pedrofaria Publicado Março 10, 2011 Publicado Março 10, 2011 Viva, O meu nome é Pedro, sou do Porto e inscrevi-me neste forum porque quero voltar a montar o aquário que tinha montado em casa dos meus pais! Como já passaram uns bons 10 anos desde a ultima vez que tive o aquário montado e na altura tinha um amigo mais entendido que me ía ajudando, gostava de obter o vosso apoio para aprender a fazer melhor e evitar erros de principiante . O aquário tem cerca de 90/100L (corrijam-me se estiver errado, as medidas são 80*39*30cm) e na altura tinha um cardume de 5 ou 6 neons, outros tantos guppies, umas zebras e pouco mais, até que um dia para fazer um favor a um amigo que desmontar o aquário, fiquei-lhe com um casal de peixes-gato sem saber bem no que me ía meter! A verdade é que descobri (da pior maneira) que as espécies que tinha não eram de todo compatíveis até que cheguei a um ponto em que apenas restavam os ditos peixes-gato dentro do aquário! Passados estes anos todos, e como ainda tinha o aquário em casa dos meus pais, resolvi finalmente voltar a monta-lo e voltar ao hobby que tanto prazer me dava, pelo que conto com a vossa ajuda para me reintroduzir no meio e ajudar nas questões que forem aparecendo! O aquário vai ficar na sala numa posição que me agrada muito porque fica no meio dos dois sofás e dá para ter uma visão de três das faces do aquário, ajudando em parte a dividir o espaço da "sala de jantar" e "sala de estar". Devido ao local onde quería pôr o aquário e também aos preços dos armários para aquários que tenho visto, resolvi pedir o precioso auxilio de um amigo meu que me ajudou, ou melhor dizendo, que eu auxiliei a construir um móvel à medida para o local. Deixo-vos umas fotos do aquário e do armário que ficou exactamente como quería. Notas: - Ainda fica a faltar fazer uma "caixa" para passar os tubos do filtro e o cabo eléctrico para o aquecedor nos 10cm de armário extra que "sobram" na traseira do aquário e fazer uma tampa também do mesmo material - Todo o material usado para fazer este armário ficou por cerca de 36€! Se alguém necessitar posso disponibilizar mais pormenores sobre os materiais e da montagem. - Não sei se repararam nos dois terroristas (gatos) que me vão obrigar a fazer uma tampa especialmente reforçada!! :D Vou dividir este post em dois para não ficar demasiado grande e chato! obrigado pela paciência de ler o post, abraço e até já Pedro Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 10, 2011 Publicado: Março 10, 2011 Bem vindo ao fórum e ao hobby. Tens razão na litragem do aquário as contas são fáceis de fazer, 80*39*30 /1000 = resultado são os litros, depois terás que descontar o espaço ocupado por substrato/areão, decorações etc etc Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
pedrofaria Publicado: Março 10, 2011 Autor Publicado: Março 10, 2011 Viva (novamente ) uma vez que já me apresentei, gostava de compartilhar convosco as minhas ideias (estejam à vontade para discordar e apresentar soluções alternativas) porque este projecto ainda está em progresso e garantidamente só será beneficiado com o vosso apoio! Estando resolvida, ou em vias de resolver, a logística do local onde colocar o aquário, a minha ideia é ir pensando no equipamento necessário para montar o aquário e eis que se me colocaram as seguintes questões: 1 - Iluminação - Para resolver este problema resolvi adoptar uma solução DIY que li num outro post link feito pelo Barman_Dani e que utiliza LEDS SMD para a iluminação do aquário. Esta solução pareceu-me adequada para o aquário que quero montar até porque não tenciono ter plantas demasiado exigentes ou complicadas de manter. Ainda assim parece-me que será a solução ideal (por favor comentem) até porque quero que a solução final seja o mais económica e eficaz energeticamente. Como só havia lâmpadas de 60cm e de 90cm resolvi comprar duas lâmpadas de 60 cm e custaram cerca de 46€ já com portes. A minha ideia vai ser monta-las na tampa que vou construir à medida. 