquecer. Tal como disseram, quero ter capacidade de filtro para um dia, caso me dê na tola, mudar para um aquário maior sem que ter de gastar mais €€ no novo filtro.

Reparei que o JBL e1501 tem 8 l de capacidade de matérias filtrantes enquanto que o eheim 2075 tem 6,0 + 0,5 (pré-filtro). Neste campo ganha a JBL. estou correcto? Mesmo assim aconselham o eheim 2075?

O Fabio Silva disse que:

"podes reduzir o caudal de forma electrónica o que é uma grande vantagem"

o eheim pro 3 2075 faz isso? acho que isso só o modelo electrónico (Pro 3e).

Sobre o preço do equipamento eheim, é já com material filtrantes. :)

Obrigado pelos vossos posts, já estou a começar a tirar algumas conclusões. Mas aguardo votos e respectivas justificações. :)

Editado por TeclasOC

Pois afinal nem todos os pro 3 são electrónicos, não sabia desse pormenor.

Falei só pela experiência que tenho pois tenho um pro 3e.

Se bem que a litragem do filtro seja importante, é verdade. Os litros hora é provavelmente mais importante que isso. Alias em agua salgada já nem se usam filtros, mas bombas de circulação. Num aquário de água doce podes fazer algo semelhante. Quantos mais litros horas, o que passa a contar como "litragem do filtro" é a "litragem do aquário por inteiro", nomeadamente a areia e pedras purosas. Tudo isto tem a ver com a oxigenaço e proliferação de bactérias do ciclo.

Quando não se percebe dos conceitos que estão por detrás, viram-se para as marcas, porque vão repetindo as mesmas coisas exaustivamente. Deveriam era estudar o que está por detrás da filtragem, em vez de emitirem opiniões mal fundamentadas.

o que deves pesar na compra de filtro deve ser:

-litros/hora

-litragem do filtro

só depois preços (o que podes adquirir) e marcas.

os filtros é algo bastante simples,mecanico e não vás em opiniões baseadas em "éter".

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1

Estou inclinado para o eheim pro 3 2075...

Mas os 1250 litros por hora não poderá causar algum problema para o meu aquário de 80 cm? Poderá causar algum problema à flora ou à fauna?

Obrigado pelos votos e respectivos comentários, mas de 200 e tal visualizações só existem 9 votos?

Editado por TeclasOC

Tenho um eheim 2073 no meu aquário de 1Metro e o caudal e mais que suficiente.

Outra coisa que tens de ter em conta e o volume de massas filtrantes.

Tens o JBL CristalProfi e901 Greenline

Tem uma capacidade de 7.6 de volume, faz 900 litros por hora e gasta 11W

Fica-te mais barato que o eheim, e se for numa encomenda em conjunto ainda consegues mais barato.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Tenho um eheim 2073 no meu aquário de 1Metro e o caudal e mais que suficiente.

Outra coisa que tens de ter em conta e o volume de massas filtrantes.

Tens o JBL CristalProfi e901 Greenline

Tem uma capacidade de 7.6 de volume, faz 900 litros por hora e gasta 11W

Fica-te mais barato que o eheim, e se for numa encomenda em conjunto ainda consegues mais barato.

Ando a pensar em ter outro Aquario, e vou optar pela nova linha da JBL Greenline

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

sobre a minha dúvida:

"Mas os 1250 litros por hora não poderá causar algum problema para o meu aquário de 80 cm? Poderá causar algum problema à flora ou à fauna?"

Alguém tem uma opinião?

para um aquário de 80 cm é um filtro um potente demais, penso que 10 x a litragem do aquário é mais que suficiente. FAZ AS CONTAS...

voltando ao assunto dos L/H:

há vantagens evidentes para o teu aquário, para teres uma filtragem mais eficiente (pela proliferação de bactérias) e peixes com muito maior qualidade de vida, proporcionada por um ecossistema funcional e oxigénio suficiente para o bicho fazer a sua vida. Agora convém não exagerar e por em aquarios pequenos filtros tão potentes que levantam tudo e os peixes nem conseguem nadar... não sei se será esse o caso... verifica a litragem e faz as contas.

nota que mais uma vez e dados os engodos: quem mais consome oxigénio no aquário, não são os peixes, são as bactérias. Importantissimas para tudo funcionar nas perfeições, até previne o aparecimento de algas.

e o Carlos falou em algo importante, a eficiencia energetica, isso também pesa, neste caso na tua carteira!...

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1

sobre a minha dúvida:

"Mas os 1250 litros por hora não poderá causar algum problema para o meu aquário de 80 cm? Poderá causar algum problema à flora ou à fauna?"

Alguém tem uma opinião?

Pessoalmente acho de mais.

O meu eheim 2073 esta com o caudal no máximo porque esta ligado em linha com um tetra.

