Gon13 Publicado Março 15, 2011 Publicado Março 15, 2011 Boas. Esta alga surgiu à uns dois meses no meu aquario sem motivo aparente. Por causa dela já perdi duas anubias e estou agora a perder as elódeas porque a alga cobre-as e impede-as de fazerem a fotossíntese. Fertilizo todas as semanas com sera florena e durante um ano nunca tive qualquer problema, foi só agora recentemente. Deixo algumas imagens e eagradecia todas as sujestões. Desde já obrigado. Cumprimentos, Gonçalo Ribeiro. Não consegui fotografar as elódeas com boa qualidade mas espero que dê para perceber que estão cobertas com a alga. Cumprimentos, Gon13
barman_dani Publicado: Março 15, 2011 Publicado: Março 15, 2011 Boas As lampadas da calha são de que tipo T5 T8 pll, já as trocas-te alguma vez? as lampadas devem ser trocadas normalmente todos os anos, normalmente surgem estas algas devido a lampadas velhas e a sua fraca prestação, podem dar luz mas já não tem a mesma capacidade que tem enquanto novas, o que se reflete nas plantas que diminuem a sua capacidade de desenvolvimento, podendo dando origem a algas visto que os niveis de absorção de nutrientes pelas plantas é baixo... Outras causas possiveis para o aparecimento de cianobacterias (alga que mostras nas fotos) são: - niveis baixos de nitratos - niveis altos de matéria organica (demasiada alimentação ou filtros sujos) - fraca circulação de agua Cumps
Gon13 Publicado: Março 15, 2011 Autor Publicado: Março 15, 2011 As lampadas são T5 e têm cerca de 9 meses. Sao da juwel, uma para plantas e outra "day light". Os nitritos estão na casa dos 40 e a filtraem está a funcionar bem e com a devida limpeza. Obrigado. Cumprimentos, Gon13
xuixo Publicado: Março 17, 2011 Publicado: Março 17, 2011 Bom dia. As fotos não são as melhores mas isso a mim parecem-me cianobactérias. Eu tinha o meu aquário também com isso e dei cabo delas em 3/4 dias com eritromicina. O nome do medicamento é E.S.E 1000 mg e deve-se usar 1000mg (1 saqueta) por cada 400L de àgua. Tens é que convencer o farmaceutico a vender-te isso sem receita. Se em vez disso forem aquela pelicula de algas castanhas que cobrem as plantas e os vidros dos aquários eu só consegui livrar-me das que tinha com injecção de CO2. Cumprimentos, Rui Rodrigues
Gon13 Publicado: Março 17, 2011 Autor Publicado: Março 17, 2011 E é seguro usar isso no aquário? não me causará danos nos peixes ou nas plantas? Cumprimentos, Gon13
xuixo Publicado: Março 20, 2011 Publicado: Março 20, 2011 Se respeitares as dosagens é na boa mas experimenta fazer uma pesquisa pelo termo eritromicina no forum e vê as outras opiniões. A mim nem sequer as bacterias do filtro morreram e as algas foram-se sem deixar rasto.
Gon13 Publicado: Abril 12, 2011 Autor Publicado: Abril 12, 2011 Já vai em quase 3 semanas que apliquei a eritromicina e até agora não houve qualquer problema e foi 100% eficaz. As algas desapareceram todas e os peixes continuam saudáveis, além disso as bactérias do filtro não tiveram problemas e o aquario continua a ciclar optimamente. Obrigado pela ajuda. Cumprimentos, Gonçalo Ribeiro Cumprimentos, Gon13
Recommended Posts