2 - Filtragem - Ainda não tomei nenhuma decisão final, mas pelo que tenho lido no forum, julgo que realmente a melhor solução será um filtro externo. Idealmente irei monta-lo no armário debaixo do aquário e passar os tubos de forma camuflada na face traseira junto à parede. Na primeira montagem que fiz, e porque as posses eram outras, usei um filtro interno sicce shark, mas confesso que realmente a melhor solução esteticamente é optar por um filtro externo. Neste sentido seleccionei do site de um dos patrocinadores do forum (aquaristic.net), os seguintes 3 filtros para os quais agradeço o vosso input: a - Sera fil bioactive external filter 130 - 45,98€ Caracteristicas: 300 l/h 2 camaras para materiais filtrantes Tamanho maximo do aquario 130l Consumo 11W b - Eheim external filter 2213 - 45,95€ Caracteristicas: 440 l/h Tamanho maximo do aquario 250l consumo 8w c - Eheim external filter classic 2211 - 39,95€ Caracteristicas: 300 l/h tamanho maximo do aquario 150l consumo 5w Estou inclinado para o Eheim 2213 ou em alternativa pelo 2211, mas depende das vossas opiniões e respostas às questões que coloco abaixo! Duvidas que tenho em relação aos filtros externos (relembro que não tenho qualquer experiência de filtros externos): - qualquer um deles é de facil manutenção? - Já tenho lido que o melhor será sempre o de maior capacidade L/H, mas o 2213 não será demasiado forte quer na sucção quer depois no devolver da àgua ao aquário? Não quería que os peixes fossem sugados ou andassem sempre no turbilhão!! :D - Costumam trazer material filtrante (para além das esponjas?) - Imagino que não seja necessário comprar à parte as tubagens e demais acessórios correcto? - Este tipo de filtros (externos) devem ser limpos de quanto em quanto tempo? - Nas caracteristicas do 2211 falam em 1,3metros de elevação (presumo que o filtro apenas poderá estar 1,3metros abaixo do aquário para a bomba ter força?) Desculpem a extensão do post mas acho preferível esclarecer em pormenor as questões que tenho para facilitar as respostas Obrigado desde já pelo apoio/comentários que puderem fornecer! Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Março 10, 2011 Autor Publicado: Março 10, 2011 Bem vindo ao fórum e ao hobby. Tens razão na litragem do aquário as contas são fáceis de fazer, 80*39*30 /1000 = resultado são os litros, depois terás que descontar o espaço ocupado por substrato/areão, decorações etc etc Obrigado Hugo! Mais uma duvida básica esclarecida!! :D Agora que falaste do substrato/areão, quería acrescentar que o areão que dá para ver dentro do aquário é o mesmo areão que usei na montagem inicial, resolvi foi ferve-lo ontem à noite para evitar contaminar a àgua logo à partida com areia que esteve perto de 10 anos num "barraco" :D abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Março 16, 2011 Autor Publicado: Março 16, 2011 Viva, ainda faltam uma data de duvidas menos básicas (para mim), alguém? abraço, Pedro Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 16, 2011 Publicado: Março 16, 2011 Quais são mesmo as dúvidas? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
pedrofaria Publicado: Março 18, 2011 Autor Publicado: Março 18, 2011 Quais são mesmo as dúvidas? Viva, Basicamente as que descrevi acima, mas que transcrevo para aqui para facilitar a leitura: 1 - Iluminação - Ainda assim parece-me que será a solução ideal (por favor comentem) até porque quero que a solução final seja o mais económica e eficaz energeticamente 2 - Duvidas que tenho em relação aos filtros externos (relembro que não tenho qualquer experiência de filtros externos): - qualquer um deles é de facil manutenção? - Já tenho lido que o melhor será sempre o de maior capacidade L/H, mas o 2213 não será demasiado forte quer na sucção quer depois no devolver da àgua ao aquário? Não quería que os peixes fossem sugados ou andassem sempre no turbilhão!! - Costumam trazer material filtrante (para além das esponjas?) - Imagino que não seja necessário comprar à parte as tubagens e demais acessórios correcto? - Este tipo de filtros (externos) devem ser limpos de quanto em quanto tempo? - Nas caracteristicas do 2211 falam em 1,3metros de elevação (presumo que o filtro apenas poderá estar 1,3metros abaixo do aquário para a bomba ter força?) 3- Aproveito para acrescentar uma duvida extra: Aquando da montagem do aquário e tendo em vista fazer o ciclo de uma forma correcta, devo manter o aquário apenas com água, iluminação e filtro a funcionar e ir adicionando comida diáriamente ou devo/posso acrescentar plantas? Obrigado pela ajuda! Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 À falta de respostas e comentários, lá me decidi a comprar um Eheim 2213 na aquaristic.net! Infelizmente só quando chegou é que me apercebi que não trazia torneiras e a real utilidade delas, mas nada que não possa resolver com outro tipo de torneiras uma vez que tanto pelo que consegui perceber as torneiras originais compradas à parte são mesmo muito caras (quase tanto quanto paguei pelo filtro!!) Neste momento já tenho o filtro montado, montei um termostato da Juwel de 100w e também adicionei Sera Siporax ao filtro e tenho a água a ciclar há pouco mais de uma semana. Já finalizei a montagem da tampa que foi feita num mix de madeira (aglomerado) e de acrilico. Duvido bastante que a parte da tampa que é feita de madeira vá aguentar muito tempo por causa da humidade mas já tenho planos para a fazer totalmente em acrilico! Entretanto este fim de semana plantei Bacopa Caroliniana, Valisneria saca rolhas (muito bonitas!), 1 pé de Heteranthera Zosterifolia (HZ) e um outro pé de uma planta que não me recordo do nome ( - é a planta que se vê na foto do lado esquerdo) vista de um lado vista de frente vista do outro lado Espero que elas se aguentem bem e que a luz seja suficiente para as manter de boa saude! Aproveitei também para fazer uma medição da qualidade da água e obtive os seguintes valores para os quais agradeço toda a ajuda/interpretação! Ph: 7.3 Kh: 6 Gh: >6 No2: 0 No3: 25 Todos os comentários, ajudas e esclarecimentos são bem-vindos! Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Corrijam-me se estiver errado... a planta que eu pedi ajuda para identificar é afinal a Heteranthera Zosterifolia (HZ) certo? nesse caso a que preciso de ajuda para identificar é esta que julgo que poderá ser uma Blixa japonica certo? Estando correcto, para além da questão dos valores da análise da água que gostava que me ajudassem a interpretar, gostava de "ouvir" opiniões relativas à necessidade ou não de fertilização e caso afirmativo de que tipo! Todos os comentários são bem-vindos! Abraço, Pedro Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 30, 2011 Publicado: Março 30, 2011 Não é blyxa japónica. Os valores estão normais, o NO3 podes ver quanto tem na água que irás utilizar para as TPA's e aproveitas fazes uma (possivelmente será a forma mais fácil de os baixar). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
TonyCh Publicado: Março 30, 2011 Publicado: Março 30, 2011 Olá Se esse aquário acabou de ser montado, donde vem o NO3 a 25ppm?... Será que a água que usaste (torneira?) tem nitratos? Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Rui Galrão Publicado: Março 30, 2011 Publicado: Março 30, 2011 Olá Se esse aquário acabou de ser montado, donde vem o NO3 a 25ppm?... Será que a água que usaste (torneira?) tem nitratos? Abraços Tony é possível, sim.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
pedrofaria Publicado: Março 31, 2011 Autor Publicado: Março 31, 2011 Não é blyxa japónica. Os valores estão normais, o NO3 podes ver quanto tem na água que irás utilizar para as TPA's e aproveitas fazes uma (possivelmente será a forma mais fácil de os baixar). Olá Se esse aquário acabou de ser montado, donde vem o NO3 a 25ppm?... Será que a água que usaste (torneira?) tem nitratos? Abraços Tony é possível, sim.. Viva, respondendo aos três e aproveitando para vos agradecer os comentários, ontem fiz uma análise à água que utilizei para encher o aquário (torneira) e o resultado de facto parece-me muito semelhante (como sería de esperar ) Ph: 7.2 Kh: 3 Gh: >6 No2: 0 No3: 25 ou talvez seja 10... os testes que estou a usar são as tiras quicktest da sera e o resultado foi este: os valores do No3 são em mg/l e o Gh e Kh em º (graus alemães tanto quanto percebi!?) Imagino que será razoavelmente normal a água da torneira ter valores de No3 de 10 mg/l pelo menos aqui pelo Porto! Quanto à diferença para os 25 mg/l fará sentido que esteja relacionada com ter acrescentado comida a mais? Pelo que tenho lido aqui no forum é aconselhado acrescentar comida durante o ciclo do azoto, mas a verdade é que secalhar posso ter exagerado na dose! De qualquer das formas os valores da água do aquário que registei foram imediatamente após ter plantado as plantas, não é susposto as plantas absorverem o azoto na forma de No3? Para que tenham conhecimento de tudo o que fiz e consigam dar uma opinião mais informada talvez faça sentido dizer-vos que após ter enchido o aquário e posto o filtro a funcionar com Sera Siporax, adicionei também Sera filter biostart que supostamente ajuda a criar a colónia de bactérias. Será possível já ter o ciclo feito? A