Recommended Posts

Publicado

boas pessoal!

estou a pensar fazer um filtro canister diy como mostra a imagem, pode-me dar opiniões sobre este projecto? alguem ja fez parecido? no lado esquero tem o filtro(ele tem força bastante que eu ja testei) que envia a agua, no lado direito tem o termostato, e a agua entra por cima. este deposito tem que ser vedado e fazer vácuo para que a agua que sair, obrigue a entrar tambem. e assim nao é preciso bombas para enviar agua. ese filtro vai ficar ao lado do aquario.

tambem mostro na imagem (ao lado do filtro) um exemplo de vidro de aquario e mostra o que eu quero fazer, ou seja, quero contosnar o vidro com conectores de tubo de 12mm e fixar ao vidro com ventosas, mas o que posso utilizar para ligar os tubos? preciso de um conector em forma de 'L'.

filtrodiy.png

Publicado:

tb estou em fase de acabamento de filtro DIY canister, mas um pouco diferente do teu.

assim que o projecto terminar eu coloco aqui os passos todos da construção e o preço total que me ficou na construção.

cuidado que a bomba de agua perde bastante pressao, dentro do frasco, depois de colocar todas as materias filtrantes, por isso a bomba convem ter um caudal bem superior.

estas a fazer num frasco de vidro!?

cumps.

Publicado:

ok =) quanto tempo vai demorar? porque estava a pensar fazer rapido.

eu ainda nao comecei. estou a pensar fazer num frasco de plastico. para poder cortar no lado porque senao nao da...

a tampa do frasco tem que ter um suporte para apertar? ou pode ser apenas uma tampa que tem borracha nos lados para vedar?

Publicado: (editado)

mais uma semana, se calhar nem tanto e tenho o meu pronto.

eu estou a fazer num de vidro(usei um frasco de Cevada "Pensal"), mas as entradas e saidas é tudo na tampa. para vedar a tampa devido a pressao, vou usar possivelmente uma bocado de borracha de uma camara de ar de pneu de bike.

tens frascos onde a tampa, tem umas cenas de pressão ou entao se for uma tampa de enroscar, convem por borracha à volta para vedar, assim o risco de verter para fora é quase nulo.

tubos para ligaçao ao aqua, podes usar daqueles que se usa na pichelaria, (tubos de pvc, cotovelos, consegues magicar uma cena fixe, e custo muito baixo).

cumps.

Editado por libermar
Publicado:

mais uma semana, se calhar nem tanto e tenho o meu pronto.

eu estou a fazer num de vidro(usei um frasco de Cevada "Pensal"), mas as entradas e saidas é tudo na tampa. para vedar a tampa devido a pressao, vou usar possivelmente uma bocado de borracha de uma camara de ar de pneu de bike.

tens frascos onde a tampa, tem umas cenas de pressão ou entao se for uma tampa de enroscar, convem por borracha à volta para vedar, assim o risco de verter para fora é quase nulo.

tubos para ligaçao ao aqua, podes usar daqueles que se usa na pichelaria, (tubos de pvc, cotovelos, consegues magicar uma cena fixe, e custo muito baixo).

cumps.

a tampa é de madeira? como é que passar o fio do filtro?

Publicado:

12032011432.jpg

tive a ver no modelo, os unicos que tem bonzinhos sao esses. o de madeira é o melhor, o pior é para fazer os furos no vidro =S...

o do meio é porreiro tambem mas a tampa é apenas de encaixar, tem borracha a volta. é mais facil porque é de polastico. será que dá?

o da esquerda é o mais barato e é de plastico tambem. tem tambem na tampa borracha a volta.

encontrei um topico interessante:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875

a minha duvida mesmo é como posso furar o vidro.. :o

Publicado:

não te metas nisso de furar o vidro...tenta arranjar em plástico ou então pões a entrada e saída a partir da tampa.(um tubo entra pela tampa e vai ate ao fundo e outro fica a superficie)

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico