Recommended Posts

Publicado

Eu estou a construir uma sump e queria saber se um bloco de cimento tem bastanta porosidade para o por na sump? substituia pelas ceramicas para a fixação das bactérias. Parto uma parte do bloco em muitos bocados e meto tudo dentro de um saquinho.

obrigado

Publicado:

boas

o cimento nao e tao poroso como as ceramicas logo para a tua idea resultar terias que usar uma grande quantidade de cimento para ter a mesma eficacia de uma pequena quantidade de ceramicas

Publicado:

cimento não, mas se partires um tijolo em bocados pequenos (cerâmica), esse podes usar, mas tens cerâmicas baratas e sempre são aconselhadas para aquariofilia.

quanto aos diferentes tipos de ceramicas, sei que ha umas mais porosas que outras. compensa andar a comprar ceramicas mais caras porque têm mais porosidade? ou as mais baratas fazem quaise a mesma coisa? existe algumas melhor em termos de qualidae/preço?

Publicado:

Olá

Uma boa solução que facilmente se pode realizar é utilizar grânulos de "Leca" partidos. São muito porosos e substituem perfeitamente cerâmicas e são incomparavelmente mais baratos. Alguns deles porventura terão tendencia em flutuar, problema que facilmente se resolve com uma rede plástica. A "Leca" encontra-se com facilidade nas zonas comerciais e em comerciantes de materiais de jardinagem e construção civil. A vermelha, um pouco mais cara que a preta é normalmente utilizada em trabalhos de jardinagem para reter a água das regas. A preta é mais utilizada em trabalhos de construção civil e um pouco mais barata. Para o efeito que pretendemos nos filtros são iguais.

Este produto, produzido com argila expandida cozida a altas temperaturas, não altera em nada os parâmetros da água. Convém no entanto ser antes bem lavada.

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Na minha opinião o bloco de cimento é um material bastante compacto e com uma porosidade bastante inferior ao que precisas. Subscrevo a opção da leca ou argila expandida que sou capaz de usar um dia k faça uma sump

basta ferver e lavar bem e está pronta para ser usada

Edit: será k a leca não torna a água mais ácida sendo um material argiloso?

Editado por Gremlyn
Publicado: (editado)

BIO-RINGS 1 LT - 4.26 €

Cada BIO-RING tem uma superfície de um metro quadrado e 1 litro do produto oferece uma área de quase 300 m2, exploráveis para a colonização de bactérias nitrificantes.

Esta situação dá origem, a que, com uma quantidade menor de material do filtro, obtenha uma capacidade de filtragem maior (1 litro do produto é suficiente para um aquário de 200 litros).

os meus aquarios juntos dão 66L, desta forma so comprava isso e pronto...

Editado por diogoreis
Publicado:

BIO-RINGS 1 LT - 4.26 €

Cada BIO-RING tem uma superfície de um metro quadrado e 1 litro do produto oferece uma área de quase 300 m2, exploráveis para a colonização de bactérias nitrificantes.

Esta situação dá origem, a que, com uma quantidade menor de material do filtro, obtenha uma capacidade de filtragem maior (1 litro do produto é suficiente para um aquário de 200 litros).

os meus aquarios juntos dão 66L, desta forma so comprava isso e pronto...

alguem me pode ajudar?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!