minha ideia de qualquer das formas é aguardar as 4 semanas até inserir o primeiro peixe, concordam? Mais uma vez obrigado por todas as ajudas e opiniões, Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Abril 11, 2011 Autor Publicado: Abril 11, 2011 Viva! posto novas fotos mais actualizadas do aquário já com as plantas mais crescidas e as pedras colocadas! Lado 1: Lado 2: Topo: entretanto este fim de semana já introduzi os primeiros peixes que é um grupo de guppies, um otocinclus e um limpa-vidros, não quería ter introduzido todos ao mesmo tempo mas como se tratrou de uma oferta acabei por não ter grande solução! As femeas guppy vinham prenhas e já vi uns 3 ou 4 alevins Como preparação e para baixar os níveis de nitratos, na sexta-feira fiz uma TPA de cerca de 15% e vou ter que andar os proximos dias a fazer alguns testes extra para ver se não tenho surpresas desagradáveis!! Correndo tudo bem, daqui a uns dias, estou com ideias de adicionar mais uns companheiros para o otocinclus que neste momento está sozinho e umas coridoras para completar a equipa de limpeza! Depois tenho que pensar e agradeço sugestões, mas estou com ideias de incluir um cardume de neons, platy, molly ou colisas, dependendo essencialmente da sociabilidade com os restantes habitantes do aquário! Amanhã posto umas fotos dos novos habitantes!! ps: como bónus, foram-me oferecidas umas plantas flutuantes muito bonitas e que vão sem duvida ajudar a equilibrar o aquário! abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Abril 13, 2011 Autor Publicado: Abril 13, 2011 Viva! Ontem já chegaram as plantas que encomendei na whaterevolution (Cambomba Caroliniana, Musgo de Java e Eleocharis Parvula) e estive até às tantas a dar uma de jardineiro aquático :D Coloquei a Cabomba Caroliniana ao lado da Bacopa Caroliniana para ajudar a camuflar o termostato, o Musgo de Java preso nas rochas "centrais" de forma a cobrir o "tunel" e criar uma zona acolhedora para alevins ! Finalmente, e até mais para ver até que ponto é que consigo ir sem substracto fertil nem CO2 e com as lampadas Led, tentei plantar a Eleocharis Parvula de forma a no futuro fazer um "relvado"!! Ainda não tenho fotos mas mal tenha actualizo aqui! Conforme prometido ficam as fotos dos novos habitantes que introduzi no aquário neste ultimo fim de semana e que aparentam manter-se de boa saude! A novidade é que as guppy fêmea vinham prenhas e já nasceram 4 alevins que tenho tentado acompanhar a evolução!! Aqui é possível ver as tais plantas flutuantes, alguém as reconhece? Serão suficientes mais dois companheiros para este otocinclus? :!: Este peixe que achei muito bonito foi-me apresentado como sendo um limpa-vidros, alguém sabe o nome correcto? Abraço, Pedro Citar
TonyCh Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 (editado) olá Está tudo muito bonito no teu aquário. Gosto bastante. Quanto às plantas flutuantes, parece-me ser "(P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes". Essa planta assume diversos tamanhos e formatos de acordo com a área onde está inserido. Podes não reconhecê-la olhando para imagens em lagos e espaços grandes pois ela cresce muito. Em aquários fica bem mais pequena e as folhas ficam sem aquelas estrias. Em relação ao otocinclus, eu meti 4. Um deles morreu (parece ser comum com otos nas primeiras semanas de introdução) e fiquei com 3. Aparentam estar de boa saúde e gostam de interagir uns com os outros. Não te esqueças de oferecer vegetais (pepino, courgette, etc) que as algas que tens podem não ser suficientes para alimentar os otos. Essa foto que mostras é do teu? Se sim, parabens. Vieram bem alimentados da loja. Os meus estavam muito magros e com as barrigas encovadas quando chegaram. Agora parecem potes ambulantes heheh. Abraços Tony PS: uai... parece que houve aqui uma substituição automática... não fazia a ideia que era proibida cá em Portugal... seja como for, ela não se da com o meu aquário pois a corrente à superficie é muito elevada e essa planta gosta de águas de pouco ou nenhum movimento. Editado Abril 17, 2011 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jperafita Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 Boa tarde, relativamente ao peixe que pediste para identificarmos, parece-me uma sewellia lineolata, procura na net as imagens desta especies e compara com o peixe, no foto que colocaste não da para entender bem a cor do peixe. Cumprimentos Citar
