residence Publicado Janeiro 24, 2005 Publicado Janeiro 24, 2005 Oi pessoal ! Daqui Coimbra- Portugal Recentemente apaixonei-me pela ideia de construir um lago. Começei por pensar em lago de lona, mas a trabalheira de cavar, depois o risco de furar a lona e o risco de algum miudo cair lá dentro... (esta razão pôs a ideia fora de hipótese ) Prefiro gastar mais um pouco e mandar fazer um projecto de tanque elaborado por mim... Sou um completo amador e os meus únicos conhecimentos são de muitas horas a queimar a pestana à frente do PC na Net (mesmo assim pouco aprendi ) Estou a pensar construir um tanque para carpas lá para o Verão (corrigo mandar fazer... que a minha habilidade para pedreiro é bastante reduzida ), mas como isto requer um plano com antecedência, principalmente para amadores, resolvi postar aqui um diagrama ultra-simples e fora de escala para iniciar umas perguntas, que se irão multiplicar... Agradeço desde já quem me possa ajudar Estou a pensar fazer 2 tanques em que a água de um cai para a do outro. O primeiro tanque será só para peixes (provavelmente carpas ou Koi) e o segundo para plantas e eventualmente alguma fauna resistente que ajude na limpeza do tanque. As medidas dos tanques serão mais ou menos: Tanque 1- 2,5m x 1,5m x 1,0m Tanque 2- Em L com o lado maior com 2,5m x 2,0m x 1,0 m Pensei em por duas bombas submersas (uma em cada tanque) cada uma a bombear para um filtro Dry Wet caseiro e ambos os filtros a retornar a água por gravidade para o tanque 1 Ocorrem-me cerca de 2357 dúvidas , mas vou começar por pôr só algumas. 1- Acham que o tanque com plantas (tanque 2) servirá para a filtragem de plantas do tanque 1? A intenção é os peixes não terem plantas para "estragar" no tanque 1 sujando de forma desnecesária o tanque(quando muito um refúgio pequeno).Será que os peixes ficarão "infelizes" sem plantas? 2- O que acham da escapatória no fundo do tanque 1 (com torneira para trocas parciais e vazar o lago em emergência sem recorrer a bomba ou balde ) 3- Não faço a mínima ideia de como fazer a tubagem das filtragens dentro dos tanques (mesmo nenhuma...). Não sei as medidas certas dos tubos... como se devem fazer ligações... se são precisas válvulas ou sifões... 4- Costumo ver sempre esquemas com tubos de PVC. Será possível fazer com mangueiras? (mais flexíveis e mais fáceis de substituir e se transparentes mais fácil/e detectável a sujidade), quais as desvantagens? Os tubos de PVC não entopem? 5- A bomba submersa é menos ruidosa que uma esterna? 6- A bomba deve funcionar a "sugar a água directamente do tanque ou existe tubagem antes da bomba? Para já não quero alargar muito mais Com a vossa contribuição estou certo que vou conseguir! Como retribuição prometo abundantes fotos da obra logo desde que ponha mãos à obra :D PS- Estou bem ciente que a maioria das questões são bem triviais... peço desculpa por isso.. se quiserem apontar links onde estejam explicadas agradeço támbem bastante Coloquei estas quetões em vários fóruns e se algum me responder porei aqui tb as respostas. O intercâmbio é sempre bom :D
residence Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 Esqueci-me A altura do tanque 2 é de 50 cm.
