tat Publicado Março 19, 2011 Publicado Março 19, 2011 (editado) Boas, Procuro uma solução para aplicar diariamente, de forma automatica, fertilizante. Neste caso, é o Carbo Green da Aquatic Nature, que é de aplicação diaria. Estive a procurar na internet, e encontrei a seguinte solução: doseador automatico fertilizante Alguem ja experimentou esta solução? Conhecem outras? Editado Março 19, 2011 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
tat Publicado: Março 21, 2011 Autor Publicado: Março 21, 2011 (editado) Boas, Tenho o doseador automático, praticamente feito. Não podia ser mais simples, um powerhead(bomba de agua) dentro de um recipiente com o fertilizante, ligado a um timers com resolução ao minuto, semelhante aqueles que se usam para controlar iluminação do aqua. Estilo isto: Todos os dias, o powerhead liga durante um minuto, bombando o fertilizante para dentro do aquário. Agora, a minha duvida reside na dissolução do fertilizante. É suposto dosear 1ml de fertilizante por dia, o que me é impossível de conseguir com esta solução caseira. Será que poderei dissolver o fertilizante em agua destilada, numa relação de 1 para 100, e dosear directamente 101 ml por dia? O plano, será juntar 30ml de fertilizante com 3 litros de agua, que é o suficiente para 1 mês. Então aplicarei diariamente 101 ml todos os dias. Que vos parece? (Se tiverem interesse posso depois detalhar num topico DIY o que fiz aqui. É simples, mas talvez interesse a alguem). Editado Março 21, 2011 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
tat Publicado: Março 22, 2011 Autor Publicado: Março 22, 2011 (editado) Infelizmente, comprei uma bomba de agua, sem potencia suficiente para elevar o fertilizante, cerca de 1 metro, que é o necessário. Já a fui entregar á loja, procuro agora uma bomba mais potente, e que não custe os olhos da cara! Estou curioso, o pessoal que aplica fertilizante diariamente, como faz quando vai de férias? Editado Março 22, 2011 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
tat Publicado: Abril 15, 2011 Autor Publicado: Abril 15, 2011 (editado) Bem, Já tenho o meu doseador automatico na fase experimental. Por agora, tem funcionado bem. Aproveitei um filtro interno velho da boyu, para me servir de bomba de agua. Tem pouca força, mas a relação preço (0€) x qualidade, foi imbativel Pronto, basicamente só é preciso: Timer Digital com precisão ao minuto. Compra-se no AKI por 7 euros: E bomba de agua, num recipiente com as medidas correctas: A torneira, que coloquei no topo do aquario, permite alguma afinação. No meu caso, numa semana debita 200 mL de liquido. Consoante a quantidade de fertilizante pretendida, basta fazer as continhas. A funcionar: Isto podia ter ficado melhor, com uma bomba de agua mais potente (1,2M de elevação era o ideal), e com um timer de resolução ao segundo. Mas cumpre perfeitamente os objectivos Editado Abril 15, 2011 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
Recommended Posts