Recommended Posts

Publicado

Boas,

É o seguinte, tinha um escalar e um nariz de bêbado que apresentavam uma espécie de alfinetes a sair pela zona anal, separei-os para um aquário hospital, (tentei trata-los com sera bactopur, pois era o unico medicamente que tinha disponível que mais se aproximava com a descrição da doença), mas o escalar começou a deitar pelo ânus uma coisa branca viscosa, começando a desfazer-se tb junto ao ânus, e acabou por morrer no dia seguinte... o nariz de bêbado desapareceram-lhe os tais "alfinetes" e andou bem durante mais 4 dias, qd eu pensava que estaria já curado, acabou também por morrer... Entretanto comprei o medicamente sera nematol, que me disseram ser mto bom para este tipo de doenças intestinais... A minha duvida é a seguinte: devo meter o tratamento no aquário principal? pq tenho medo que seja algo contagioso; A bula do medicamento diz que é 1 ml por cada 40l, só se faz isto uma vez?; Devo parar a alimentação para tratamentos destes género?

Abraços

Publicado: (editado)

acho dificil as pessoas conseguirem-te ajudar, nunca vi nada assim, mas podes estar a exagerar na descrição e ser um problema intestinal comum. Ou nem por isso, ser algo mais grave.

Se a doença apareceu no teu aquário principal deves fazer o tratamento no aquário. Deves retirar crustáceos e moluscos que tenhas no aquário.

Faz TPAs sem anti-cloro e como comida dá ervilhas levemente fervidas no microondas ou no fogao, retira a casca e esmaga e dá aos doentes.

Não se deve parar a alimentação nesses casos, mas melhorar, e dar sempre pouca comida.

Normalmente os tratamentos duram entre 1 a 3 dias, podendo prolongar. Deves seguir à risca o que diz a bula, se a bula so fala num dia, então é só um dia.

Editado por Quo
Publicado:

acho dificil as pessoas conseguirem-te ajudar, nunca vi nada assim, mas podes estar a exagerar na descrição e ser um problema intestinal comum. Ou nem por isso, ser algo mais grave.

Se a doença apareceu no teu aquário principal deves fazer o tratamento no aquário. Deves retirar crustáceos e moluscos que tenhas no aquário.

Faz TPAs sem anti-cloro e como comida dá ervilhas levemente fervidas no microondas ou no fogao, retira a casca e esmaga e dá aos doentes.

Não se deve parar a alimentação nesses casos, mas melhorar, e dar sempre pouca comida.

Normalmente os tratamentos duram entre 1 a 3 dias, podendo prolongar. Deves seguir à risca o que diz a bula, se a bula so fala num dia, então é só um dia.

Ok, muito obrigado Quo ;) Já é uma grande ajuda...

Abraços

Publicado:

Eu uso o Fluvermal para parasitas internos, já me safou em algumas situações. Mas mais importante é rever a alimentação e a qualidade da água e entender porque estão a adoecer.

Boa sorte

Cumptrs

JD

Publicado:

Pelo que li, pode ter sido excesso de comida liofilizada, nomeadamente tubifex, mas não sei... Porque os parâmetros da água segundos os teste estão bem...

Tou a dar comida congelada uma vez por semana, não sei se será a melhor opção, espero que sim...

abraços

exactamente. Ia falar disso. Andas a dar muito tubifex ou larvas vermelhas? Varia na comida mas investe mais em algo vegetal, como ervilhas, espinafre e alga spirulina.

se andas a exagerar nesse tipo de comida, deves ter o filtro todo sujo. deverias fazer uma limpeza das esponjas do filtro, só esponjas, não mexer em ceramicas, e a limpeza não deve coincidir no mesmo dia que fazes TPAs. em alternativa à limpeza do filtro, vais fazendo TPAs de 40%, ajuda bastante...

Editado por Quo
Publicado:

Mais uma vez obrigado, sim exagerei um bocado no tubifex... my bad! Vou ter que começar a fazer mais vezes o menu vegetariano ;) Entretanto ontem fiz uma tpa de 25% e hoje outra de 25%... O filtro tinha-o limpo há pouco tempo, mas de qualquer maneira vou dar uma olhadela no intervalo das tpas a ver como está de sujidade...

Abraços

Se limpaste há pouco tempo, não mexas, fica-te pelas TPAs no intervalo entre tratamentos. se bem que o teu escalar ja morreu, era o unico ciclideo?

compra alga spirulina para ajudar na alimentação regular... há em tabletes e flocos à venda.

Os escalares não são carnivoros, são omnivoros... logo tubifex não é a sua base alimentar, isso é para dar uma vez por outra.

cumps e boa sorte...

Editado por Quo
Publicado:

Se limpaste há pouco tempo, não mexas, fica-te pelas TPAs no intervalo entre tratamentos. se bem que o teu escalar ja morreu, era o unico ciclideo?

compra alga spirulina para ajudar na alimentação regular... há em tabletes e flocos à venda.

Os escalares não são carnivoros, são omnivoros... logo tubifex não é a sua base alimentar, isso é para dar uma vez por outra.

cumps e boa sorte...

Boas,

não, tenho mais 3 escalares e 3 ramirezis, vou adquirir então mal possa essa tipo de comida.

mais uma vez obrigado

cumps..