RCorreia Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 Oi residence, fico muito contente por mais uma vez ver que existe, bastante gente interessada em carpas koi, e na sua manutenção em lagos de jardim. 1- Acham que o tanque com plantas (tanque 2) servirá para a filtragem de plantas do tanque 1? A intenção é os peixes não terem plantas para "estragar" no tanque 1 sujando de forma desnecesária o tanque(quando muito um refúgio pequeno).Será que os peixes ficarão "infelizes" sem plantas? Sim poderás utlizar o segundo tanque, para manteres plantas que te ajudarão a retirar nutrientes da água proviniente das koi, para essa função poderas utilizar espécies como o Lotus, os nenufares, jacinto de água ou a alface aquatica, plantas estas que têm ainda a vantagem de florir em cores espetaculares.Se colocasses plantas no tanke das koi elas iriam inclui-las na sua dieta alimentar, e diminuir tambem a cristalinidade da água, essencial para se apreciar devidamente as cores numa koi. 2- O que acham da escapatória no fundo do tanque 1 (com torneira para trocas parciais e vazar o lago em emergência sem recorrer a bomba ou balde ) Penso que não perdes nada em faze-lo, para te livrares da acumulação de lodos no fundo do primeiro tanque, as peças existem todas em pvc, é so montar, antes de pores o cimento 3- Não faço a mínima ideia de como fazer a tubagem das filtragens dentro dos tanques (mesmo nenhuma...). Não sei as medidas certas dos tubos... como se devem fazer ligações... se são precisas válvulas ou sifões para saberes que tipo de tubagens vais utlizar, convem primeiro escolheres a bomba que vais utilizar, pois precisas de saber os diametros da boca de saida, se existem peças de redução para mangueiras que sejam compativeis com a bomba, torneiras de regulação de caudal, etc. 4- Costumo ver sempre esquemas com tubos de PVC. Será possível fazer com mangueiras? (mais flexíveis e mais fáceis de substituir e se transparentes mais fácil/e detectável a sujidade), quais as desvantagens? Os tubos de PVC não entopem? Poderás fazer com pvc, ou mangueira anti dobra, de preferencia preta, para que não cresçam algas no seu interior. 5- A bomba submersa é menos ruidosa que uma esterna? A submersa e de certeza a mais silenciosa, com volume de caudal que nalgumas marcas alcança os 10.000 l/h 6- A bomba deve funcionar a "sugar a água directamente do tanque ou existe tubagem antes da bomba? Na boca de entrada da bomba deverá apenas existir, um pre filtro mecanico, na maior parte das marcas ja vem incluido, evita tb a entrada de pequenos peixes ou objectos, para dentro da turbina. Esqueci-me A altura do tanque 2 é de 50 cm. Eu aconselharia-te no minimo 80 cm e no máximo 100cm. Para os nenufares e lotus, esta é a profundidade aconselhada, ao seu correcto desenvolvimento. Tanque 1- 2,5m x 1,5m x 1,0m 1 metro de profundidade é o minimo aconselhado para koi, eu faria o tanque com pelo menos 1,5 metros de profundidade assim evitarias, problemas de temperatura, mesmo que nalgumas noites a temperatura descesse abaixo de 0º C. cumps, Rui Correia Rui Correia
caotropheus Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 Olá Residente O Correia avançou com muitas ideias já eu vou apenas completar com alguns projectos que tenho para a construção de um lago para mim. A tua ideia do tanque desnivelado é bastante boa em especial para a oxigenação da água. Não é muito mas ajuda. Quanto à canalização da água existe tudo feito. Em primeiro lugar, para além do cimento, usa apenas plástico. Filtros em plástico, canos em plástico, matéria filtrante em plástico, etc. Existem equipamentos de irrigação todos feitos incluíndo canos com dimenões que vão de 16 mm a mais de 100 mm de diametro. POdes também fazer as ligações com mangeira flexível, mas este tipo de mangueira limita muito o tipo de ligação que podes usar. O tipo de ligações que podes fazer podes encontrar em estabelecimentos especializados em rega para agricultura e existem todos os tipos, formas e medidas. O preço pode ser um pouco elevado para um pouco de plástico, mas nunca se destroem em uso normal. Quanto a mim, podes usar apenas 1 filtro que é suficiente. Como matéria filtrante usa rede de ensombramento. Vai a um estabelecimento que vende redes de ensombramento e pede os restos. O preço vai ser muito mais barato. quanto à bomba, proponho que compres algo profissional e que te dê caudal, não pressão. Existem muitas marcas e saem-te mais baratas se comprares uma bomba para fiz domésticos ou semi industriais, tipo Grundfos ou algo do género. Numa zona agrícola não faltam negócios que vendem bombas de todos os tipos. Tens 2 tipos de bombas que podes usar. mergulhado na água ou exterior. Mergulhado na água poupa-te algumas dores de cabeça que é a ligação hermética de tanque para o exterior. Se a bomba estiver no exterior, a assintencia é mais fácil. Tu decides e segue as indicações dos profissionais. Quanto às marcas escolhe algo alemão, americano, nordico. Escolhe uma bomba com um caudal igual a 4 ou 5 vezes o volume total de água dos tanques. A bomba pode ser cara, mas os teus netos ainda a deverão usar. quanto à canalização, planea tudo para enterrar, ou ir junto ao piso, para não se ver. Junto ao filtro, sobes o cano até à saída para o filtro. O diametro do cano até ao filtro é estipolado de acordo com o diametro de saída de água da bomba. Para filtro podes usar um reservatório que por vezes se vê para transporte de líquidos que tem 1 m3 estão apoiados em cima de um estrado, e têm uma armação de metal à volta para não se rasgarem. Tens que abrir um furo para a saída da água do filtro, pelo menos 4 vezes o diametro do tubo da bomba que leva a água, para não entupir. Quanto à construção geral do tanque, sugiro que faças 2 torneiras, uma a meia altura dos tanques para esgotar a água até determinado ponto e uma no fundo dos tanquesno local de maior profundidade. Isso implica construir o fundo en declive. Se tiveres uma toorneira para esgotar o tanque a partir do fundo, tens que construir o tanque pais alto do que o solo, para a água sair, ou então colocar a torneira a alguns metros do tanque num ponto mais baixo do que o fundo do tanque. Lógico todas as ligações tanque - torneira são feiras através de um tubo. Este projecto está descrito em linhas gerais. Aos poucos e poucos, de acordo com as dúvidas vamos falando
