Recommended Posts

Publicado

Ola a todos .

É o seguinte amanhã devo receber uma encomenda de Lilaeopsis novae-zelandiae que pretendo plantar para formar um belo tapete no meu aquario mas como sou novato nisto gostaria que me dessem dicas para que tudo corresse da melhor forma .

Passo a descrever o aquario :

 

Dimensções: 40/20/20, +/- 15 L

Termoestato : 50 W

Filtragem: Filtro interno 300L/h

Iluminação: 9W

Substrato: Fertil plant da Prodac

Decoração: Areão claro e uma pedra perfurada .

 

Parametros:

PH: 7.2

Tenperatura: 25 ºC

 

Flora:

Algumas cabombas uma anubia nana e em breve musgo de java .

 

Fauna:

3 Guppys

 

As minhas duvidas mais urgentes são como plantar :

a que profundidade,

a que distancias umas das outras,

e outras coisas que achem inportabtes

 

Como tratar :

devo introduzer CO2 ,

devo fertilizar,

quantas horas devo manter a luz,

etc.

 

Pesso desculpas por este bombardear de perguntas .

Desde ja agradeço a atenção dispendida

 

Cunprimentos

José Paços

Publicado:

Desculpa lá josé, mas se estás a fazer este tipo de perguntas, então não te encontras minimamente preparado para manter a Lilaeopsis brasiliensis (antiga L. Novae-zelandensis).

Esse tipo de plantas são mais dirigidas a gente que já sabe umas coisas de plantas, e que quando pensa em fazer tapetes não precisa de fazer grandes perguntas. Ao passo que tu estás a perguntar por coisas básicas relativamente á manutenção das plantas mais simples e menos exigentes. Por isso, um conselho que te deixo...

Ganha prática com as plantas de manutenção simples, começa a expandir-te progressivamente para plantas de média exigencia, e parte então para aquários com tapetes...

Manter um tapete de lilaeopsis não é tão simples como por exemplo manter plantas vivas num tanque...

Aprende primeiro os básicos das plantas aquáticas, e depois atira-te para para a parte funda da piscina, pois não sabendo ainda nadar, rápidamente te afogarás=S

Para além disso, atirares-te á Lilaeopsis para ela morrer, é básicamente atirar dinheiro fora.

Outra coisa, o fundo da JBL não é mauzinho de todo, no entanto duvido que consigas um relvado saudavel de Lilaeopsis brasiliensis com ele=S. De glosso ainda consegues, mas de lilaeopsis vais ter dificuldade.

Publicado:

Compreendo, mas nesse caso o mal esta feito pois a encomenda ja saiu hoje .

Quem me aconcelhou esta planta foi o vendedor da loja online dizendo que era ralativemente facil de manter ,por acaso ate tinha perguntado por glosso mas o vendedor orientou-me para a Lilaeopsis novae-zelandiae dizendo que era mais facil para um iniciante .

De qualquer forma se me puder dar algumas dicas agradecia pois agora terei de fazer alguma coisa com a planta , e tenho procurado mas não emcontro muita informação , talvez por estar a utilizar um nome desepropreiado .

Publicado:

Procura por Lilaeopsis brasiliensis, o l. Novae-zelandiensis é errado, e deixou de ser usado para esta planta, visto que a que é usada no Hobby é proveniente da américa do sul, e não da nova zelandia. São especies diferentes e semelhantes daí o erro. A Novaezelandensis é muito mais rara no hobby e é mais dada a águas mais frias.