Tozé Nunes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 Olá Pedro, o teu aquário está muito simples e bonito se possível coloca a flauta do filtro na lateral coloca o setup completo mostra lá esse DIY - Ainda fica a faltar fazer uma "caixa" para passar os tubos do filtro e o cabo eléctrico para o aquecedor nos 10cm de armário extra que "sobram" na traseira do aquário e fazer uma tampa também do mesmo material - Todo o material usado para fazer este armário ficou por cerca de 36€! Se alguém necessitar posso disponibilizar mais pormenores sobre os materiais e da montagem. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
pedrofaria Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 olá Está tudo muito bonito no teu aquário. Gosto bastante. Quanto às plantas flutuantes, parece-me ser "(P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes". Essa planta assume diversos tamanhos e formatos de acordo com a área onde está inserido. Podes não reconhecê-la olhando para imagens em lagos e espaços grandes pois ela cresce muito. Em aquários fica bem mais pequena e as folhas ficam sem aquelas estrias. Em relação ao otocinclus, eu meti 4. Um deles morreu (parece ser comum com otos nas primeiras semanas de introdução) e fiquei com 3. Aparentam estar de boa saúde e gostam de interagir uns com os outros. Não te esqueças de oferecer vegetais (pepino, courgette, etc) que as algas que tens podem não ser suficientes para alimentar os otos. Essa foto que mostras é do teu? Se sim, parabens. Vieram bem alimentados da loja. Os meus estavam muito magros e com as barrigas encovadas quando chegaram. Agora parecem potes ambulantes heheh. Abraços Tony PS: uai... parece que houve aqui uma substituição automática... não fazia a ideia que era proibida cá em Portugal... seja como for, ela não se da com o meu aquário pois a corrente à superficie é muito elevada e essa planta gosta de águas de pouco ou nenhum movimento. Viva Tony, realmente parece-me ser essa planta que identidicaste (já percebi que o nome deve fazer alguma substituição automática por motivos legais ) De qualquer das formas as plantas flutuantes, tal como os peixes, foram-me oferecidas e agora que li um bocado sobre ela, imagino que sejam proibidas por serem uma espécie de praga se inserida num lago ou num rio, coisa que não tenciono fazer claro! No meu aquário elas tendem a ficar restringidas a uma zona da superficie onde não chega a corrente proveniente da flauta de saida e para já parecem estar a aguentar-se, tendo já servido de refúgio para alevins recém-nascidos! Quanto ao otocinclus, a foto é realmente do meu, mas como expliquei não foi comprado numa loja, foi oferecido por um elemento do forum que se vai dedicar a outras espécies! Entretanto quando já tiver o aquário mais estável, vou comprar mais 2 ou 3 otocinclus para fazer companhia a este. Imagino que devido a ter inserido tantos peixes ao mesmo tempo num aquário novo, desde a passada quinta-feira que estou com valores bastante altos de nitritos e nitratos e tenho vindo a fazer TPAs diárias de pelo menos 10% para manter, dentro do possível, a água com valores menos tóxicos! Alguma sugestão adicional? Entretanto já nasceram mais alguns alevins de Guppy que neste momento formaram um cardume de uns 15 (pelo menos!!) o que me tem aumentado a preocupação em relação à qualidade da água vs quantidade de alimentação! Achei muito interessante porque inicialmente eram uns 3 ou 4 e normalmente estavam separados e escondidos em duas ou três zonas do aquário, e agora que já começam a ser muitos alevins, juntaram-se todos e formaram um cardume de pequenitos, curiosamente até numa zona bastante exposta!! Um grande exemplo de que a união faz a força porque mesmo quando alguns dos guppy adultos se aproximam do cardume para fazer alguma investida, eles reagem logo como um todo!! Inicialmente eram 2 ou 3 assim normalmente debaixo da HZ ou "debaixo" de alguma pedra: Agora já são uns 15 assim todos juntos numa zona "despovoada" junto ao fundo (não estão todos nitidos mas dá para ter uma ideia : Espero que consiga manter a qualidade da água aceitável e que estabilize rápido, alguém faz ideia de quanto tempo será necéssário até à colonia de bacterias ser "suficiente"? Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 Boa tarde, relativamente ao peixe que pediste para identificarmos, parece-me uma sewellia lineolata, procura na net as imagens desta especies e compara com o peixe, no foto que colocaste não da para entender bem a cor do peixe. Cumprimentos Viva jperafita, tinham-me indicado que era um Beaufortia Leveretti e pelas fotos que vi na internet até me pareceu plausível mas vê lá estes closeups! :D Visto de lado: Visto de baixo! É mais para o castanho/esverdeado! É um peixe que acho muito bonito por ser diferente! Bastante timido e costuma estar agarrado aos vidros ou às pedras, mas quando se quer deslocar fa-lo com uma velocidade estrondosa!! Abraço, Pedro Citar