residence Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 Genial! Já fui colocando estas questões a contar com um "delay" nas respostas de alguns dias a semanas. Mas a eficácia foi tremenda! :D No espaço de uma noite de sono encontro duas respostas ultra-completas e uma mensagem particular. Muito obrigado!Muitas dúvidas já estão esclarecidas. Já agora... A altura do tanque 2 não queria manter a mais de 50 cm de linha de água por uma questão de segurança. Tenho um sobrinho que é um reguila e 80 cm já lhe passa por cima . Será que não é suficiente para outras espécies de plantas mesmo que infelizmente não sejam tão bonitas? O tanque 1 tb queria ter com 1,0 m de linha de água pelo que o tanque em si deverá ter mesmo os tais 1,5 m. Gostei da ideia das duas torneira a níveis diferentes :D Bem prático... Quanto às bombas: 1- Se comprar bomba que dê caudal e não pressão será que bombeia os cerca de 2 metros até ao cimo do filtro? 2- Quanto a usar só uma bomba... Acho que por uma questão de segurança prefiro duas... e assim enquanto faço a manutenção de um filtro o outro pode estar sempre a funcionar. A menos que haja desvantagens 3- Pergunta para quem mora em Portugal: As tubagens e afins já sei que encontro com facilidade.. e as bombas? qual o melhor sítio para comprar? Lojas de aquários... grandes superfícies... Mestre Maco ou semelhante? 4- também já tinha lido que o débito da bomba deverá ser 4 a 5 vezes o volume de água... Como o tanque 1 deverá ter ums 4.000 litros e o tanque 2 uns por 1.500 litros. Será que duas bombas de 10.000 lph serão suficientes 5- E preços? As tubagens é o que for... Mas e a bomba submersível? Não quero comprar uma coisa que se estrague. Mas tb não quero ser enganado Quanto acham que é razoável pela bomba de 10.000 lph que bombeie a 2,5 metros? Está feita a sugestão de material alemão, nórdico ou alemão. Será que sai mais barato mandar vir essas coisas pela Net? Sugestão de marca? Como disse o tanque é só para daqui a uns meses... Estou a ver que daqui até lá vou ter um projecto 5 estrelas que não precise de ser desmontado :D A propósito. Alguém têm sugestão de site com explicações sucintas sobre desenho técnico, para que o pessoal do site me entenda melhor (e posteriormente o empreiteiro também...) Acredito que estas perguntas básicas tb sirvam de incentivo para outras pessoas se iniciarem nestas lides e Portugal fique com jardins mais bonitos... mais peixe e menos couve eheheh Com as vossas sugestões vou actualizando o esquema e vou postando aqui Aquele abraço...
residence Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 e já agora... Onde consigo arranjar Koi em Portugal, de boa qualidade Quanto posso esperar pagar por um exemplar. Sei que o preço varia muito. Quando vi por aí num fórum (não sei se foi aqui) que o mais caro foi vendido por 36.000 Euros fiquei um pouco preocupado . Por favor digam-me que os peixes não vão custar mais que o tanque Um abraço para todos!
RCorreia Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 A altura do tanque 2 não queria manter a mais de 50 cm de linha de água por uma questão de segurança. Tenho um sobrinho que é um reguila e 80 cm já lhe passa por cima . Será que não é suficiente para outras espécies de plantas mesmo que infelizmente não sejam tão bonitas? Como vi no esquema que fizeste, folhas de nenufar, presumi que fosse uma planta que quisesses manter, sendo assim poderas manter flutuantes sem qualquer dificuldade, jacintos de água e alfaces aquáticas :D no tanque 1 também (palavra corrigida) queria ter com 1,0 m de linha de água pelo que o tanque em si deverá ter mesmo os tais 1,5 m. Se o teu problema é não conseguires verr bem os peixes por estar o tanque a 1,5 metros de altura, fazes uma fundação de 50 cm no terreno e continuaras a ter o tanque a 1 metro. Maior parte dos tanques para koi construidos na Inglaterra rondam os 2 metros de profundidade, mas a decisão é tua, Coimbra, deve ter umas belas geadas de Inverno, pois fica no vale do Mondego. 1- Se comprar bomba que dê caudal e não pressão será que bombeia os cerca de 2 metros até ao cimo do filtro?Tenho uma Powerjet 5000 da Laguna, faz 6000l/h na cota zero e a 2,2 metros de altura, ainda la chegam uns 2500 l/h, esta bomba consegue elevar a água até 4 metros. 2- Quanto a usar só uma bomba... Acho que por uma questão de segurança prefiro duas... e assim enquanto faço a manutenção de um filtro o outro pode estar sempre a funcionar. A menos que haja desvantagens Não fazes a minima ideia do preço de cada uma, pois não? , eu mando-te por mp Sites???, vou ver se encontro aqui alguns , depois ponho o link cumps, Rui Correia Rui Correia
residence Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 Muito obrigado pelas sugestões... Realmente desenhei umas folhas de nenúfar porque não consegui desenhar mais nada Foi o que me lembrei... Obg pela msg pessoal com respostas muito úteis. Realmente ao preço de cada bomba, usar só uma começa a parecer-me uma hipótese mais razoável , mas será que vou ter filtragem suficiente? só com uma bomba digamos de 10.000 lph? Estou a pensar modificar no projecto o tanque 2 de modo a ter uma área menos funda para vasos (aí 20 cm), e área pantanosa que não sei como se faz (mas vi resultados em fotos e fica mesmo muito bem). O que acham? será que prejudica a filtração do lago?
