Meu Nano Aquario de 33L


diogoreis

Recommended Posts

Boas Pessoal.

Tenho 2 aquario Nano de 33L e decidi fazer um plantado nos 2 aquarios.

O 1º aquario apenas vou apresentar o plano porque vou fazer um de cada vez...=D é melhor ir devagar!!

aqui vão as fotos dos planos.

 

No 1º Aquario tenho 2 ideias. Eu gostava muito fazer o da arvore(pinheiro manso) mas encontrar um tronco daqueles é um cado dificil tal como tratar.

queria usar, tanto num como no outro um tapete de parvula e TALVEZ um pouco de Sagittaria subulata nas zonas perto da arvore... os fertilizantes são o JBL manado e o fertil da tetra.

 

aquario2.png

 

4c62a012ad941.jpg

 

pmhires.jpg

 

 

 

 

No 2º aquario:

 

1º fiz este plano:

aquario1.png

 

depois passei para este:

semttuloooooooooo.png

 

como podem ver vou tulilizar a Hygrophila difformis, a Egeria densa e perto das pedras Sagittaria subulata direita e na esquerda Heteranthera zosterifolia e Sagittaria subulata perto das pedras tambem.

 

 

 

Passo agora as fotos e a informação:

 

 

Montagem 08/03/2011

Dimensões 50x25x25

Volume: 33L

Iluminação: 28W (estou a melhorar esta parte)

Filtragem: Hidom ap-1000L, 8w, 600L/h

Substracto inerte: Areia branca / Pedra / JBL Manado

Substrato fertil: Tetra completesubstrate

Aquecimento: Tetra 75W

 

Fauna: Ainda não tenho os peixes mas penso que uns neons ficava giro.

 

Plantas: Hygrophila difformis, Heteranthera zosterifolia, Egeria densa e Sagittaria subulata.

 

Ph: 7.5 +/-

 

Fotos:

 

07032011285.jpg

 

 

07032011284.jpg

 

 

07032011288.jpg

 

 

07032011290.jpg

 

 

08032011375.jpg

 

 

08032011384.jpg

 

 

08032011385.jpg

 

 

09032011394.jpg

 

 

09032011395.jpg

 

 

09032011402.jpg

 

 

09032011403.jpg

 

 

09032011413.jpg

 

 

09032011416.jpg

 

 

09032011418.jpg

 

 

09032011419.jpg

 

 

09032011420.jpg

 

 

09032011421.jpg

 

 

Ja recebi algumas criticas e vou tentar melhorar alguns promenores =)

mais opiniões são bem vindas =)

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

A minha modesta opinião.

Tens um projecto pensado. Escolheste um tipo de layout difícil de atingir. Os "rios" são sp mais complicados de atingir o efeito 3D desejado e isso em grande parte é conseguido com uma mistura de desníveis do substrato, hardscape e flora. É nesse ultimo capitulo que fico com mais dúvidas que csg aquilo que desejas. Praticamente toda a flora que escolheste é de zona posterior. O aquário é pequeno e qs por exemplo essa disformis crescer vai ficar complicado dar o efeito de profundidade que o layout exige.

 

Vai postando novidades.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

A minha modesta opinião.

Tens um projecto pensado. Escolheste um tipo de layout dificil de atingir. Os "rios" são sp mais complicados de atingir o efeito 3D desejado e isso em gende parte é conseguido com uma mistura de desniveis do substrato, hardscape e flora. É nesse ultimo capitulo que fico com mais dúvidas que csg aquilo que desejas. Praticamente toda a flora que escolheste é de zona posterior. O aquário é pequeno e qs por exemplo essa disformis crescer vai ficar complicado dar o efeito de profundidade que o layout exige.

 

Vai postando novidades.

 

 

Abraços

 

pois amigo ha certas coisas que eu nao pensei, pela mesma razão de ainda ser um principiante. mas começo a perceber =)

 

Aquario com 1 semana.

Fiz umas podas das folhas porque estava uma confusão e estive a arranjar porque umas nao estavam muito fundas.

 

16032011468.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão...passa a disformis para trás junto com a elodea, coloca uma espécie intermédia em termos de desenvolvimento no meio (vê no site da tropica, por exemplo as características e dimensões)e na parte dianteira e entre as rochas umas anubias ou algo do género. vais ver que em pouco tempo o layout melhora.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos, já quaise na 2ª semana começo a ter uns problemazitos de algas que estão a querer aparecer.

 

Estes são os 3 tipos de algas que tem no aquario:

 

- Alga filamentosa

As algas filamentosas crescem nas extremidades das folhas como uma só, até 30 cm. É fácil removê-las utilizando uma escova de dentes, enrolando nela a alga. Excesso de ferro pode ser uma das causas. Seria bom usar fertilizantes de ferro para o substrato, uma vez que esta alga retira-o da água. Plantas saudáveis irão competir com esta alga. Comedores de algas como os SAE e caridina japonica comem-na, assim como os barbos. É muito provável que apareça junta com a alga tipo cabelo.

