Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Queria saber se acham que um aquário numa cozinha é má ideia. Digo isto devido aos fumos que podem andar pelo ar como por exemplo de coisas queimadas. Além disso é a zona de casa onde se costuma fumar. Acham que pode dar mau resultado ou não tenho razões para me preocupar? De qualquer forma a cozinha tem uma boa ventilação e o aquário ficaria junto a uma janela, o mais longe possível de todas as potenciais fontes de fumo.

Publicado:

Boas pessoal,

Queria saber se acham que um aquário numa cozinha é má ideia. Digo isto devido aos fumos que podem andar pelo ar como por exemplo de coisas queimadas. Além disso é a zona de casa onde se costuma fumar. Acham que pode dar mau resultado ou não tenho razões para me preocupar? De qualquer forma a cozinha tem uma boa ventilação e o aquário ficaria junto a uma janela, o mais longe possível de todas as potenciais fontes de fumo.

É mau devido aos fumos, e devido ao facto de estar perto da janela... é ai que o sol bate directamente, é ai que se dão as maiores oscilações de temperatura etc...

Publicado:

É mau devido aos fumos, e devido ao facto de estar perto da janela... é ai que o sol bate directamente, é ai que se dão as maiores oscilações de temperatura etc...

Boas,

Obrigado pela resposta. Mas a questão da janela não é muito grave porque fica ao lado da janela, e não de frente, pelo que, nunca apanha sol directo.

Publicado:

Sendo assim é diferente.

Eu não me arriscava mesmo por causa dos fumos (independentemente de ter uma boa circulação de ar, e mesmo que seja fechado, o fumo do tabaco e o fumo gorduroso das comidas vai sempre entrar na água), mas se achas que é seguro avança ;)

Publicado:

Sendo assim é diferente.

Eu não me arriscava mesmo por causa dos fumos (independentemente de ter uma boa circulação de ar, e mesmo que seja fechado, o fumo do tabaco e o fumo gorduroso das comidas vai sempre entrar na água), mas se achas que é seguro avança ;)

Pois mas eu não tenho a certeza se é seguro ou não, aliás também estou como tu, penso que não será.

Fico à espera que apareça alguém a dizer que tenha um aqua na cozinha e nunca teve problemas=P

Publicado:

Pois mas eu não tenho a certeza se é seguro ou não, aliás também estou como tu, penso que não será.

Fico à espera que apareça alguém a dizer que tenha um aqua na cozinha e nunca teve problemas=P

Acho que vais ter sorte, pois parece-me ter lido (á já algumas semanas) um tópico sobre um mini aquário de camarões numa cozinha.

Publicado: (editado)

Boas,

Tenho um aquário de 60 litros na cozinha à cerca de 3 anos e nunca tive problemas. A única preocupação que vou tendo é quando de facto está muito fumo, desligo a bomba de ar.

Cumps

PS: Como é lógico o aquário possui tampa, logo por cima está praticamente fechado

Editado por mfgpinheiro
Publicado:

Boas,

Tenho um aquário de 60 litros na cozinha à cerca de 3 anos e nunca tive problemas. A única preocupação que vou tendo é quando de facto está muito fumo, desligo a bomba de ar.

Cumps

PS: Como é lógico o aquário possui tampa, logo por cima está praticamente fechado

Boas,

Obrigado pela resposta.

Pois não sei bem. Eu queria ter um aqua pequeno com alevins de guppy e um recipiente com agua com uma pedra difusora para tirar o cloro da água para tpas no aqua principal. Pelo menos este ultimo tem de estar completamente destapado para o cloro sair. Por isso talvez não seja boa ideia mesmo.

Cumprimentos,

Rui

Publicado:

Olá

Relativamente a aquários na cozinha vou contar-vos uma história engraçada:

Um amigo meu comprou um apartamento perto de Lisboa que se encontrava devoluto havia 3 anos. Esse meu amigo ia sair de Portugal para trabalhar no Congo e pediu-me para ir com ele ao apartamento para o ajudar a resolver uma questão relacionada com um aquário que o antigo proprietário tinha abandonado no apartamento e, que afinal tinha lá 3 pequenos peixes vivos ao fim deste tempo todo sem qualquer assistência ao mesmo.

O que é que eu fiou encontrar? Um aquário destapado na cozinha com apenas cerca de 1/3 do volume de água pois ao fim daquele tempo todo o resto tinha evaporado, sem energia (controlo de temperatura e iluminação inexistente) com 3 "resistentes" que sobreviveram durante mais de 3 anos sem qualquer assistência. Esses "resistentes" ainda hoje sobrevivem no aquário em minha casa pois foi para lá que os "resgatei".

Relativamente às condições antes do abandono nada sei.

Cumprimentos

Publicado:

Olá

Um amigo meu comprou um apartamento perto de Lisboa que se encontrava devoluto havia 3 anos. Esse meu amigo ia sair de Portugal para trabalhar no Congo e pediu-me para ir com ele ao apartamento para o ajudar a resolver uma questão relacionada com um aquário que o antigo proprietário tinha abandonado no apartamento e, que afinal tinha lá 3 pequenos peixes vivos ao fim deste tempo todo sem qualquer assistência ao mesmo.

O que é que eu fiou encontrar? Um aquário destapado na cozinha com apenas cerca de 1/3 do volume de água pois ao fim daquele tempo todo o resto tinha evaporado, sem energia (controlo de temperatura e iluminação inexistente) com 3 "resistentes" que sobreviveram durante mais de 3 anos sem qualquer assistência. Esses "resistentes" ainda hoje sobrevivem no aquário em minha casa pois foi para lá que os "resgatei".

