Recommended Posts

Publicado

Boas,

No meu plantado de 220l, há já algum tempo que uso injecção CO2 caseira. Aconteçe que ainda não tive tempo($) para comprar um daqueles dissipadores especiais em que absorvem o CO2 por completo.

Como alternativa, uso uma pedra difusora muito fininha em que as bolhas quase desaparecem quando chegam à superfície. Quase!!

No outro dia lembrei de colocar a pedra difusora perto da admissão do filtro externo por forma a que as bolhas fossem sugadas e assim pelo tempo que estariam dentro do canister fossem absorvidas a 100%.

No entanto, como nunca ouvi algo do género, deduzo que isto terá alguns problemas...

Qua acham?

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Publicado:

Nunca experimentei assim, mas já vi muitos membros do forum fazer isso, e acho que é o mais comum.. até porque tem lógica.

O CO2 é absorvido mais rapido e mais eficientemente.

Abraço 8)

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

Dependendo da marca de filtro, poderá constituír um problema, se o volume de gás aumentar demasiado, o filtro pode parar de funcionar.

Isso não é muito provável.

Outro problema, pode ser a diminuição da eficiência das bactérias nitrificantes, pois estas consomem oxigénio, mas tratando-se de um aquário plantado, este ultimo factor não deve ser grande problema, pois as plantas são bem mais eficientes a eliminar compostos nitrogenados.

Bem, já agora, o que te leva a dizer que o CO2 dissolvido pela pedra difusora não é suficiente para as tuas plantas?

Abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:
Bem, já agora, o que te leva a dizer que o CO2 dissolvido pela pedra difusora não é suficiente para as tuas plantas?

Porque as bolhas ainda chegam à superfície intactas, e pelo que eu ouço falar, com um dissipador em condições, estas são absorvidas na totalidade.

Claro que isto é tudo especulação pois eu não tenho testes de CO2

Publicado:

Eu tenho um cateter daqueles do soro aplicado na saida de agua do filtro.

E funciona.

Quanto aos valores de CO2 não precisas de teste, basta o valor do Ph da dureza e a tabela que encontras na NET.

Publicado:
Quanto aos valores de CO2 não precisas de teste, basta o valor do Ph da dureza e a tabela que encontras na NET.

Olá,

Se tiveres um substrato que altere as caracteristicas do pH e/ou do KH, não tens como determinar o valor do CO2 através da tabela. Por outro lado, os testes de CO2 também não são muito de fiar. A solução melhor é ir avaliando o estado das plantas.

Quanto á difusão do CO2, a ideia é que as bolhas que saem da pedra/difusor/whatever cheguem á superficie com o menor tamanho possível. Conheço alguns aquários em que a pedra porosa resulta bem, outros em que a dissolução através do filtro também funciona na perfeição.

Abraço

Publicado:

Olá

Voltando ao tema inicial, penso não haver problema na difusão do CO2 no filtro.

A Dennerle ,cuja filosofia, preconiza filtros de baixo débito para plantados, tem filtros com difusor de CO2 incorporado.

Saudações aquariófilas.

Duque

Publicado:

Tens dois problemas principais:

1. A injecção de qualquer tipo de gas na cabeça do filtro provoca ressonâncias indesejáveis - barulho e redução do tempo de vida.

2. Ao forçares a dissolução total do CO2 tens que garantir que não sobredoseias, ou morre-te tudo num instante, se com a pedra difusora aumentares inadvertidamente a dose para 2x o CO2 na água não aumenta 2x, com injecção no filtro anda lá perto, e isso é perigoso com CO2 de fermentação.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Concordo com o Pedro principalmente no 1º ponto , ao injectares co2 ou qualquer outro gás na admissão do filtro vais obrigar esse gás a passar pela cabeça motora do filtro, mesmo que não te cause danos, (o que duvido muito pq quanto mais gás mais o motor trabalhará em seco) irás ter sempre ruídos indesejados. Utiliza a saída do filtro desse modo não terás qualquer problemas e tirarás sempre o mesmo partido uma vez que o que queres á aproveitar a corrente de agua proveniente desse.

cumps

Marco_fontes

Publicado:

Meus caros,

Desde já um muito obrigado aos v/ comentários.

Relativamente ao filtro "trabalhar em seco" não nos esqueçamos que tamos a lidar com débitos de gás muito baixo, ie 2/3 bolhinas em cada segundo, pelo que são logo "arrastada" pelo caudal interno do filtro não havendo lugar a depósito não acham?

Eu pelo menos, que uso um eheim classic e a saida de água no filtro fica no topo. Até agora o filtro continua a trabalhar na perfeição, com o mesmo caudal e com o mesmo ruído.

É claro que se o volume de gás fosse maior podia até levar ao "desferramento" do filtro, mas estamos a falar de bolhas.

Relativamente à sobredosagem de CO2, concordo com o comentado, pois se a eficácia de absorção é maior, a tolerância aumento de dosagem é inferior.

Conclusão: acho que vou continuar com este sistema, até que haja algo que me convença do contrário, até porque estou a ter excelentes resultados. Desde que pus isto a funcionar assim, começei ter algum pearling, coisa que nunca tinha tido.

Cumprimentos

Publicado:

Ficas sem electricidade durante 1 hora...por qualquer coisa...corte, disparou o disjuntor....quando voltar...tens uma bolsa de gás no rotor..

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Como?

Se o filtro deixa de funcionar,...deixa de aspirar as bolhas!!!

Concordas?