O que dizem desta bateria para camaroes ?


menano

Recommended Posts

Olá forum,

 

Estou pensar fazer um bateria para os meus inverts e gostava de saber a vossa opiniao quanto a elaboracao do mesmo que tenho planeado, e se o espaco 45x30 como superfice plana é suficientemente boa para a criacao de especies.

 

Uso : Crystal dum lado e Tigers noutro

 

aquanew.png

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é daqueles temas que é como as estações do ano, de tempos a tempos, aparece novamente :)

Ando a pensar fazer algo assim mas em altura. Não será para já (falta-me t€mpo!) mas é algo que desejo mesmo.

 

Não vejo problemas nas dimensões mas há, neste tipo de concepção, prós e contras.

A parte boa é que poupas em filtros, iluminação e aquecimento.

A parte menos boa é que se tiveres alguma doença ela passa de aquário para aquário e não podes ter parâmetros distintos em cada aquário (caso as espécies o exijam, coisa que não sei se acontece pois nada sei acerca dos tiger).

 

Outras coisas boas e menos boas haverão mas alguém as há-de vir cá expor.

 

Seja como for, boa sorte com o projecto e vai postando fotos que a malta curte! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Novidades das doencas e dos parametro iguais para os dois aquario nao me estas a dar, a minha questao era e é, os camaroes nao precisam de aquarios altos, pois passam metade do tempo no "chao" e pelo qe ja li, e se alguem nao sabe , se os camaroes andarem muito a superfice feitos malucos é porque algo na agua esta mal.

 

Dai a questao se mantem, se os 45x30 seram sufecientes para a criacao das especies, logico que sei que ambos tigers e crystal nao têm os mesmo parametros (agua/temperatura) epah..mas nao se pode ter tudo,dai que (...) ficam so separados pois alem dessas especies ainda tenho bumblebees e queria separar eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Menano,

Já tive um aquário com 45(comp) x28(prof)e não consegui criação. Já soube de litragens menores com nascimentos.

Se fosse efectuar uma bateria consideraria pelo menos comp. =/> 50 e larg =/>35 cm, sendo qu altura ficaria pelos 30/ 35 cm.

As medidas que gostaria: 50x40x30 ou 60x40x30 (compxlargxalt). Claro que, como o P Lisboa diz isto é só uma questão de tempo (€...) e acrescento também...de espaço.

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já soube de litragens menores com nascimentos.

 

Presente!!!

10 CRSs nascidos num pequeno cubo (20x25x20) ocupado por 4 adultos (parece-me que só tenho uma fêmea para 3 machos).

E está novamente ovada. Os pequenos têm crescido a olhos vistos!

Ei-lo! É o da esquerda (foto que está no meu tópico Quiet Zone):

img002.jpg

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, PLisboa, tu és uma das pessoas que eu sei que conseguiu. Agora pergunto: Será esse espaço suficiente? É que eu não estou só a falar de nascimemtos mas, em criação, onde é preciso mais espaço para um melhor crescimento, já não entrando nas questões da manutenção e de outra mais 'suis generis', como morte/ canibalismo por falta de espaço.

Para além do que referimos existw outra questão importante que pode condicionar a escolhas das medidas dos aquários - o móvel.

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota que a presença destes 4 CRSs neste espaço é temporária.

Com o nascimento de novos indivíduos concordo que se torna escasso. Por isso estão em vias de passar para o 50 litros que tenho pronto para os receber.

De qualquer forma, dado o tamanho dos animais, para um conjunto de 5 ou 6 indivíduos, não me parece escasso.

De qualquer forma, não pretendo fazer criação em massa em nenhum destes dois espaços. O que tenho pensado para eles passa pela manutenção de duas espécies distintas e ir gerindo a ocupação de forma a manter a coisa dentro do aceitável para os 10 litros (aprox) existentes.

 

Voltando ao tema da bateria, quando avançar, julgo que optarei por algo que ronde os 50comp x 30larg x 40 alt.

Julgo que gostaria sempre de ter algumas plantas de caule e por isso 30cm podem ser escassos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo

 

Estas a dizer que tivesse 50x30 (superfice) ja rendia ? altura pelos 30/35 acho que chega os camaroes nao sao muito exigentes quanto as alturas pois passam maior parte do tempo no tempo, isso das litragens menores e maiores tem muito que se lhe diga ( penso ) pois se fizeres bem as coisas ( tpa´regulares tudo funciona ) e falo por experiencia propria, eu tenho imensas dificuldades em manter o meu aquario de um metro com agua tipo "saudavel" nao sei se é dos troncos ou das plantas a mais , pois rapidamente ela fica mais amarela, ou se é o facto do aquario estar perto ja janela e a luz solar interferir no acondicionamento total. Eu tinhas crystal´s num aqua 40x20x25 e eles criavam na boa sem stress, desde qe os meti no aquario maior (o de 1 metro) deixaram de "coisar"..e a ultima vez qe tive um femea cheia de ovos estas deu-me 15 filhos e todos morreram passado dois dias.Resumo as mortes á qualidade da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso das litragens menores e maiores tem muito que se lhe diga ( penso ) pois se fizeres bem as coisas ( tpa´regulares tudo funciona )

Concordo em absoluto contigo. No caso que refiro, faço pequenas TPAs de dois em dois dias. Enquanto há motivação, a coisa vai. O desafio é não deixar ela desaparecer! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto contigo. No caso que refiro, faço pequenas TPAs de dois em dois dias. Enquanto há motivação, a coisa vai. O desafio é não deixar ela desaparecer! ;)

 

 

Motivacao existe,se nao, nao estava aqui !

