Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Ontem ao final do dia dois pseudotropheus acei (black tanzania) iniciaram uma dança no mínimo estranha... andei a investigar e parece que estavam a acasalar :dancing:

Hoje estive a olhar para a 'peixa' e está cheia de ovos na boca e nem comeu nada.

Quanto tempo demoram os peixitos a nascer?

Se os separar para um aquário mais pequeno, podem ficar sozinhos ou algum dos progenitores convém lá ficar?

cumps

(a ver se é desta que tenho o primeiro nascimento no aquário!)

Editado por Gremlyn
Publicado:

vá lá... ninguém me dá uma ajudita?

É que ainda tenho a 'peixa' com os outros no aquário grande :|

Publicado: (editado)

deixa ficar a mãe com os outros peixes, por norma devem ficar quase um mês na boca da mãe. Durante o intervalo de tempo, deixa ficar no aquário.

Depois de acabar o prazo tens que fazer opções:

-mudas a mae-ciclideo para um aquario só dela e ela liberta os filhos naturalmente.

-fazes stripping, que é abrir a boca da ciclideo para retirar os filhotes (controverso para alguns).

-deixas tudo correr naturalmente...alguns serão comidos outros se salvarão.

Editado por Quo
Publicado:

Boas

Obrigado pelo esclarecimento. Vou deixá-la libertar os peixes naturalmente porque não concordo muito com stripping...

Coitado do bicho, vai ficar um mês sem comer... lol

ela passa bem. mas eu até nisso uso truques :rainbowafro:

e a mae pode continuar a comer....

compra comida de alevim, e deita no aquario, ela com a fome e a oxigenar os filhotes dentro da boca, vai comer alguma coisa... no teu caso, tem que ser comida de alevim para herbivoros.

cuidados a serio: não podes stressar a mãe ciclideo, pois ela por algum stress pode libertar os filhotes antes do tempo! Não convém.

antes da incubação tens dado comida para ciclideos malawi? convém, é muito boa! depois dos filhos nascerem, deves dar novamente para ela estar pronta para outra.

Editado por Quo
Publicado:

Tenho dado granulado pra ciclideos e de vez em quando comem ervilhas cozidas e ao domingo é dia de ramadao. A ver se com a comida pra alevinos ela come, porque ela atira-se à comida mas depois deve-se lembrar e passa pelo grão sem abrir a boca :-]

quando eles aparecerem posto fotos!!

Publicado:

Boas,

Por norma ao fim de 21/22 dias elas abrem a boca e deitam os alevins para fora, agora deves decidir se queres salvar alguns ou se preferes que eles sejam comidos pelos mais velhos.

Posso dizer-te como faço:

- por volta do 10º ou 12º dia apanho a femea e meto-a dentro de uma maternidade feita com um cubo da vodafone mas no mesmo aquario que os restantes peixes.

- Ao 19º dia faço o parto, e meto a femea na aquario junto com os outros, ficando os bebes na maternidade onde nasceram, isto reduz o tempo de incubação da femea o que faz com que ela possa voltar a vida normal algum tempo antes do normal o que reduz o risco de ficar demasiado fraca.

- Ao fim de 15 dias tiro-os da maternidade e coloco-os num aquario de crescimento.

Quanto à comida podes dar a comida dos adultos moida, tipo granugreen e juntar um pouco de sera discus (eles em pequenos toleram bem as proteinas), num moinho de pimenta e dar 2 ou 3 vezes por dia.

espero ter ajudado

Abraço

Segundo li de algumas fontes (internet/fontes fiaveis e já li e reli 3 livros sobre ciclideos africanos). A prática de stripping antes do tempo pode levar a crias de qualidade inferior especialmente no que toca a machos. Temos que ter noção que estás a lidar com a natureza que levou milhões de anos a se aperfeiçoar e o ser humano é um primata que ainda tem muito que aprender, como podes ver pelas aberrações que criamos. Elas estão preparadas para isso. Se bem que falas em 19º dia... já é um estado avançado, mesmo assim, eu esperaria mais dois ou tres dias apra fazer isso.