O tetra esta desligado, apenas serve para ter mais massa filtrante.

Se não tive-se o Eheim ligado ao tetra tinha que reduzir o caudal do mesmo visto que era de mais, para o tamanho do aquario.

Antes de ter o tetra em linha o Eheim estava a trabalhar a meio gás.

Agora imagina 1250 Litros por hora num aquario de 80cm

Boas, concordo que deve ser demasiado caudal para esse aquário. Tenho seguido este tópico até porque também estou a pensar comprar o eheim pro3 2075 só que para um aquário com cerca de 300lt. Actualmente tenho o eheim 2217 mas como estou a preparar um plantado vou precisar de mais filtragem.

Cumps!

Boas

Não se esqueçam de um promenor, os l/h anunciados pelas marcas são normalmente para a bomba a funcionar sem materias filtrantes, com materias filtrantes e com o tempo o caudal reduz.

Depois os eheim pro permitem reduzir o caudal atraves da patilha de libertação das mangueiras que é próprio para isso segundo a eheim.

Por fim quanto maior o chuveiro menor se fará sentir a força da agua no aquario distribuindo mais uniformemente a corrente.

Cumprimentos

28592.png

Sim a série pro 3 tem um regulador de fluxo e também é verdade que os 1250l/h anunciados, é sem massas filtrantes. Além disso, ao colocar a peça que parece uma flauta na saída da agua para o aquário, esta irá "espalhar" o fluxo de água, tal como referido pelo barman_dani.

Eu estou inclinado pelo 2075 devido a conseguir te-lo pelo preço indicado tal como possibilita ter no futuro um maior aquário.

Agora se me dizem que o fluxo do 2075 pode ser prejudicial para a fauna e flora do meu aquário, já terei que escolher um com fluxo mais baixo.

Relativamente ao 2071, este tem 950l/h de fluxo. Provavelmente este seria o ideal para o meu aquário mas se calhar curto para um futuro aquário maior.

O 2073 tem 1050l/h de fluxo. Tem menos 200l/h que o 2075. Penso que + 200 l/h não é uma grande diferença... O que ganho no 2075 é ter mais capacidade de filtragem ( 6.0 + 0.5 contra os 4.5 + 0.5 do 2073). Em termos de consumo, quer o 2073 quer o 2075 consomem 16W. Apenas existe uma diferença no 2071 que consome 12W.

Editado por TeclasOC

Sim a série pro 3 tem um regulador de fluxo e também é verdade que os 1250l/h anunciados, é sem massas filtrantes. Além disso, ao colocar a peça que parece uma flauta na saída da agua para o aquário, esta irá "espalhar" o fluxo de água, tal como referido pelo barman_dani.

Eu estou inclinado pelo 2075 devido a conseguir te-lo pelo preço indicado tal como possibilita ter no futuro um maior aquário.

Agora se me dizem que o fluxo do 2075 pode ser prejudicial para a fauna e flora do meu aquário, já terei que escolher um com fluxo mais baixo.

Relativamente ao 2071, este tem 950l/h de fluxo. Provavelmente este seria o ideal para o meu aquário mas se calhar curto para um futuro aquário maior.

O 2073 tem 1050l/h de fluxo. Tem menos 200l/h que o 2075. Penso que + 200 l/h não é uma grande diferença... O que ganho no 2075 é ter mais capacidade de filtragem ( 6.0 + 0.5 contra os 4.5 + 0.5 do 2073). Em termos de consumo, quer o 2073 quer o 2075 consomem 16W. Apenas existe uma diferença no 2071 que consome 12W.

Se realmente queres trocar de aquario um dia mais tarde, e sempre melhor escolheres o 2075.

Mas sendo assim tens este da JBL JBL CristalProfi e1501

nery saving canister filter for aquaria 200-700 l

* Only 20 W power consumption at the JBL CristalProfi e1501 greenline means 43 % energy saving comparing to the old model.

* 1500 l/h pump power with extremly low noise.

* 12 l filter volume for high biological filtering and long cleaning intervall.

* Size: 200 x 235 x 460 mm.

* Complete plug and play incl. hoses 16/22mm, tubes, accessories Filter media (new: with JBL MicroMec Sinterglas-Biofilterballs).

* The JBL CristalProfi e1501 greenline has 4 filterbaskets for flexible equipment with filter media.

Agora não sei e se tem controlo de caudal ou não...

Pessoal que tenha um JBL que diga algo

Boas

As versões da JBL eXXX também trazem a patilha para redução de caudal... Os JBL gosto bastante mas também digo por experiência própria, pois tenho um JBL cristal profi 500, um JBL e900 e um eheim 2080, considero que os eheim conseguem manter uma maior relação l/h durante mais tempo que os JBL entre manutenções e limpeza dos filtros.

Cumprimentos

28592.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!