 

e pois..fazer tpa´s a um cubo vodafone..é o que..2 copos ? a um aquario de um metro ja tem de ser com cifao e estamos a falar de 5 litros ou mais , se eu andar a fazer isso de 2 em 2 dias, meu pai acho que me mata lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não digo que não existe motivação no teu caso.

Acho que o desafio para qualquer um de nós é não se desleixar. É aí que acho que reside o meu maior desafio. Falo por mim, claro.

 

No caso que refiro eu faço TPAs de aprox 2 litros, o que representa aprox 20%, porque tenho receio de provocar grandes alterações.

 

Num aquário de um metro, é realmente muito mais.

Nesse caso eu apostava em meter muitas matérias filtrantes (nomeadamente cerâmicas) e só colocar a fauna com ele muito bem ciclado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Menano,

A gente lê em di e depois fica por ler agonal... Re-lê s.p. Se tivesse que escolher uma medida, dentro daquilo que estamos a falar eu ia para 60x40x30 (sendo a última a altura).

Em relação aos tamanhos é tudo relativo. Eu por ex. não tive sucesso na dimensão 45 e tive e tenho 80 cm a bombar. Para além do de 120 que tem pouco tempo, mas que tem 4 grávidas e o de 60 cm com 5/6 Cbs juvenis. Estes 2 últimos são recentes, pelo que ainda não posso falar de resultados/ experiência.

;)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Menano

Eu já trabalhei com sistemas parecidos e parece-me que um dos inconvenientes, além dos que o pessoal já apontou, é a dificuldade em evitar que os recém nascidos passem para a sump. Não é fácil fechar os buracos por onde a água tem que passar de modo a evitar que os recém nascidos sejam sugados. Se ficar muito fechada corres o risco de entupir e a bomba ficar sem água, se for demasiado aberta ficas com mais camarões na sump do que no aquário. É um meio termo difícil de gerir...

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva menano, tendo em conta que os aquários vão estar ligados, o aquário fica com um volume suficiente para poder albergar essas colónias, sendo assim pode-se considerar o volume dos dois como sendo apenas um.

 

Eu não sou apologista desses sistemas de filtragem, gosto mais de filtros externos, costuma-se dizer que o barato sai caro, e nisso gosto de apostar na qualidade como já referi noutros tópicos, nada como um bom ehiem cheio de subtrat pro ;).

 

Se queres continuar com esse sistema de filtragem se fosse a ti optava por uma entrada na "sump" diferente, ja que vais fazer de raiz.

 

O que me surgiu foi tipo um tubo onde a agua entre como se fosse a entrada de um filtro externo, tipo enroscado na peça redonda que tens e nesse tubo é só tapar a ponta e fazer uns furos onde se coloca uma esponja daquelas dos filtros de ar... espero ter-me feito entender.

 

Porem o aquário que está mais afastado da bomba vai ter uma filtragem reduzida pois o aquário onde tens a bomba vai consumir quase todo o caudal desta.

 

bom trabalho e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que a opção "filtro externo" seja a melhor para qq aquário de camarões: um filtro externo muito mais facilmente fica sujo sem nos apercebermos disso, o que pode gerar problemas de qualidade de água, mesmo para uma manutenção periódica e regular do sistema de filtragem.

 

Um ou vários filtros de cascata, bem dimensionados para o volume de água visado, são quanto a mim a melhor solução: muito mais fáceis de limpar e mais fáceis de manter debaixo de olho no que toca ao seu estado de saturação. Claro que aqui é preciso escolher bem a marca que se vai usar - uns perdem fluxo ao colocar-se uma esponja na admissão, outros já não ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me surgiu foi tipo um tubo onde a agua entre como se fosse a entrada de um filtro externo, tipo enroscado na peça redonda que tens e nesse tubo é só tapar a ponta e fazer uns furos onde se coloca uma esponja daquelas dos filtros de ar... espero ter-me feito entender.

 

 

Gostava de perceber melhor esta ideia,parece suguestiva.

 

Boas Menano

Eu já trabalhei com sistemas parecidos e parece-me que um dos inconvenientes, além dos que o pessoal já apontou, é a dificuldade em evitar que os recém nascidos passem para a sump. Não é fácil fechar os buracos por onde a água tem que passar de modo a evitar que os recém nascidos sejam sugados. Se ficar muito fechada corres o risco de entupir e a bomba ficar sem água, se for demasiado aberta ficas com mais camarões na sump do que no aquário. É um meio termo difícil de gerir...

