Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

já a muito que tenho a ideia de remodelar a minha fonte,e a transformar num lago. :animal_fish:

Se aproveitar a área (imagens abaixo) dá para acrescentar e fazer uma coisa de jeito.?

Como sou fraco em desenho,agradecia ajuda para projectar algo que se encaixe ai.

Que profundidade para meter uns peixinhos ,tartarugas mais 2 ou 3 plantas?

Como a fonte é em betão,talvez seja melhor continuar com a mesma estrutura não?

já agora uma cascata :dance:

fico a guardar pelas ideias de toda a gente:

hpim9456.jpg

medidasfonte1.jpg

fonte3.jpg

Editado por nelofr
Publicado: (editado)

boas. parece estar praticamente projectado. mas acho que se ligares qualquer betão ao betão da fonte vai estalar de seguida...se calhar separava-se os 2, constróis o novo como se não tivesse ali a fonte e depois fazes ligação entre os 2 através de um tubo ou através de bomba(de modo a ser a mesma agua nos 2). :alberteinstein:

ate podias aproveitar depois para colocar a criação na fonte, porque tudo junto comem-se.

ou então descobres o ferro da fonte e constróis tudo junto mas acho que é capaz de rachar..

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Desculpem meter o "bedelho" quando o projecto está praticamente pronto.

Se o lago fosse meu, eu gostaria de ter espaço para andar à vontade a toda a volta do lago, além de querer poupar a árvore que está em flor.

Se o lago for até tão perto do tronco, grande parte das raízes será mutilada e a árvore sofrerá ou poderá mesmo morrer.

Então, eu deixaria um espaço um pouco maior nesse lado, que desse para passar à vontade. Até colocaria um banco de jardim à sombra da árvore,de frente para o lago.

Se fosse preciso mais espaço, preferia alongá-lo para a zona cimentada.

É apenas uma opinião, até porque de resto está excelente.

Olá

Não posso deixar de concordar com o que foi dito anteriormente, é importante uma àrea a toda a volta para manutenção e diversão. Acho que

o primeiro passo deve ser escolher o tipo de lago que queres, lago acima do nivel do solo, abaixo do nivel do solo, lago de betão, lago em liner

a fingir que é natural? tudo isto são questões que deves decidir, depois tens de escolher o que fazer com o que já existe, manter ? derrubar?

aproveitar só o espaço?

Quando tiveres resposta diz que nós cá estaremos para ajudar

Cumprimentos Jana

PS: parece-me interessante manter a fonte e o lago existente que é bonito embora com um estilo muito particular e tipico, já agora qual é a profundidade do lago existente?

Editado por joaorui5
  • 1 mês depois...
Publicado:

olá pessoal,

o meu projecto está quase pronto ....

no papel :scarerun:

vou arrancar com as obras, só em junho (entro em ferias)

deixo aqui mais uns desenhos, para verem como quero que fique depois de terminado(mais ou menos) :coffee:

a ideia é aproveitar a base da fonte e acrescentar o lago,isto tudo em betão-armado,estanhado e impermeabilizar com o produto da Weber*

Vai ficar com 3 bombas

1-sai do skimmer e vai ao jacto da fonte.(180cm)

2-sai da parte mais funda do lago e vai ao filtroclear uv de 15000L (oase)que por sua vez vai alimentar a lamina de agua (90cm)

3-sai da parte baixa onde vai ter as plantas, passando por uma sump ,que vai servir a cascata.(80cm)

iluminação; será 4 focos a leds

já comprei o filtro com UV e alguns tubos. :|

Agora gostava que me ajudassem: :eusathink:

que tipo de bombas devo comprar,tendo em conta

qualidade/preço,

potencia em L/H necessário,

lojas online ...etc.

medidas2.jpg

91409640.jpg

79894743.jpg

dimençoes + ou - :Cumprimento 7M

Largura 4,5 M

Profundidade; maxima 1,10 m

minima 35 cm

Publicado:

Olá

Podes dar a litragem do lago ? e porquê três bombas ?

tÊm de ser 3 ?

o filtro que tens da Oase (que é uma das melhores marcas) é para

quantos litros ?

cumrimentos Jana

Publicado:

Olá Jana,

-quanto a litragem naõ sei ao certo,talvez entre 12 e os 14m3 :alberteinstein:

-o filtro é um filtoclear 15000L

-ao que toca :music_singguitar: ás 3 bombas:(tambem não sei se será necessário as 3... nem qual será a potencia ideal)

Estava a pensar assim ,

1-sai do skimmer e vai ao jacto da fonte.(180cm)

2-sai da parte mais funda do lago e vai ao filtro uv de 15000L que por sua vez vai alimentar a lamina de agua (90cm)

3-sai da parte baixa onde vai ter as plantas, passando por uma sump ,que vai servir a cascata.(80cm)

ou sai da sump (esta alimentada por gravidade) e faz a cascata.

:eusathink:

estou muito baralhado,

preciso dos vossos bons concelhos .

agradeço desde já

• 1 mês depois...

Bem ,já deitei mãos a obra.

e foram bem merecidas as bejecas.

começamos com pá e picareta mas foi rápido que desistimos,

e chamamos reforço.

aqui deixo umas fotos para seguirem a evolução. :rtfm:

.........................................

afinal não há fotos hoje,culpa da porcaria do imageshack .

cabecadura

bem vamos tentar de outra forma :P

aqui já vazia

hpim9611.jpg

aqui o novo habita provisório da bicharada .

hpim9612.jpg

hpim9610.jpg

110.jpg

510.jpg

210.jpg

310.jpg

410.jpg

610.jpg

por hoje é tudo :coffee:

Editado por nelofr

Boas . como vai o projecto? parece ter potencial. ja começaste a construção?

Não sei onde anda o pessoal aqui do forum que não parecem ter-te ajudado muito. devem ter ido com a crise....

ainda naõ percebi o esquema do filtro. fica a uv sozinha? não seria melhor depois do filtro mecânico/biológico?e aproveitavas só uma bomba em vez de 2, 3 bombas parece muita bomba. há que ter em atenção que se está a construir uma coisa para se ter ligada 24H por dia pois isso de desligar de vez enquanto a bomba e deixar o filtro biologico de molho(ou seco por completo nalguns casos mal pensados ,durante horas não é o ideal)

e mesmo que o pessoal tenha dinheiro para andar a gastar a doida em electricidade, acho que quanto mais económico sair o sistema melhor

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Boas tmaster,

o projecto esta a avançar.

olha o resultado do fim de semana, surprised

24557049.jpg

38393825.jpg

quanto a filtração,vai ficar com 2 bombas.(ficam dentro de reservatórios servidos por gravidade)

uma de 12ml/h que puxa do skimer e envia ao filtoclear 15ml/h com UV ,que por sua vez serve uma lamina de agua e o jacto da fonte.

a segunda bomba de 15ml/h puxa dos dois raros na parte mais funda e vai enviar ,a um filtro de rede,que por sua vez cai num reservatório feito em blocos,dividido em 4 compartimentos( filtragem mecânica e biológica).

em relação ao resto ,deve ser4 mesmo da crise :eusathink:

ps.estou com dificuldades de encontrar material para os filtros !

alguem sabe e pode ajudar?

cumps.

boas. mudaste de ideias quanto aos degraus entre parte mais funda ate a menos funda?

que tipo de media queres por nos filtros? eu uso sacas de rede(tipo as sacas de cebolas e batata),que se vendem na cooperativas de azeite e frutas.E são baratas e não se desfazem. e uso leca (das plantas)na parte do filtro biologico.

Quanto a esponjas e japonese maTaLA(esponja azul usada nos filtros) acho que os preços são altos quando se encontram devido a andarem de revendedor em revendedor e são escassas. só se em alguma loja de aquariofilia. os tipos de esponja normais apodrecem logo está fora de questão.

Essas arvores não lançam raizes contra a parede do lago e não a vai rachar visto que não parece levar ferro nas paredes?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Mais um fim de semana,a dar no duro ... :burp:

que termina assim .

83127827.jpg

80960551.jpg

36117892.jpg

91478914.jpg

agora o próximo passo vai ser a impermeabilização com (weber dry kf branco)

e atacar a caixa dos filtros.

ps: procuro esponja azul,escovas,e outros materiais para a filtração.

Publicado:

ESPECTACULAR!

Está muito bonito, visualmente atractivo, linhas bonitas, muito fixe mesmo :)

Até parece uma piscina, qualquer dia dás contigo a dar uns mergulhos com a peixarada :animal_fish:

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas. está com muito bom aspecto. já tem agua?mostra la isso:)

Vivendo e aprendendo

• 1 mês depois...
Publicado:

ESPECTÁCULO!!!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Muito bom. ainda te aparece a fiscalização a perguntar se tinhas licença para piscina lol.

como o lago é novo e vejo ali alguma espuma ,se possivel, faz testes para verificar o ph. com cimento novo pode descer muito e matar os peixes.

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Esta fantastico fizest duma entrada degradada ( desculpa a sinceridade :P ) uma entrada de sonho para qqr casa

podias enviar-me por pm os custos associados a um investimento deste tipo??

adorei esta fantastico muitos parabens

D

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Publicado:

Boas. O projecto está muito bom, podias era meter o carrinho na rua e aumentavas o espaço para os peixes :P....

Só uma dúvida: tens algum espaço para que as tartarugas fiquem fora de água? Como são reptéis não aguentam estar a nadar 24h.

Cumps