Eu a minha lab pequenina ficou 31 dias com algumas crias, libertou algumas antes (vi ao levantar pedras no aquário), não sei se algum se safou, são crias que têm o instinto de se esconder nas pedras. Mas ainda ficou com algumas na boca... lá a pus num aquario à parte para ver se libertava o resto, e ao fim de dois dias nada, lá ao 31º dia tive que fazer stripping. Foi tempo a mais. Deveria ter feito antes... Mas antes do tempo... também não me parece boa ideia.

Penso que se tiver-se que fazer stripping deve ser no fim do tempo tido como estabelecido como necessário para a incubação.

seria boa ideia po-la ao 19º dia num aquario à parte e aguardar até acabar o tempo, expirando o tempo e ela não liberta os filhos, então faz-se o stripping.

também não me parece boa ideia dar apenas comida para adulto a crias, mais uma vez dito nesses livros de ciclideos como uma má prática. Eu aos meus (omnivoros) estou a dar artémia e comida para alevim em pó. Sei que há comida para alevim para herbivoros... mas as referencias quando falam da artemia para ciclideos indiscriminadamente.

Editado por Quo
Publicado:

Obrigado pela dicas.

Más notícias: a fêmea hoje (ao 14º dia) alimentou-se normalmente e parece que já não há nada na boca dela... não sei o que terá acontecido aos pequenitos porque não há nem sinais deles :(

Entretanto reparei que uma Caroleus amarela estava também com ovos ou alevins (parecem mexer mas não consigo perceber) na boca e meti-a noutro aquário mais pequeno no fds passado. A ver se com esta correr bem. :-D

Publicado:

Mas ainda ficou com algumas na boca... lá a pus num aquario à parte para ver se libertava o resto, e ao fim de dois dias nada, lá ao 31º dia tive que fazer stripping. Foi tempo a mais. Deveria ter feito antes... Mas antes do tempo... também não me parece boa ideia.

para um leigo na matéria expliquem lá qual é o problema de ficarem tempo a mais na boca da mãe :-]

Publicado:

Os filhos não se alimentarem convenientemente, se calhar mais aqueles que ficam mais longe da abertura da boca não terão acesso a comida depois do saco vitelino acabar. Além da mãe que também pode morrer por não se alimentar. Está preparada para um tempo.

O importante é respeitar o tempo total necessário para a incubação, depois penso que para fêmeas que insistem em manter os filhos, terás que fazer alguma coisa... se calhar o melhor, e repito, é antes de acabar o prazo move-la para um aquario onde ela esteja em paz. E, se depois de acabar o prazo e depois de uns dias ela continua com a boca cheia, é que se deve considerar o stripping.

também há o problema das femeas não levarem a incubação até ao final, e largarem os filhotes ou os ovos antes do tempo. Aí é outra questão, algo deverá estar a correr mal, se calhar é criar esconderijos ou remove-la pois deve haver um ciclideo que a está a chatear em excesso. Digo excesso, porque é normal os ciclideos terem pequenas disputas ocasionais, mas algo insistente não é normal. Note-se que quando um ciclideo africano sai do aquário e depois volta ao aquario original, deixa de ser reconhecido pelos companheiros, e perdeu o seu espaço, logo pode sofrer até ser aceite novamente.

Publicado:

Obrigado mais uma vez pelas dicas :)

Nasceram 9 pequenitos Caeroleus mas não devia ter deixado a fêmea um dia naquele aquário depois de deitar os filhotes cá para fora... no dia seguinte só tinha 4 :( Agora se morreram por causas naturais ou se foi de ela ter passado um mês sem comer não sei... o que sei é que já aprendi!

Achei estranho só terem nascido 9 mas foi a primeira incubação da fêmea e ainda só tem uns 5-6cm.