pedrofaria Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 Olá Pedro, o teu aquário está muito simples e bonito se possível coloca a flauta do filtro na lateral coloca o setup completo mostra lá esse DIY Viva Brancaman, obrigado, esta montagem tem dado muito trabalho mas estou a ficar contente com os resultados! Este fim de semana tivemos que refazer a estrutura da tampa que estava em madeira e já se estava a desfazer por causa da humidade como era previsto! Mas para grandes males, grandes remédios e desta vez refizemos a estrutura da tampa em aluminio(não a tampa em si onde estão agarradas as lampadas, porque já foi feita em acrilico de 5mm que é muito resistente ao peso dos gatos e também à humidade). O aspecto da montagem da estrutura da tampa: No final foi só necessário rebitar a dobradiça da tampa e forrar o exterior com papel autocolante com aspecto de madeira! Deu bastante trabalho, mas agora ficou bem! Quanto à flauta, o que entendes por lateral? é que na disposição meu aquário é complicado definir "a lateral" eheheh. A flauta de saida ficou naquela posição porque é maior do que os lados mais pequenos do aquário que só tem 30 cm! Já pensei foi em duas alternativas: 1. Retirar ou furar a tampa que tem na ponta da flauta de forma à agua também fluir em direcção ao lado mais pequeno e criar alguma agitação nessa área tendencialmente mais calma, o que até diminuia o fluxo de água que vai de encontro à parede oposta à flauta que é bastante forte! 2. Aumentar o tubo de ligação que liga à flauta e puxa-la mais para perto da parede oposta ao local onde é feita a entrada de água para o filtro! O que acham? Sugestões alternativas são bem vindas! Brancaman, julgo que já tenho o setup descrito nos meus posts iniciais, achas que falta alguma coisa? Abraço, Pedro Citar
jperafita Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 Viva jperafita, tinham-me indicado que era um Beaufortia Leveretti e pelas fotos que vi na internet até me pareceu plausível mas vê lá estes closeups! :D Visto de lado: Visto de baixo! É mais para o castanho/esverdeado! É um peixe que acho muito bonito por ser diferente! Bastante timido e costuma estar agarrado aos vidros ou às pedras, mas quando se quer deslocar fa-lo com uma velocidade estrondosa!! Abraço, Pedro é possivel que seja essa espécie que referiu, sinceramente não a conheço, as cores apresentadas nas fotos é um pouco diferente das Sewelia, por isso o meu palpite deve mesmo estar errado Citar
Tozé Nunes Publicado: Abril 19, 2011 Publicado: Abril 19, 2011 Este fim de semana tivemos que refazer a estrutura da tampa que estava em madeira e já se estava a desfazer por causa da humidade como era previsto! Mas para grandes males, grandes remédios e desta vez refizemos a estrutura da tampa em aluminio(não a tampa em si onde estão agarradas as lampadas, porque já foi feita em acrilico de 5mm que é muito resistente ao peso dos gatos e também à humidade). No final foi só necessário rebitar a dobradiça da tampa e forrar o exterior com papel autocolante com aspecto de madeira! Deu bastante trabalho, mas agora ficou bem! o pessoal quer é fotos com os pormenores, sff Quanto à flauta, o que entendes por lateral? é que na disposição meu aquário é complicado definir "a lateral" eheheh. A flauta de saida ficou naquela posição porque é maior do que os lados mais pequenos do aquário que só tem 30 cm! Já pensei foi em duas alternativas: 1. Retirar ou furar a tampa que tem na ponta da flauta de forma à agua também fluir em direcção ao lado mais pequeno e criar alguma agitação nessa área tendencialmente mais calma, o que até diminuia o fluxo de água que vai de encontro à parede oposta à flauta que é bastante forte! 