Recommended Posts

Publicado

Boas amigos

Tenho o meu Aqua de Ciclideos montado á aproximadamente 1 mês , tenho todos os parametros Ok , ciclou rápido porque alem de meter bactérias novas no filtro inseri algumas caramicas de um outro filtro já ciclado.

O meu problema é o PH , a agua da torneira sai a 7º e eu queria ter o Aqua 6º , tenho Co2 caseiro (dizem ajuda a baixar o PH) , troncos (idem) e meti turfa da JBL no filtro (á cerca de 1 semana) , que realmente amarelou um pouco a agua mas o PH manteve-se nos 7º.

Que mais posso eu fazer para tentar baixar o PH ? bang

Publicado: (editado)

Mete mais turfa . Uma coisa que baixa o ph sao folhas de carvalho ou amendoeira mas a curto prazo pois so baixa prai uma semana e pouco o que nao te resolve o problema a longo prazo. Só se fores trocando as folhas prai de semana a semana, mas o melhor é meter mais turfa

Editado por sammy
Publicado:

Não terás algum elemento no aquario, a fazer-te subir o PH? Nomeadamente, areão ou pedras?

Em principio não , as pedras que lá tenho não são calcarias , de qualquer forma retirei 2 sobre as quais tinha algumas duvidas , em relação ao areão tenho gravilha branca/amarelada (especie de areia de praia mas mais grossa) e gravilha preta. Como posso saber se algum dos areões pode estar a alterar o PH ?

Publicado:

como disse o sammy vai adicionando turfa porque podes ter mesmo elementos que estejam a afectar o efeito tampao que faz com que seja mais complicado... vai adicionando calmamente a turfa porque vais reduzir o efeito tampao e depois por fim reduzir o ph... adicioba com calma para controlares melhor o processo. vai adicionando diariamente e ao fim de 24 horas, antes de colocares nova dose, mede o valor de ph

Publicado: (editado)

Boas

Adicionei mais um pouco de turfa e retirei uma pedra que desconfiava ser calcaria , passou uma semana e agora o PH aumentou para 7.8.

Não sei o que fazer

197h.jpg

Editado por formigalx
Publicado:

Se a agua te sai da torneira com PH=7, colocaste turfa, e mesmo assim te sobe até aos 7.8, tens de ter algum elemento calcario a causar essa subida.

A pedra vulcanica que aí tens, não será.

Os calhaus que tens a servir de "canteiro" é uma hipotese.

Ou então a areia de fundo.

Não me ocorre mais nada

Publicado:

Boas amigo.

Também sou da opinião do que te foi dito antes.

Só vejo um motivo para teres o PH tão alto, na minha opinião será o areão.

Experimenta retirar umas amostras do areão e deita-lhe umas gotas de vinagre, vê se faz aquele efeito efervescente, se fizer, é calcário o areão ;)

Abraço.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas

O problema persiste , testei tudo o que havia para testar dentro do aqua , as 3 pedras , os 2 tipos de cascalho (meti ambos dentro de sumo de limão e nem uma bolhinha), de resto tenho 3 cascas de côcô , 2 troncos normais e 2 troncos de red moor wood , e uma rocha vulcanica.

Entretanto já adicionei mais turfa de uma outra marca e realmente a agua fica amarelada mas o PH não há meio de baixar agora dos 7.2. Mantenho o Co2 caseiro a funcionar 24h/24h no entanto á noite tento pôr o mais baixo possivel sem parar totalmente para não haver problemas com a garrafa.

Já não sei o que fazer.....

help...PLEASE....

Publicado:

Boas

O problema persiste , testei tudo o que havia para testar dentro do aqua , as 3 pedras , os 2 tipos de cascalho (meti ambos dentro de sumo de limão e nem uma bolhinha), de resto tenho 3 cascas de côcô , 2 troncos normais e 2 troncos de red moor wood , e uma rocha vulcanica.

Entretanto já adicionei mais turfa de uma outra marca e realmente a agua fica amarelada mas o PH não há meio de baixar agora dos 7.2. Mantenho o Co2 caseiro a funcionar 24h/24h no entanto á noite tento pôr o mais baixo possivel sem parar totalmente para não haver problemas com a garrafa.

Já não sei o que fazer.....

help...PLEASE....

Na minha opinião, não estás a testar as pedras e o cascalho correctamente. E o problema deve estar aí.

Pega em 2 recipientes com agua. Um deixa só com agua, o outro deixa com agua e a pedra ou o cascalho.

Mede-os ao fim de 2 dias.

Como podes ver no meu topico, passei com um problema semelhante, que só terminou quando troquei o areão e as rochas.

Agora, tenho um PH estavel na casa dos 6.5 .

Publicado:

Na minha opinião, não estás a testar as pedras e o cascalho correctamente. E o problema deve estar aí.

Pega em 2 recipientes com agua. Um deixa só com agua, o outro deixa com agua e a pedra ou o cascalho.

Mede-os ao fim de 2 dias.

Como podes ver no meu topico, passei com um problema semelhante, que só terminou quando troquei o areão e as rochas.

Agora, tenho um PH estavel na casa dos 6.5 .

Boas, realmente o areão é um dos grandes causadores da subida do PH da agua, mas se queres algo mais eficaz para o reduzir a curto prazo, usa agua destilada nas TPA's, o seu PH é de 5 se trocares metade do aqua deves ter qualquer coisa como 6 de PH, embora este venha a subir passado alguns dias se não removeres o areão.

Cumps

André_aP