 

-Alga tipo cabelo

A alga cabeluda forma-se à volta da base das plantas de crescimento lento, no areão e na madeira. Tem uma cor verde/cinzenta. Cresce até 4 cm, às vezes até mais. É fácil removê-la, basta para isso enrolá-la com a ajuda de uma escova de dentes. Alguns aquariofilistas acham esta alga bem-vinda, como um suplemento de comida para os seus peixes. Omnívoros como os peixes anjo (Pterophyllum) ou barbos tomam esta alga como parte da sua dieta se não estiverem sobre-alimentados. Nas correntes de água mais fortes esta alga forma uma espécie de embaraçados, acabando por perturbar o seu crescimento. Todos os comedores de algas ficarão mais do que felizes ao tomarem conta desta alga por si.

 

- Alga castanha

As algas castanhas (diatomos) aparecem mais em aquários com iluminação mais fraca ou em aquários recentes, em que o nitrogénio (N) é baixo e os fosfatos (P) altos, com excesso de ácidos de silicato (?) (SiO2). Luz forte faz com que a alga desapareça, embora ainda possa ser observada nas folhas das plantas mais baixas, com mais sombra (Bacopa australis, Cardemine Lyrata). Pode também ser encontrada no vidro do aquário, areão e na decoração. Pode ser facilmente removida de forma manual, visto ter uma estrutura mole/pegajosa. SAEs, Otos (este peixe-gato entusiasma-se com esta alga) e caracóis podem facilmente manter esta alga controlada. Plantas saudáveis podem prevenir esta alga de se apoderar do aquário.

 

21032011492.jpg

 

É normal aparecer esta alga? tenho que fazer alguma coisa?

 

21032011493.jpg

 

Tenho outra duvida. Eu cortei o cale da egeria densa e da Hygrophila difformis(a planta da foto) para podar, Mas vejo que a parte que eu cortei fica castanha e parece não crescer, estou a fazer algo de errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos!

 

Aqui está uma foto do meu aquario já com 2 semanas

 

 

22032011498.jpg

 

 

 

Estou com uma duvida. Não sei quais fertelizantes liquidos posso comprar, não queria que fossem muito caros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Até agora está tudo normal. teres um pouco de algas é comum, até as plantas pegarem e começarem o seu desenvolvimento em força, vão sempre aparecer umas quantas.

Qt a fertilização, vai a uma loja de aquariofilia e escolhe. Ele hà tantos. Eu, por exemplo, gosto dos da Tropica (tens um de macronutrientes e outro de micros, começas a fertilizar semanalmente e vais ajustando as doses consoante vais verificando as necessidades.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Até agora está tudo normal. teres um pouco de algas é comum, até as plantas pegarem e começarem o seu desenvolvimento em força, vão sempre aparecer umas quantas.

Qt a fertilização, vai a uma loja de aquariofilia e escolhe. Ele hà tantos. Eu, por exemplo, gosto dos da Tropica (tens um de macronutrientes e outro de micros, começas a fertilizar semanalmente e vais ajustando as doses consoante vais verificando as necessidades.

 

Abraços

 

pois ha tantos, aqui é muito caro, mas eu queria mandar vir pela net e por mim eu mandava o mais barato, mas depois sera que é bom? é essa a duvida..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Barato e bom não deve existir. Na minha experiência há alguns dentro dos bons/razoáveis e um pouco caros, isto é, uns euros a mais, o preço esticadinho! Há também os muito bons e muito caros e não dá para todas as bolsas.

Há também os conhecidos pós das farmácias, mas aí não te posso dizer nada, porque tenho poucos conhecimentos sobre isso.

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola,

 

Estive até agora a olhar para 2 imagens par me inspirar e criar uma paisagem apartir delas.

 

1ª- Esta foto eu estou a olhar basicamente para a forma do solo.

 

4c62a012ad941.jpg

 

 

2ª- Esta estou principalmente a olhar para as pedras e para a sua posição e forma, mas tambem copio um pouco a forma do terreno.

 

242ep.jpg

 

 

Estas pedras que usei aqui foram umas que fui apanhar hoje, mas penso que tenho que usar pedras um pouco maiores porque esta planta que vou usar(Lilaeopsis Brasiliensis) têm +/- 6cm de altura.

Envio fotos do aquario como está agora, gostava que me dessem opiniões.quanto as pedras, ja sabem que vão ser meiores!

 

 

23042011027.jpg

 

para terem uma ideia, a ultima pedra da direita tem 7cm

 

23042011028.jpg

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.