Recommended Posts

Publicado

Boas,

Por incrivel que pareça, já ando no forum á perto de um ano e é o 1-tópico

que ponho nesta secção, e isto por razões obvias:

Pertenço ao grupo "inimigo" :?: , ou seja, aos amantes das "sardinhas", que com as plantas não se dão nada bem, quer pelo vandalismo que têm sobre elas quer pelas condições da quimica da água em que vivem.

Mas vamos ao que interessa:

-Tenho um áquário de 80* 30*40(comprado ao membro André Filipe), e do qual pretendo fazer um biotopo Amazónico, tipo ribeiro ou um charco ácido,

como vou tentar ser o mais fiel possivel ao habitat natural gostava de saber quais as plantas mais faceis de manter(e que pertençam a esse habitat) , num aquario com turfa no filtro exterior, Ph entre 5.5 e 6 e dureza (dh) muito baixa?

-Quantos Watts de luz necessito, para que essas plantas se desenvolvam?

(vou utilizar tubos flurescentes T 8

-Convem utilizar um substrato daqueles especifico para plantas aquáticas?

(por exemplo o da Sera que vem em balde?)

-pelo que pesquisei as Echinodorus são as mais usuais neste habitat, mas não serão dificeis de manter para um maçarrico em plantas, como eu?

- os peixes que pretendo manter são Apistogrammas e alguns Caracídeos.

Vá lá, deem aqui uma ajuda a este "pobre sardinheiro" :?:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá António, benvindo ao sub-fórum dos plantados :(

As Echinodorus não são de todo difíceis de manter. Varia muito de espécie para espécie, mas há bastantes que não dão trabalho nenhum.

Uma vez que vais ter uma água muito mole, será mesmo importante colocares um adubo no substrato. Nunca exprimentei o da Seachem, acredito que seja bom, eu costumo usar Plant Depot da AMTRA e tenho bons resultados.

Para além das Echinodorus, podes também optar por Bacopa australis e Alternanthera reineckii por exemplo. São da zona e aceitam os parâmetros que procuras.

Convém teres pelo menos duas T8 no aquário, de preferência com bom reflector e fazeres injecção de CO2. Os apistos em aquários plantados reproduzem-se como loucos (as plantas contribuem para amolecer e esterilizar a água)

Não te esqueças de colocar uma dose farta de Otocinclus logo de início para combater as algas.

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Boas, Pedro

-Podias indicar-me espécies de Echinodorus que sejam resistentes e faceis de encontrar nas lojas.( na pesquisa que fiz na net, as E. Bleheri e as Angustifolius era indicadas para principiantes, serão faceis de obter? )

-Duas lãmpadas t8 para um aquário de 80 são 40 watts, achas que será suficiente, não chega a meio watt por litro?

-O reflector feito com papel de aluminio ou com um espelho é eficaz?

-Os Apistogrammas não irão "malhar" nos Otocinclus, achas que em vez deles poderia utilizar um Paratocinclus Jumbo(pitt-bull Pleco- Lda 25),

dizem que é otimo a eliminar as algas, ou será que ele prejudica as plantas?

-A Heteranthera Zosterifolia será indicada para o meu tipo de aquário ?,é que acho-a espectacular :!:

Peço desculpa pelo elevado numero de dúvidas :) , mas não gostava nada de ter que ver as plantas a definhar dia após dia como me aconteceu noutros tempos...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Vou-te responder quanto aos apistos e otos.

Em principio os apistos só vão chatear os otos que se aproximarem do seu local de procriação e mesmo assim sem causar danos nos otos.É só um chega para lá! Muito mais agressivas são defenitivamente as confrontações femea-femea da mesma espécie. Ficam frente a frente, abrem as bocas,e de repente avançam as duas tão rápido que nem se vê. Tambem vejo confrontos territoriais inter-espécie mas sem nada de grave ja que o aquario ainda é grande.

Verifico esta situação no meu aquario. Os otos continuam de boa saude e sempre a voltar para perto dos apistos, ja que é um bom spot para comerem green-spot e de vez em quando levam um chega para lá. Acho que os apistos ja estão mais fartos dos otos que os otos preocupados com os apistos. :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

OK, obrigado pelo esclarecimento Just_Me

Quanto ás outras questões alguem pode dar uma ajuda?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá, deixa-me dizer-te o seguinte, não existem plantas mais ou menos fáceis, existem sim melhores ou piores condições para as manter. Existem plantas que são tidas como muito difíceis, mas que com as devidas condições se tornam verdadeiras pragas, e muitos aquariofilistas já nem as incluem nos seus setup's.

A luz que dispões para manter a Heteranthera sp. é pouco, mesmo para muitas Echinodorus sp. Por isso devias investir mais um pouco na iluminação, não digo que não a consigas manter, mas para que a planta dê mesmo toda a sua beleza vai ser difícil. Isto é igual para todas as plantas.

Outro aspecto é que se optares por echinodorus vai ser difícil ter outra planta, porque com o tempo ela irá crescer e tapar a luz às plantas mais baixas.

26675160.img.jpg

Publicado:

Echinodorus resistentes e mais fáceis de encontrar são as E. bleheri

O comentário do Sérgio é válido, deves pensar no panorama a médio / longo prazo e não só no imediato.

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!