Ricardo.Fonseca Publicado: Março 26, 2011 Publicado: Março 26, 2011 tens de contar com situações em que existe um corte no abastecimento de electricidade ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Antero Pereira Publicado: Março 28, 2011 Autor Publicado: Março 28, 2011 Se isso acontecer fica so com o peso de agua em 1 metro de tubo ate ao filtro, acho que nao deve haver problema
Antero Pereira Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 primeiro teste para detectar fugas correu mal, a tampa nao veda e foi agua por todo lado. tenho de arranjar novo balde que tenha tampa de rosca. aceito ideias abraço a todos
subzer0 Publicado: Abril 3, 2011 Publicado: Abril 3, 2011 (editado) Eu também fiz um diy desses e tive problemas com bidons de plástico de rosca, de 30l, aqueles típicos azuis. Nunca consegui com que ficasse estanque quando cortava a electricidade. Usei então um bidão azul que fecha com uma cinta metálica e que tem um 0-ring e nunca mais tive uma fuga. Há por aí malta com projectos semelhantes que conseguiu arranjar recipientes pequenos de plástico, como o que pretendes, nas lojas do chinês. (cerca de 10€) Deves procurar por recipientes de tampa dura, em que a tua mão caiba lá dentro para poderes fazer limpezas e que tenham um o-ring a vedar. A melhor maneira de testar antes de começares a furar é encher o recipiente de água e virar ao contrário. Testa com jornais por de baixo a estanquicidade. Abraço Editado Abril 3, 2011 por subzer0
pgonline Publicado: Abril 5, 2011 Publicado: Abril 5, 2011 Boas, Ora aqui está um projecto que tem pernas para andar eu só fazia uma pequena alteração, que era fazer a entrada de agua pelo meio, para ir para baixo, pois assim o lixo maior ia ficar no fundo (deixavas uma altura de 2 ou 3 cm só para o lixo) que assim não te ia entupir as lãs. Quanto ao "vasilhame" o ideal seria algo deste género, bidon, não faço é ideia de quanto é que pode custar uma coisa destas. Cumps, PG
Antero Pereira Publicado: Abril 7, 2011 Autor Publicado: Abril 7, 2011 boas ao alterar a entrada para o meio ia saturar as ceramicas de lixo, diminuindo a capacidade de filtragem biologica logo as ceramicas devem receber a agua o mais limpa possivel para estarem sempre a 100% (corrijam se tiver errado) quanto ao vasilhame é mesmo isso que ando a procura so ainda nao encontrei um no max 15L se alguem porventura souber de algo que nao hesite dizer para ver se eu acabo este progecto abraço
alcaide Publicado: Abril 8, 2011 Publicado: Abril 8, 2011 (...) Se as cerâmicas tiverem no inicio e apanharem com o lixo todo vão entupir os seus micro orifícios e não há bactérias que se alojem lá.... (...) No meu filtro externo as cerâmicas estão no início, dentro de um saco de rede. Acho que este filtro está com o circuito ao contrário, normal não é a água entrar por baixo e sair limpa na parte de cima do filtro? primeiro teste para detectar fugas correu mal, a tampa nao veda e foi agua por todo lado. (...) Esse tipo de balde nunca vai aguentar com a pressão. Mesmo um de tampa acho que convinha meteres fita de teflon. Cumprimentos. ALCAIDE
Antero Pereira Publicado: Abril 24, 2011 Autor Publicado: Abril 24, 2011 apos varias tentativas de construcao xeguei ao progeto definitivo aqui ficam as fotos da construçao: tubo pvc 125mm de diametro e 60cm de comprimento uma tampa de visita para o topo uma tampa cega para o fundo passadores curva 90º casquilho pvc marcaçao dos furos broca craniana 25mm furo de baixo ja com o casquilho e o de cima a bomba ja engatada passadores presos lada a lado aspecto geral em testes fonte de pc para alimentar a bomba de 12v comentem se devo alterar alguma coisa abraços
emfbe Publicado: Abril 25, 2011 Publicado: Abril 25, 2011 uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )
subzer0 Publicado: Abril 26, 2011 Publicado: Abril 26, 2011 Está com bom aspecto! Onde arranjaste e quanto custou o tubo PVC? Abraço
pgonline Publicado: Abril 26, 2011 Publicado: Abril 26, 2011 Boas, È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário? Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta. Cumps, PG
