Recommended Posts

Publicado

Boas tardes

Montei o meu novo aqua de 240 Lt no passado domingo dia 06/03/2011 , na altura quando enchi meti o produto para tirar o cloro e passado um pouco meti as bactérias da SERA Filter Biostarter , nas ceramicas da SERA (Siporax) que meti dentro do filtro , desde então que tenho um Guppy e um Espada a viver no aqua e hoje dia 12/03/2011 fui medir os parametros da agua e são os seguintees :

PH - 6.5

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Está ciclar , correcto ?

Será que ainda vou ter um pico de Amónia e Nitritos ?

Publicado:

Desculpa a invasão e certamente que já tiveste as respostas por ti mesmo.

Para não criar um tópico novo vou aproveitar este.

Neste momento queria alterar o meu aquário, após certas complicações.

Isto ia necessitar uma limpeza a fundo e alteração de substrato, mas mantendo o mesmo matéria (filtro, termostato, red's e plantas).

A minha questão é ao manter os acessórios, mas alterando o substrato vou ter que voltar a fazer o ciclo completo? é que só tenho um aquário e teria que fazer isto relativamente à pressa

Publicado:

Olá RDS

A solução para o teu caso é de retirar a maior quantidade de água possível para um recipiente linpo, ou para garrafões e manter o filtro a trabalhar na água antiga fora do aquário.

Depois de limpar e reconfigurar a decoração do aquário colocar nele a água entretanto retirada bem como o filtro, estabilizar a temperatura, voltar a lá colocar os peixes e depois repor a água entretanto perdida.

Cumprimentos

Publicado:

@formigalx

Quase de certeza que ainda vais ter o pico... ando a ciclar o meu aquário há 13 dias e mesmo com batérias e comida só agora é que os nitritos começaram a aparecer. A amónia já vem subindo há uns dias mas ainda não está no pico (tenho feito medições de PH, Amonia, Nitritos e Nitratos todos os dias para depois fazer um gráfico).

Claro que a introdução de peixes como tu fizeste deveria acelerar ainda mais o ciclo (pelo menos foi o que li) mas mesmo assim acho cedo demais para isso estar ciclado.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Boas

Não sou um expert mas fiquei com uma duvida.

O objectivo do ciclo é transformar a amónia em nitritos e posteriomente nitritos em nitratos.

Se os testes que o fomigalx fez já indicam nitratos, tento amónia e nitritos a 0, eu diria que o aqua já deve estar com ciclo feito.

Tambem me parece muito cedo para o aqua estar já ciclado, mas não sei que bactèrias foram introduzidas e não domino em nada esta tecnica se aceleração do ciclo.

Faz sentido ou estou completamente fora dela? ;)

Publicado:

o meu aqua esta a fazer o ciclo desde 17/03/2010 ainda tenho de esperar algum tempinho mas adicionei bactérias a sugestão de indo pondo comida também anho de espermentar...só volto a ver os testes dia 24/03 pode ser que já esteja apresente alguma coisa...mas formigalx penso que o teu ciclo esta concluído

cumpZZ

Publicado: (editado)

Olá

Os nitratos não aparecem apenas pela transformação da amónia em nitritos e nitritos em nitratos. Há outros factores. A mim apareceram me 5ppm de Nitratos logo no 3º dia mas sabendo que o amónio ainda não tinha começado a subir, sabia que o ciclo não se tinha sequer iniciado.

De qualquer das formas posso estar errado. Estou apenas a basear-me nas leituras diárias do meu aquário.

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________

Publicado:

esta resposta nao tem nada a ver com a tua pergunta mas os guppys e os espadas gostao de PH alcanino(mais precisamente entre 7,2 e 7,4)e tu tens o PH 6,5

Publicado:

Olá

Os nitratos não aparecem apenas pela transformação da amónia em nitritos e nitritos em nitratos. Há outros factores. A mim apareceram me 5ppm de Nitratos logo no 3º dia mas sabendo que o amónio ainda não tinha começado a subir, sabia que o ciclo não se tinha sequer iniciado.

De qualquer das formas posso estar errado. Estou apenas a basear-me nas leituras diárias do meu aquário.

Abraços

Tony

Pois também não sei, eu estava-me a basear nos gráficos que aparecem a mostrar o ciclo do azoto em que no inicio não temos nem amónia, nem nitritos, nem nitratos, mas se calhar é possível ter nitratos de outra forma.

Enchi o meu aqua à uma semana, mas só comecei a colocar comida à 3 dias, espero lá para 3ªf fazer os primeiros testes a ver como esta.

Publicado:

Pelo que vi, a introdução de plantas, fertilização ou até a própria água da torneira podem implicar a introdução ou subida dos nitratos. No meu aquário, passados 6 dias, surgiram vestígios de nitritos que, no dia seguinte, originaram nitratos mas que não estavam em nada relacionados com a amónia pois essa continuou a subir nos dias seguintes. Só agora (passados 15 dias) é que se iniciou a produção de nitritos (começou com 0,12 depois 0,25 e está a manter-se assim há 3 dias) e os nitratos começaram a subir. A amónia é que teima em não baixar... vamos ver :)

Abraços

Tony

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!