2. Aumentar o tubo de ligação que liga à flauta e puxa-la mais para perto da parede oposta ao local onde é feita a entrada de água para o filtro! O que acham? Sugestões alternativas são bem vindas! Na minha opinião e para melhorar a circulação de água em todo o aquário deverias optar por uma destas hipoteses: 1- cortar a flauta de maneira a caber no vidro do lado da parede 2- retirar a flauta e por o tubo a apontar para o vidro oposto Brancaman, julgo que já tenho o setup descrito nos meus posts iniciais, achas que falta alguma coisa? falta algo tipo isto: Setup: Medidas dos vidros Filtragem- Aquecimento - Iluminacão - CO2 - Hardscape: Substratos: Flora: Fauna : Fertilização PH/GH/etc Alimentação: Tpas a verdade é que tu foste pondo alguns destes dados nos teus posts anteriores, mas a informação está muito dispersa, o melhor era estar concentrada num só local. Quanto à planta flutuante ajudava se mostrasses a planta de cima. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
TonyCh Publicado: Abril 19, 2011 Publicado: Abril 19, 2011 Imagino que devido a ter inserido tantos peixes ao mesmo tempo num aquário novo, desde a passada quinta-feira que estou com valores bastante altos de nitritos e nitratos e tenho vindo a fazer TPAs diárias de pelo menos 10% para manter, dentro do possível, a água com valores menos tóxicos! Alguma sugestão adicional? Epa, talvez seja crucificado por isto mas o "Seachem prime" garante anular a toxicidade da amonia e existem imensos relatos que, de alguma forma, também reduz ou elimina a toxicidade dos nitritos. Só falo nisto porque quando introduzi os primeiros peixes, tive um pico de amonia seguido de 1 semana de nitritos altos! Segundo o que li, os peixes deveriam ter morrido ou sofrido danos nas guerlas (observável por terem guerlas afastadas do corpo - sinal de dano de nitritos) no entanto, apliquei desde o primeiro dia o tal prime e nada... peixes não mudaram de comportamento, tudo a aparentar estar em ordem e pronto... passado mais de um mes e depois de todos os valores estabilizados, não morreu nenhum peixe no processo. Se foi graças ao "prime" não sei mas que se safaram todos, la isso safaram. Faz uma pesquisa por "Seachem Prime" e tira as tuas conclusões. Quanto à flauta, o que entendes por lateral? é que na disposição meu aquário é complicado definir "a lateral" eheheh. A flauta de saida ficou naquela posição porque é maior do que os lados mais pequenos do aquário que só tem 30 cm!Já pensei foi em duas alternativas: 1. Retirar ou furar a tampa que tem na ponta da flauta de forma à agua também fluir em direcção ao lado mais pequeno e criar alguma agitação nessa área tendencialmente mais calma, o que até diminuia o fluxo de água que vai de encontro à parede oposta à flauta que é bastante forte! 2. Aumentar o tubo de ligação que liga à flauta e puxa-la mais para perto da parede oposta ao local onde é feita a entrada de água para o filtro! O que acham? Sugestões alternativas são bem vindas! Eu parti a cabeça com isso e não chegava a nenhuma solução aceitável. Tenho um aquário de 63L brutos e um filtro eheim ecco pro 130 de 500l/h de débito. A juntar ao problema, o meu substrato é areia fina branca de silica... imagina o que acontecia nos primeiros dias... isso mesmo. A areia voava de um lado para outro. Inicialmente reduzi o caudal de saida mas não queria sacrificar a capacidade de filtragem. Se tinha comprado um filtro de 500l/h porque é que deveria usar so 100l/h? Não me entrava na cabeça. Além disso, cada vez que mexia no filtro, nunca conseguia por o caudal exactamente como estava antes e isso irritava-me (sou um perfeicionista). Primeiro montei um chuveiro na parte de tras do aquario a apontar para a frente. A corrente diminuiu um pouco mas no dia a seguir tinha sempre o desenho de "ondas" no substrato e metade da areia mudava de sítio. A minha segunda tentativa foi colocar o chuveiro na lateral do aquário... tinha lógica porque assim os jactos tinham que percorrer 60cm até bater no vidro e fazerem remoinho em vez dos anteriores 30cm. Outra vantagem é que o chuveiro practicamente não se vê quando montado no vidro lateral. Acontece que mesmo assim, a areia era movida. Não era muito mas o suficiente para me irritar porque alterava o aspecto do aquario ao longo da semana. A terceira tentativa foi aumentar a furação das saidas do chuveiro. Passei de 2.3mm cada para 3.5mm (usei berbequim de mão) e acrescentei uma fileira no chuveiro (tipo um U deitado). Ficou tão bom que a corrente desapareceu por completo... agora tinha uma filtragem