Antero Pereira Publicado: Abril 27, 2011 Autor Publicado: Abril 27, 2011 uma pergunta, onde compraste essas torneiras e o preço q pagaste por elas? achei interessante pois nunca tinha visto alem das torneiras das marcas de filtros pra aquas as torneiras comprei no AKI e foram a 2.55€ cada abraço Está com bom aspecto! Onde arranjaste e quanto custou o tubo PVC? Abraço o tubo foi uma ponta que arranjei no trabalho e foi a zero. mas em qualquer casa de pichelaria arranja-se isso. abraço Boas, È impressão minha ou continuas com o fluxo ao contrário? Se reparares os filtros de compra são ao contrário e isso tem uma razão ou melhor várias. Se a água entrar por baixo qualquer partícula mais pesada vai ficar no fundo e não vai impedir o normal funcionamento do filtro e se a bomba estiver em cima a fazer o retorno da água para o aquário tem uma menor altura, logo menor esforço para enviar a água de volta. Cumps, PG sim continua por ser mais facil para a limpeza e assim nao preciso de tirar sempre tudo basta a lã e esponjas. quanto a bomba tens razao que diminui o caudal pela altura mas esta tem 3.1mt de elevaçao mas ainda ta em testes e da para alterar se necessario a altura a ver se fica perto do topo abraço
jbrito Publicado: Abril 28, 2011 Publicado: Abril 28, 2011 como a bomba vai tar a pescar do balde cria succao e ja nao vai haver pressao no filtro, so o peso da agua do aqua mesmo assim vou meter umas molas para segurança A minha unica opinião é mesmo esta: Estanquicidade. A pressão do efeito de sifão pode fazer saltar a tampa. Eu iria para o balde de azeitonas, com tampa de enroscar. Cumprimentos, JB
Antero Pereira Publicado: Abril 28, 2011 Autor Publicado: Abril 28, 2011 JB eu ja mudei o projeto para tubo de pvc ve com mais atençao todo o topico obrigado pelos comentarios abraço
Antero Pereira Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 materias filtrantes 2 kg de ceramicas esponjas la filtrante sacos dos limoes para as ceramicas la e esponjas o filtro esta com caudal de 400 L/h sera suficiente para um aqua de 80*40*30 ??
nunomatias Publicado: Maio 11, 2011 Publicado: Maio 11, 2011 Só uma nota e uma pergunta... Esse filtro vai consumir-te cerca de 40€ por ano de electricidade... um Eheim Ecco Pro 130 (de 500 L/h) gasta uns módicos 5w ou cerca de 5,5€/ano. Como é com ruído?
Antero Pereira Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 ruido = 0db nao se ouve nada so ainda nao montei no aqua tou a fazer a ativaçao do filtro num aqua de 15L acham bem?
Ricardo.Fonseca Publicado: Maio 12, 2011 Publicado: Maio 12, 2011 o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro. parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...) ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
alcaide Publicado: Maio 12, 2011 Publicado: Maio 12, 2011 (...)A pressão do efeito de sifão pode fazer saltar a tampa.(...) A tampa que está instalada é de enroscar. ALCAIDE
Antero Pereira Publicado: Maio 12, 2011 Autor Publicado: Maio 12, 2011 exatamente, ja tive um ensaio com tampa normal e saltou fora
Antero Pereira Publicado: Maio 12, 2011 Autor Publicado: Maio 12, 2011 o caudal parece mai q suficiente para trabalhar sem ser em esforço. mais importante q o caudal é o volume do proprio filtro. parece-me q seja mais q aceitável p esse aqua. (dependendo se os peixes q coloques sejam muito porcalhões...) o volume do filtro é +- 7litros, acho que o que esta a diminuir o caudal sao as torneiras porque estrangulam o fluxo. vou fazer um ensaio sem torneiras e medir o caudal (fazer contas) os peixes que tenho sao 2 limpa-vidros, 2 botia palhaço e 3 arlequim (morreram 3 em 3 semanas) tou a espera que fique o filtro pronto para meter mais uns peixitos
PDI Publicado: Maio 12, 2011 Publicado: Maio 12, 2011 Uma pequena pergunta, desististe dos esfregões, é que alguns são bactericidas e prejudiciais as bactérias dos filtros. Alfredo Garcia
Antero Pereira Publicado: Maio 14, 2011 Autor Publicado: Maio 14, 2011 agora nao tenho esfregoes, so lã, esponjas e ceramicas
Antero Pereira Publicado: Julho 2, 2011 Autor Publicado: Julho 2, 2011 ja esta a funcionar no aqua a +- 2 semanas sem problemas de maior amanha vou tirar umas fotos e ponho ca para o pessoal ver
Recommended Posts