David Lucas Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 podes comprar koi em Alcobaça. ve em www.koi-karp.com O meu grandão!http://www.aquariofi...showtopic=72202
caotropheus Publicado: Janeiro 24, 2005 Publicado: Janeiro 24, 2005 Olá mais uma vez Residence. Uma bomba de 10000 l/h pode ser um pouco cara. Penso que poderás reduzir o caudal à saída da tubagem para o filtro para uns 6000 l/h, logo podes reduzir a dimensão da bomba e a quantidade de €. Tudos os tubos e ligações que referi existem em Portugal. Procura por exemplo na net ligações rápidas sob o nome "Plasson"
residence Publicado: Janeiro 24, 2005 Autor Publicado: Janeiro 24, 2005 Belas sugestões.. Obrigado Vou investigar todas estas novas possibilidades
residence Publicado: Janeiro 27, 2005 Autor Publicado: Janeiro 27, 2005 Entretanto pesquisando por sites relacionados reparei que alguns recomendam a filtração por bottom drainers (tipo ralo de banheira ). Alguém têm experiência com isto? A ideia parece-me boa mas ao mesmo tempo complicada e potencialmente dispendiosa, bem como difícil de arranjar em caso de entupimento dos canos ou assim. Vantagens?/desvantagens? Já agora... Vi num site umas bombas submersíveis da marca Atman a preços bem convidativos. Alguém sabe alguma coisa sobre a qualidade delas? e outras marcas, ou sites onde possa pesquisá-las? Agradeço a ajuda. Um abraço ao pessoal todo do fórum que têm sido muito prestáveis.
residence Publicado: Janeiro 27, 2005 Autor Publicado: Janeiro 27, 2005 Outra questão... Costumam usar reservatórios para repousar a água antes de pô-la no lago ou usam directãmente da rede para compensar a evaporação e para trocas parciais? Alguém têm sistema de reposição automática de água? Como funciona? Cumprimentos cordiais
residence Publicado: Maio 11, 2005 Autor Publicado: Maio 11, 2005 O projecto está em fase de desenho em 3D e já levou muitas alterações. Quando tiver mais disponibilidade de tempo colocarei aqui para ser comentado. Obrigado pelo interesse. Abraço Noel
Pedro Nunes Publicado: Agosto 4, 2005 Publicado: Agosto 4, 2005 Agosto.........e lago.......nem sinal.... Como vai o projecto?
Tioayres Publicado: Setembro 27, 2005 Publicado: Setembro 27, 2005 O projecto está em fase de desenho em 3D e já levou muitas alterações.Quando tiver mais disponibilidade de tempo colocarei aqui para ser comentado. Ôôô patrício, estou desiludido com a sua pessoa. Muitos opinaram e tentaram lhe auxiliar a materializar o projeto do seu sonho (um lago). Em troca você não dá mais nenhuma satisfação à respeito. Será que desiludiu com algo??? ou simplesmente estava nos "enrolando/enganando" ??? Do Tio de além mar, um abraço a todos; Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres Meu Lago Nº 01 Lago 02 Tio Ayres
andrericardo Publicado: Janeiro 16, 2006 Publicado: Janeiro 16, 2006 Realmente já merecia um update!!
residence Publicado: Janeiro 18, 2006 Autor Publicado: Janeiro 18, 2006 Peço desculpa... A demora na resposta não deve ser interpretada como desrespeito pelos que opinaram em relação a este assunto, e aos quais muito agradeço. Por razões que coloquei num post "ao lado", tive que deixar este projecto de lado, ( até já tinha um projecto em 3D meio feito... )mas já estou a fazer um mais pequeno que postarei aqui. Desta vez não coloco prazos para não desiludir ninguém! Um abraço para todos e boas construções.
valter ricardo Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 entao e esse projeto esta andar? tem estado uns dias bons para avançar.
Recommended Posts