de 500l/h mas poucas trocas gasosas e os meus peixes punham-se de frente para o chuveiro a tentar apanhar a "brisa". Por último, voltei a remover a segunda fileira do chuveiro ficando apenas com um chuveiro de 5 furos com 3.5mm cada e posso dizer que está perfeito... agita a água como quero, não é suficiente forte para, passados 60cm, conseguir mexer a areia mas os peixes estão a adorar. Já não mexo no caudal (está sempre no máximo), a água da superficie esta a ser bem remexida e o substracto não. Portanto, o meu conselho é... vai brincando com esse chuveiro até chegares ao resultado que pretendes. Não reduzas o caudal de saida... para isso tinhas comprado um filtro mais baratucho não é? Se tens boa capacidade de filtragem, utiliza-a! Já agora, eu montei a entrada do filtro mesmo ao lado do chuveiro. porque? Porque por observação directa, notei que a água sai em jacto do chuveiro, atravessa o aquário, bate no vidro, enrola e desce para o nivel do substracto, atravessa novamente o aquário e, só depois, é aspirado pela entrada do filtro. Se a entrada estivesse do lado oposto do chuveiro, era logo absorvida quando saisse do chuveiro e a circulação seria menor. Espero que isto te ajude Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
pedrofaria Publicado: Abril 21, 2011 Autor Publicado: Abril 21, 2011 Viva! o pessoal quer é fotos com os pormenores, sff Então aqui vão uma fotos dos pormenores do móvel e da tampa! O móvel foi todo feito com aglomerado de madeira comprado e cortado no leroy ! Basicamente é uma caixa feita com aglomerado de 8mm completamente aparafusado com costas e uma divisória vertical para garantir a resistência! Do lado esquerdo ainda estou a pensar fazer uma prateleira para arrumação extra, ainda desse lado dá para ver as torneiras que comprei para fazer mais um DIY, monta-las no filtro Eheim e ver se torneiras de 2€ fazem o mesmo efeito de torneiras de 50€ . Do lado direito fiz um buraco na lateral para entrar a a extensão eléctrica e no topo fiz 2 buracos para passar os tubos do filtro e um terceiro para passar os fios eléctricos da iluminação e termostato. O aspecto com as portas fechadas. O módulo do lado direito do armário é mais uma "caixa" aberta em cima e em baixo, no mesmo material e o propósito é essencialmente estético para camuflar todas as tubagens e fios. Quanto à tampa, tal como disse foi refeita neste ultimo fim de semana porque a base era em madeira e começou a inchar e apodrecer muito rapidamente. A tampa em si mantive-a porque já era feita em acrilico e manteve-se impecável como era esperado. Na foto abaixo dá para ver uma segunda camada de acrilico que aparafusei à tampa para dar mais rigidez (por causa do peso dos meus gatos ) e para fixar a luminária com lampadas LED DIY A base da tampa foi refeita em perfil de aluminio rebitado e tanto a base como a tampa foram forradas a papel autocolante a imitar madeira (ainda não encontrei a cor ideal por isso para já ficou preto com veios de madeira). Pormenor da tampa onde dá para ver a luminária DIY e também a passagem dos tubos do filtro para a parte debaixo do móvel pela tal "caixa" Quanto à planta flutuante ajudava se mostrasses a planta de cima. aqui vão elas (são duas plantas diferentes)! Quanto ao setup e, para que fique mais conciso e organizado, o que tenho é o seguinte: Medidas dos vidros: 80*40*30cm - cerca de 96litros brutos Filtragem- Eheim 2213 - 440l/h Aquecimento - Juwel de 100w Iluminacão - 2*T8 Led equivalente a 2*20w - lampadas de 6500k e 680lm Output Lumens cada. CO2 - sem co2 (para além dos peixes ) Hardscape: pedras de xisto Substratos: areão grosso vulcânico (sem substracto fértil) Flora: Bacopa Caroliniana, Valisneria Spirallis, Heteranthera Zosterifolia (HZ), Cabomba Caroliniana, Musgo de Java e Eleocharis Parvula Fauna : 10 Guppys adultos, 1 Beaufortia Leveretti, 1 Otocinclus Fertilização: Até ao momento sem fertilização mas já encomendei o Bundle Aquili fertilizante liquido + pastilhas Características actuais da água (julgo que já estará finalmente a finalizar o ciclo!) PH: 7.2 KH: 6 Gh: >6 No2: 5 No3: 100 Alimentação: Sera Vipan, Sera Vipan Baby, Sera Vipagran e pastilhas de colar no vidro Tpas: Ultimamente e por causa dos valores exageradamente altos de nitritos e nitratos tenho feito TPAs de pelo menos 10% diariamente Qualquer duvida extra dos DIYs ou do resto estão à vontade!! Abraço, Pedro Citar
Recommended Posts