Black Dragon Publicado Março 24, 2011 Publicado Março 24, 2011 (editado) Boas pessoal, Decidi criar este tópico com o objectivo de receber ajuda e demonstrar todo o progresso da construção do móvel em questão. O que pretendo é ter um móvel que aguente com um aquário de medida 150x50x50. Tenho receio de fazer um móvel de, e só de madeira, deste modo, estava a pensar fazer uma estrutura metálica que fosse coberta em toda a sua volta por madeira. Ou seja, basicamente é um móvel normal mas que no seu interior contém uma estrutura de metal com o objectivo de reforço. Será boa ideia ou devo dispensar a estrutura metálica? Se continuar com a ideia de usar estrutura metálica, estou a pensar fazer esta estrutura com aço de 25x25 ou 30x30. Boa medida? Em relação ao movel em si, estou a pensar usar MDF Hidrofugo. O meu maior problema é que eu queria o móvel lacado, mas penso que vou ter de dispensar isso e pintar numa cor mate, ou mais fácil de aplicar/pintar. Cumps Editado Março 24, 2011 por Black Dragon
José Manuel Martins Sousa Publicado: Março 24, 2011 Publicado: Março 24, 2011 Olá Black Dragon Eu tenho um aquário com 1,50x0,60x0,70 sobre um móvel de madeira (MDF Hidrófugo) sem qualquer reforço metálico há já alguns anos e não tive qualquer problema até hoje. Eu utilizei o MDF já revestido com Melamina (há várias cores e acabamentos disponíveis). O meu móvel é fechado nos topos e na parte posterior e tem duas divisórias intermédias (duas portas laterais e um módulo de gavetas central), ou seja, tem quatro apoios transversais ao aquário e nas traseiras do móvel. Quanto à pintura, se tiveres um sitio bem resguardado sem poeiras e correntes de ar o acabamento ficará quase como se fosse lacado em fábrica. Cumprimentos
Black Dragon Publicado: Março 26, 2011 Autor Publicado: Março 26, 2011 Parece-me porreiro o teu móvel, no entanto sentia-me muito mais seguro se tivesse la a estrutura de ferro. Onde poderei encontrar ferro barato? É que o Aço no leroy merlin é muito caro.
José Manuel Martins Sousa Publicado: Março 28, 2011 Publicado: Março 28, 2011 Olá Eu considero perfeitamente dispensável a estrutura metálica, mas, se procurares num serralheiro conhecido ele facilmente te encomenda o tubo quadrado de ferro preto (o aço inox não faz sentido pois o seu custo é enorme e mais difícil de trabalhar) com 25x25mm ou 30x30mm e corta-to e solda logo com as medidas necessárias. Se não conheceres nenhum serralheiro terás de procurar num fornecedor de perfis e tubagens de ferro. O problema poderá ser o transporte pois normalmente têm 4m ou 6m de comprimento. Nas superfícies tipo Leroy Merlin estes produtos são mais caros. Cumprimentos
Gremlyn Publicado: Março 30, 2011 Publicado: Março 30, 2011 Nas superfícies tipo Leroy Merlin estes produtos são mais caros. Cumprimentos Mais caros é um elogio! São MUITO mais caros!! Tenta contactar o membro António Violante que ele faz estruturas metálicas para aquários. Se fores a pai.pt e procurares por serralheiros aparecem-te umas dezenas. Basta fazeres um desenho com o que pretendes e escolhes uma dezena na tua zona. Resolves a coisa facilmente e de forma barata.
Black Dragon Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Obrigado pela ajuda pessoal. Ja agora, o MDF hidrofugo é melhor para lacar?
José Manuel Martins Sousa Publicado: Março 31, 2011 Publicado: Março 31, 2011 Olá O MDF hidrófugo é mais estável e absorve menos primário. Relativamente ao acabamento final é igual. Cumprimentos
Recommended Posts