Cumprimentos

:o como é que isso é possível?

que tipo de peixes eram? estava cheia de algas a água não?

e o cheiro?

Publicado:

Boas

relativamente à questão de colocar um aqua numa cozinha, será necessário ter algumasregras em consideração. Ou seja, um aqua deve estar no espaço mais silencioso da casa (quarto e sempre mais aconselhavel) mas não ha problema em colocar na sala, nunca em caso algum deverá estar perto de uma janela, mesmo que só esteja ao lado, pois irá sofrer diferenciações de temperatura e isso mata os peixes, numa cozinha então não é em caso algum aconselhavel não só por causa dos fumos, como por causa de toda a movimentação existente. barulho de tachos, comida, talheres pratos, etc... Tudo isso causa perturbações no aquario e por consequência Stress nos peixes. Sem contar que mesmo com o aqua tapado ha sempre residuos de fumo que entram e que ficam na atmosfera e poderão envenenar a àgua.

abraço

Pimenta

" A solução para a poluição é a diluição "

Publicado:

Boas

relativamente à questão de colocar um aqua numa cozinha, será necessário ter algumasregras em consideração. Ou seja, um aqua deve estar no espaço mais silencioso da casa (quarto e sempre mais aconselhavel) mas não ha problema em colocar na sala, nunca em caso algum deverá estar perto de uma janela, mesmo que só esteja ao lado, pois irá sofrer diferenciações de temperatura e isso mata os peixes, numa cozinha então não é em caso algum aconselhavel não só por causa dos fumos, como por causa de toda a movimentação existente. barulho de tachos, comida, talheres pratos, etc... Tudo isso causa perturbações no aquario e por consequência Stress nos peixes. Sem contar que mesmo com o aqua tapado ha sempre residuos de fumo que entram e que ficam na atmosfera e poderão envenenar a àgua.

abraço

Boas,

Obrigado pela resposta. Concordo contigo e acho que faz sentido tudo o que disseste, aliás como já outro pessoal tinha referido. Por isso vou mesmo abandonar esta ideia. Obrigado:)

Publicado:

Olá

Cumprimentos

Boas,

Obrigado por teres partilhado essa historia de sobrevivência=P Como é possível...:P

Publicado:

Olá

Só para acabar a história, o aquário estava completamente cheio de algas, alguns "restos" de plantas e ainda alguns caracóis que talvez possam explicar a sobrevivência dos 3 peixes dos quais não me ocorre a espécie, são um pouco maiores que os guppys, prateados, muito rápidos, e com a cauda em "V" com uma lista preta vertical na cauda (estou longe das minhas "cábulas" pelo que não consigo a espécie).

Cumprimentos

Publicado:

Olá

Só para acabar a história, o aquário estava completamente cheio de algas, alguns "restos" de plantas e ainda alguns caracóis que talvez possam explicar a sobrevivência dos 3 peixes dos quais não me ocorre a espécie, são um pouco maiores que os guppys, prateados, muito rápidos, e com a cauda em "V" com uma lista preta vertical na cauda (estou longe das minhas "cábulas" pelo que não consigo a espécie).

Cumprimentos

Isso é a descrição dos tubarões bala.

Publicado:

Olá

Cumprimentos

Publicado:

O meu aquario de 60 L está na cozinha.

Tudo o que disseram aqui é verdadeiro, mas era o único sítio onde o podia pôr.

Em relação a cheiros, praticamente só cozinhamos ao fim de semana, e ao ambiente, a cozinha para nós é quase um local de passagem. Até somos mais barulhentos na Sala, pois ouvimos muita música do que na cozinha. Assim durante o dia a cozinha está sempre fechada e sem luz e eles recebem 10 horas de luz do aqua. No fim de semana trocam-se um bocado as voltas da luz, mas nunca abrimos muito as janelas para eles não stressarem. Os rúidos da cozinha durante o dia são praticamente constantes, pelo que os peixes ficam habituados. Além disso o filtro já faz um basqueiral tão grande que dentro do aquario não se deve ouvir mais nada...

Os peixes estão bem, tenho 2 espadas, 3 Danios leopardo, e 5 Harlequins (eram 6 mas um morreu logo quando veio, e como não aconteceu nada aos outros acho que o peixe já vinha doente).

Publicado:

Ao fim de tanto tempo e ainda estavam pouco maiores que os guppys? duvido.

Mas que são campeões da resistência são.

Aquario na cozinha: não acho que seja assim tão problematico.

Se for tapado entra sempre algum ar indesejado, mas será o suficiente para prejudicar os peixes? Vai depender da concentração de fumos na cozinha. Se fosse na cozinha de um restaurante aí concerteza que não recomendaria. Ou seja cada caso é um caso.

Quanto ao stress, vou pela minhas experiencias: há especies que stressm mais que outras. Mas para mim o principal é o hábito. Quando o aquario fica num sitio de muita actividade os peixes acabam por se habituar e stressam menos, se ficar num sitio onde não ocorra movimentação entram mais facilmente em stress sempre que há um bater de tachos ou mesmo á nossa aproximação.

E tambem penso que na natureza os peixes apanhem stresses!

Ou seja, aquario na cozinha pode ser uma boa ou má ideia.

Publicado:

Olá

Não são tubarões bala, mas de momento não me é possível dizer a espécie pois estou a trabalhar na Roménia e tenho os elementos completamente fora de acesso.

Depois coloco aqui, só por curiosidade o BI dos ditos, que parece que ainda sobrevivem, o que é notável.

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!