joaocoito Publicado Janeiro 24, 2005 Publicado Janeiro 24, 2005 boas eu tenho um aqua de 100 l 100/30/40 aqui á coisa de 1 mês estava com algumas plantas mas devido a uma completa dizimação das mesmas por parte de algas verdes tive de desmontar o aqua e tentar outra vez. As algas atacaram as plantas e o areão eu limpava num dia e no dia a seguir ja estava tudo coberto outra vez, no meu aqua tinha 3 ottos que não ligavam muito ás algas, fazia injeção de co2 e tinha 90 w de luz. remontei o aquário á coisa de duas semanas depois de ter fervido todo o areão e de ter limpo o aquário, o aqua já tem duas semanas de ciclo e já começaram a aparecer novamente as ditas algas, o ph tmb subiu estando quaze nos 7.4. o aqua n tem peixes nem plantas so areão e água. Que posso fazer para acabar com este martirio?? obrigado Cumprimentos, João Gustavo
sergioveterano Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 Olá, não cheguei a perceber quanto tempo tem o aquário, mas um aspecto fizeste mal foi ferver o areão e limpar tudo, o que fizeste foi recomeçar tudo de novo. Durante o início do ciclo do azoto existem picos que fazem com que a ocorrência de algas seja normal, O que te aconselho é meteres muitas plantas logo de início e fertilizares diáriamente, e de acordo com a necessidade, ao longo do tempo, aumentares a dose do fertilizante. Aconselho-te a meteres co2, assim que tiveres lá as plantas (quantas mais melhor). O pH não subiu, apenas é o pH que vem da água da tua torneira.
fakadas Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 As algas vivem do mesmo que as plantas... ou seja se as condições para as plantas tiverem demasiado favoráveis as algas tambem se aproveitam. As plantas necessitam de nutrientes (que provem dos fertilizantes e de não serem feitas mudas de àgua); de luz e de CO2. As algas precisam exactamente do mesmo. Para combater as algas ou se retira um desses requesitos.. Exemplo: não usar tanto fertilizante ou tirar o injector de CO2 ou meter muito menos tempo de luz ligada ou então TPA's Acho que a melhor forma de combater as algas é fazendo constantes mudanças de àgua. Com as TPA's a àgua é renovada e os nutrientes que as plantas e as algas requerem ficam em menor quantidade. Porem se se tratar das algas mais chatas que nem mesmo: com luz apenas 5h por dia; sem injector CO2 e TPA's contantes elas morrem (que já me aconteceu); o melhor é comprar SAE's e caridinas japonicas que fazem um excelente trabalho no combate. Espero te ter ajudado Abraços Think Aqua
joaocoito Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 boas obrigadão pelas respostas. o aquário esteve montado durante 3 meses e depois passado para ai um mes apareceram as algas, e depois passado uma semana retirei o co2, diminui a luz, fazendo trocas de água todos os dias segundo um plano que foi aqui referido eu repeti esse plano 2 vezes e nada. Exactamente o ph é o da torneira apenas se elevou 0,2 valores e mesmo com a introdução de um tronco e o co2, e ele n desceu. mas obrigadão pelas respostas vou seguir os concelhos. Cumprimentos, João Gustavo
sergioveterano Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 Para combater as algas ou se retira um desses requesitos.. Exemplo: não usar tanto fertilizante ou tirar o injector de CO2 ou meter muito menos tempo de luz ligada ou então TPA's Olá, discordo totalmente, para combater as algas não se tira nada, dá-se as melhores condições às plantas, ou seja luz, co2 e nutrientes, se elas crescerem bem não ganham algas. Isto tem que ser uma rotina, reduções de luz ou muitas mudas de água a meu ver não resultam em nada. Muitas TPA's só resultam se ouver sobredosagem de fertilizante, de koutra forma não ajuda em muito.
Recommended Posts