Recommended Posts

Publicado:

tens de contar com situações em que existe um corte no abastecimento de electricidade

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado: (editado)

Eu também fiz um diy desses e tive problemas com bidons de plástico de rosca, de 30l, aqueles típicos azuis. Nunca consegui com que ficasse estanque quando cortava a electricidade.

Usei então um bidão azul que fecha com uma cinta metálica e que tem um 0-ring e nunca mais tive uma fuga. Há por aí malta com projectos semelhantes que conseguiu arranjar recipientes pequenos de plástico, como o que pretendes, nas lojas do chinês. (cerca de 10€)

Deves procurar por recipientes de tampa dura, em que a tua mão caiba lá dentro para poderes fazer limpezas e que tenham um o-ring a vedar. A melhor maneira de testar antes de começares a furar é encher o recipiente de água e virar ao contrário. Testa com jornais por de baixo a estanquicidade.

Abraço

Editado por subzer0
Publicado:

Boas,

Ora aqui está um projecto que tem pernas para andar eu só fazia uma pequena alteração, que era fazer a entrada de agua pelo meio, para ir para baixo, pois assim o lixo maior ia ficar no fundo (deixavas uma altura de 2 ou 3 cm só para o lixo) que assim não te ia entupir as lãs.

Quanto ao "vasilhame" o ideal seria algo deste género, bidon, não faço é ideia de quanto é que pode custar uma coisa destas.

Cumps,

PG

Publicado:

boas ao alterar a entrada para o meio ia saturar as ceramicas de lixo, diminuindo a capacidade de filtragem biologica logo as ceramicas devem receber a agua o mais limpa possivel para estarem sempre a 100% (corrijam se tiver errado)

quanto ao vasilhame é mesmo isso que ando a procura so ainda nao encontrei um no max 15L

se alguem porventura souber de algo que nao hesite dizer para ver se eu acabo este progecto

abraço

Publicado:

(...)

Se as cerâmicas tiverem no inicio e apanharem com o lixo todo vão entupir os seus micro orifícios e não há bactérias que se alojem lá....

(...)

No meu filtro externo as cerâmicas estão no início, dentro de um saco de rede.

Acho que este filtro está com o circuito ao contrário, normal não é a água entrar por baixo e sair limpa na parte de cima do filtro?

primeiro teste para detectar fugas correu mal, a tampa nao veda e foi agua por todo lado.

(...)

Esse tipo de balde nunca vai aguentar com a pressão. Mesmo um de tampa acho que convinha meteres fita de teflon.

Cumprimentos.

ALCAIDE

• 3 semanas depois...
Publicado:

apos varias tentativas de construcao xeguei ao progeto definitivo aqui ficam as fotos da construçao:

tubo pvc 125mm de diametro e 60cm de comprimento

IMG_0264.jpg

uma tampa de visita para o topo

IMG_0268.jpg

IMG_0265.jpg

uma tampa cega para o fundo

IMG_0266.jpg

passadores

IMG_0269.jpg

curva 90º

IMG_0270.jpg

casquilho pvc

IMG_0272.jpg

marcaçao dos furos

IMG_0276.jpg

IMG_0275.jpg

broca craniana 25mm

IMG_0277.jpg

furo de baixo ja com o casquilho

IMG_0278.jpg

e o de cima

IMG_0279.jpg

a bomba ja engatada

IMG_0280.jpg

passadores presos lada a lado

IMG_0281.jpg

IMG_0282.jpg

aspecto geral

IMG_0283.jpg

em testes

IMG_0284.jpg

IMG_0286.jpg

fonte de pc para alimentar a bomba de 12v

IMG_0285.jpg

comentem se devo alterar alguma coisa

abraços

Publicado:

uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Publicado:

Está com bom aspecto!

Onde arranjaste e quanto custou o tubo PVC?

Abraço

Publicado:

Boas,

È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário?

Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta.

Cumps,

PG

Publicado:

uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas

as torneiras comprei no AKI e foram a 2.55€ cada

abraço

Está com bom aspecto!

Onde arranjaste e quanto custou o tubo PVC?

Abraço

o tubo foi uma ponta que arranjei no trabalho e foi a zero.

mas em qualquer casa de pichelaria arranja-se isso.

abraço

Boas,

È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário?

Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta.

Cumps,

PG

sim continua por ser mais facil para a limpeza e assim nao preciso de tirar sempre tudo basta a lã e esponjas.

quanto a bomba tens razao que diminui o caudal pela altura mas esta tem 3.1mt de elevaçao mas ainda ta em testes

e da para alterar se necessario a altura a ver se fica perto do topo

abraço

Publicado:

como a bomba vai tar a pescar do balde cria succao e ja nao vai haver pressao no filtro, so o peso da agua do aqua

mesmo assim vou meter umas molas para segurança

A minha unica opinião é mesmo esta: Estanquicidade. A pressão do efeito de sifão pode fazer saltar a tampa. Eu iria para o balde de azeitonas, com tampa de enroscar.

Cumprimentos,

JB

• 2 semanas depois...
Publicado:

materias filtrantes

2 kg de ceramicas

esponjas

la filtrante

IMG_0322.jpg

sacos dos limoes para as ceramicas

IMG_0315.jpg

IMG_0320.jpg

la e esponjas

IMG_0321.jpg

o filtro esta com caudal de 400 L/h

sera suficiente para um aqua de 80*40*30 ??

Publicado:

Só uma nota e uma pergunta...

Esse filtro vai consumir-te cerca de 40€ por ano de electricidade... um Eheim Ecco Pro 130 (de 500 L/h) gasta uns módicos 5w ou cerca de 5,5€/ano.

Como é com ruído?

Publicado:

o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro.

parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...)

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro.

parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...)

o volume do filtro é +- 7litros, acho que o que esta a diminuir o caudal sao as torneiras porque estrangulam o fluxo.

vou fazer um ensaio sem torneiras e medir o caudal (fazer contas)

os peixes que tenho sao 2 limpa-vidros, 2 botia palhaço e 3 arlequim (morreram 3 em 3 semanas) tou a espera que fique o filtro pronto para meter mais uns peixitos

Publicado:

Uma pequena pergunta, desististe dos esfregões, é que alguns são bactericidas e prejudiciais as bactérias dos filtros.

Alfredo Garcia

• 1 mês depois...