 

Quanto aos buracos da sump e de camaroes irem para tras, ou do buraco do filro entupir, sim ,ja passei por esse problema ,arranjar o meio termo foi muito complicado; mesmo com la de vidro nao havia escapatoria possivel ao mini camaroes mas ela depois ficava d tal maneira prensada que a agua tbm nao passava correctamente,e para voltar ao normal tinha de mexer na la para "abrir a rede d la" e assim escoar bem a agua para a sump..

 

podia tambem fazer a sump com o filtro externo ..?( ocorreu-me agora ) mas ficava na mesma com o problema dos buracos do aquario para a sump.

 

ou meter um filtro esponja: o inicio do filtro; tipo o tubo e a esponja, mas nao sei como iria correr a circulacao ( sem falar qe ia ocupar algum espaco dentro do aquario..

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É certo que um filtro de cascata leva menos massas, mas vai ter sempre de levar uma esponja na admissão. Ora, se duas esponjas chegam para filtrar aquas de discus inteiros, (uma ou duas) não vão servir para manter a qualidade da água em aquas de inverts ?? Parece que não ...

 

Os camaroes sao muito mais sensiveis do que os dicus..

filtros cascatas para baterias..nao tem como, se ainda fosse so um aquario de 40l ainda te dizia qe sim, para uma bateria com 100l acho que =/ "nao vai dar" ias meter 2 filros ?

 

Bateria ( para mim ) = é poupar ;se forem separados tinham de levar tudo a dorbar..2 termos..2 filtros..2 calhas..limpeza a dobrar

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se observarmos aqueles que têem mais sucesso e seguirmos os exemplo deles estamos no caminho certo...

 

Deve ser.. Eu por acaso gosto de tirar as minhas próprias conclusões e aprender com os erros. É que às vezes a publicidade engana ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que às vezes a publicidade engana ;)

 

Filro cascata : se o vais limpar,so de o pegar sai a porcaria que nao foi sugada

Filtro Externo: se o vais limpar, fexas as torneiras pegas no "balde" lavas tudo sem porcaria pelo aqua.

 

A publicidade nao engana,faz-nos comprar ;)

 

( sou licenciado em Marketing,gostei da tua afirmacao )

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camaroes sao muito mais sensiveis do que os dicus..

 

Muito relativo. Já vi discus debaixo de condições menos boas irem à vida e camarões aguentarem-se e vicer-versa.

 

filtros cascatas para baterias..nao tem como, se ainda fosse so um aquario de 40l ainda te dizia qe sim, para uma bateria com 100l acho que =/ "nao vai dar" ias meter 2 filros ?

 

Vamos lá ver. Ainda bem que falaste de 100L, pq para cima disso é pouco prático manter um aqua de camarões, se quisermos ter mão neles.

 

Metia dois filtros de cascata, sim (2 Hagen Aquaclear 50, por exemplo [acima disso ainda tens o modelo 70 e o 110] cada um com uma boa esponja Sera), colocados nas extremidades do aqua, estando este dividido em 2. Ficava com uma filtragem perfeita.

 

Bateria ( para mim ) = é poupar ;se forem separados tinham de levar tudo a dorbar..2 termos..2 filtros..2 calhas..limpeza a dobrar

 

Isso são pontos de vista, nem vale a pena discutir. Prefiro limpar 2 filtros de cascata que 1 externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ironias digo que não haverá uma Lei que diga que se deve usar isto ou aquilo.

 

Uso (e vou continuar a usar) filtros de cascata nos aquas de camarões que tenho. No de 50Litros uso um Eheim 2041 de cascata. Tem fluxo com fartura!

Consigo ver melhor o seu estado de saturação pelo fluxo de água que entra na coluna de água. No Eheim 2215 que tenho no 180 Litros tenho mais dificuldade porque a flauta está dentro de água. O que faço é colocar o dedo e avaliar a pressão de saída.

 

Julgo também que, excepto casos de sobre-população, não poderemos comparar discus com camarões, porque estou convencido que os camarões sujam muito menos.

A sua comida não deve poluir tanto a água como a dos discus e as quantidades que se colocam no aquário tb devem ser proporcionalmente inferiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bateria: consegues tocar todas as notas num só prato? Em dois? O significado que estás a dar a esta penso não estar de todo correcto mas, ok.

 

Agora esclareçam-me uma coisa: os filtros de cascata, quando falta a luz desferram?

Em relação ao nível de sujidade, tanto num de cascata como num tipo canister é fácil de verificar, o fluxo de água diminui...

Cpts. a todos.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@menano

 

Ve lá se agora me fiz entender ;)

 

aquanew.png

Editado por Sérgio Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio

 

Era mesmo isso que eu estava a pensar ;) quando falei em meter "filtros esponjas" , obrigado pelo desenho ilustrativo ajudou , agora tenho d ver as medidas dos tubos e das esponjas para perceber o tamanho que isso ocupa e para depois ver dos cortes de vidro para os burcos.

 

E isso das esponjas era o que eu devia ter feito nesta minha antiga bateria

 

Antiga Bateria

 

Obrigado .

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais