1º Malawi Pedido de concelhos e sugestões


Sarocas

Recommended Posts

Ola,

 

estou a fazer um Malawi e gostaria das vossas sugestões e concelhos é o primeiro aqua de ciclideos

 

panorama.JPG

angular.JPG

lateral.JPG

 

o aqua é de 200 litros e esta neste momento a ciclar, os peixes serão

3 caerulus 1 M 2 F

3 hongi 1 M 2 F

3 demasoni 1 M 2 F

 

Espero os vossos comentários e sugestões. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª sugestão: coloca as fotos com um tamanho máximo de 800x600, é que como estão não consigo ter uma ideia geral do aquário, tenho que andar de um lado para o outro :wink: . De cada vez só vejo um quarto do aquário.

Nem todos temos monitores com uma porrada de polgadas :?

 

depois disso poderei dar a minha opinião :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim :lol: algumas até ficaram pequenas demais :oops:

 

No geral não tenho nada a apontar e relativamente à população também não. Eu apenas retiraria os labidochromis caeruleus e substituia pelos saulosi, mas isto são opções e gostos.

 

Uma alteração que eu faria de imediato, até porque esse filtro não vai dar conta do recado, era retirar esse filtro de consola e colocava um filtro externo. Com essa medida não ficavas com esse mono no fundo do aquário.

 

Quais são as medidas do aquário?

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ando a tentar perceber como poderei esconder o "mono", já tinha pensado no filtro externo mas não é possivel para já a alteração.

Tem o bomba de 900L/h que na loja garantiram que seria suficiente (se calhar não :oops: )

Quanto às dimensões tem - 100*40*60

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Sarocas, gosto muito dessas pedras escuras que escolheste, para fazer o layout, na minha opinião retirava as duas pedras calcareas brancas, que destoam completamente, e que não te trarão grande vantagem para a quimica da água, e se possivel colocava ainda mais pedras escuras.

 

Quanto ao filtro por agora desenrasca, mas eu colocaria mais uma cabeça motorizada (powerhead), com o fluxo de água a agitar a superficie, para te aumentar o Potencial redox da água (qualidade da àgua).

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedras calcareas brancas, que destoam completamente, e que não te trarão grande vantagem para a quimica da água,

 

Dá para explicares melhor esta parte sff? :shock:

 

 

 

Agora quanto ao tópico em si....gostei bastante do teu aquario e pessoalmente também gosto que se utilize dois ou 3 tipos de pedras. Quanto à população também estou de acordo com o João, retirava os caeruleus e punha uns saulosi ou uns afra.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e se fizeres um monte com as pedras e tapares o "mono", poderias colocar as rochas calcarias por dentro, assim ficavam escondidas e davam apoio e esconderijos para os peixes.

 

Li em qualquer lado (não me lembro bem onde) que não convinha misturar peixes com cores parecidas pois poderia acontecer hibridação, pergunto isto porque os saulosi não são muito semelhantes aos demasoni que a sarocas escolheu.

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para explicares melhor esta parte sff?  
Oi Riklos

Quanto ao destoar apenas dei a minha humilde opinião, pois penso que quando montamos um aquario de Biotopo, devemos reproduzir o mais fielmente possivel o habitat em que os peixes vivem.

 

Se tiverem paciência para ouvir falar de calhaus......aqui vai

 

 

O lago Malawi e tanganika esta enserido, no complexo litologico do Rift Africano, sendo uma zona de forte actividade sismica e alguma vulcanica, principalmente no passado.

Como alguns devem saber, as rochas eruptivas, podem ser vulcanicas ou plutonicas, dando a origem respectivamente a basaltos e granitos, etc., mas nunca a calcáreos , que são de origem sedimentar, na maior parte das vezes formados por ciclos de invasão e regressão do mar.

Sendo assim, as rochas calcareos não deveram ser muito comuns nos lagos, senão mesmo ausentes.

 

A Alkalinidade da água é mantida pelas águas ricas em sais, dos rios que nos lagos desaguam, e não pelo substrato que o caracteriza.

 

2º Eficácia dos substractos calcarios.

Um aquariofilo que mantenha CA´s, não pode apenas apoiar-se em substracto calcareo para manter o ph/kh do aquario elevado. Areões e rochas calcarias não conseguem manter por si so a água com um valor de ph acima de 7,7. Conchas trituradas, ja possuem formas mais soluveis de carbonato de calcio, pois contêm altas taxas de cálcio e aragonite, mantendo o ph entre os 7,7 e os 7,8.

Se nos lagos o ph varia entre valores de 7,8 e 8,5 (consoante a quantidade de CO2 dissolvida na água), estamos muito aquem do que pretendemos, utlizando rochas calcarias.

A carga orgânica produzida pelos peixes no aquário produz acidos que neutralizam os os bicarbonatos, diminuindo o kh/ph da água, sendo o efeito tampão das rochas calcareas gasto ao fim de algum tempo.

 

Ph´s elevados so são possiveis, com frequentes mudas de água(de preferencia alkalina), para diminuir a quantidade compostos orgânicos, e com a adiçao de Buffers,......se assim não fosse, nos dias de hoje ainda não seria possivel manter fabulosos aquarios de recife, como os de alguns membros aqui do fórum.

 

eu por acaso tenhon a sorte de ter a água da torneira com ph de 7,8.......sempre é menos dinheiro que gasto em buffer

 

 

e se fizeres um monte com as pedras e tapares o "mono", poderias colocar as rochas calcarias por dentro, assim ficavam escondidas e davam apoio e esconderijos para os peixes.  

 

também é uma boa opção.....sempre servem de base

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Era mesmo à química que eu me referia, porque gostos....isso é como o sexo dos anjos :D!

 

Interessantissimo este post :D As tuas explicações estão muito bem fundamentadas e aparentemente fazem todo o sentido.

 

No entanto continuo a ter algumas dúvidas :shock: ... Eh eh! :wink:

 

Que dizes da utilização de areia de coral?

 

Referes a utilização de Buffer's.....bem aqui....eu sou MUITO DESCONFIADO :cry:....a utilizar produtos quimicos para alterar a composição das águas do nosso aquario :D

 

Sei que existem Buffer's no mercado específicos para cada Lago com quantidades de sais semelhantes às que por lá encontramos, mas a realidade é que existem em poucas lojas a nível nacional e ainda custam um bom bocado. Portanto entre utilizar aqueles buffer's mais "normais" para alcalinizar a água ou rocha calcaria/areia de coral, qual preferias?

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No ntanto continuo a ter algumas dúvidas  ... Eh eh!  
também eu.....por isso é que tenho de la ir ver com os meus proprios olhos :lol: ..........vai ser cá um sacrificio :D

 

 

 

Que dizes da utilização de areia de coral?  

 

As vantagens são poucas, pois rocha calcaria ou areia de coral vai quase dar ao mesmo.

Areia de coral, eu proprio tenho, e ja me arrependi, agora para a separar da areia de silica so com uma peneira.......tipo garinpeiro :lol:

A Aragamax fica linda, mas as vantagens em termos de quimica também são poucas, ainda que melhores que o areão de coral

 

 

 

Referes a utilização de Buffer's.....bem aqui....eu sou MUITO DESCONFIADO ....a utilizar produtos quimicos para alterar a composição das águas do nosso aquario  
Se és desconfiado, então não montes um Salgado tão depressa, aquilo precisa é de pó 8) ........Buffers para aumentar o Kh, hidróxido de cálcio "Kalkwasser", para te fornecer cálcio, aumentar o ph e precipitar fosfatos, e isto semanalmente, na água evaporada que tens de repor.

Por isso não te preocupes com os ciclideos, não faças é o que muitos dizem de por sal, so te aumentara o GH e nunca o Kh

 

 

 

 

Sei que existem Buffer's no mercado específicos para cada Lago com quantidades de sais semelhantes às que por lá encontramos, mas a realidade é que existem em poucas lojas a nível nacional e ainda custam um bom bocado. Portanto entre utilizar aqueles buffer's mais "normais" para alcalinizar a água ou rocha calcaria/areia de coral, qual preferias?

 

 

Pois, realmente aqueles da Seachem, ficam caros, eu tenho utilizado embalagens de Kilo da Aquacare Triple Buffer, ficou-me a 19 Euros.

Há quem compre na farmácia e faça a mistura, fica ainda mais barato.

 

Quanto á ultima parte da pergunta , a resposta é , não utlizava nenhuma das duas, pois não te "Alkalinizam", eficientemente a água

 

uzava..................Buffers :lol::lol::lol::lol::lol:

 

Usa a decoração que te der mais prazer, quando olhares para o aquário

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pessoalmente não gosto da decoração 8), parece muito artificial e as rochas brancas ficam muito mal....

 

Tenta colocar as rochas mais para trás, encostadas ao vidro traseiro e deixando espaço para os peixes nadarem.

 

Em relação ao uso de "buffers", aconselho apenas o bicarbonato de sódio...e chega! :lol:

O uso de mais sais só se justifica em aquários de tanganyika devido ao teor muito mais elevado de sais no mesmo, e o pH altissimo (9,0 +/-). Em malawi não me parece justificável o uso de sais, á excepção de bicarbonato de sódio...

 

Se és desconfiado, então não montes um Salgado tão depressa, aquilo precisa é de pó  ........Buffers para aumentar o Kh, hidróxido de cálcio "Kalkwasser", para te fornecer cálcio, aumentar o ph e precipitar fosfatos, e isto semanalmente, na água evaporada que tens de repor

A adição de kalk é o único suplemento usado pela maioria do pessoal do fórum nos seus reef's, em adições diárias (nocturnas) na água de reposição.

Por acaso também uso kalk no tanganyika, mas apenas nas mudas de água e em pequena quantidade.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adição de kalk é o único suplemento usado pela maioria do pessoal do fórum nos seus reef's, em adições diárias (nocturnas) na água de reposição.  

Por acaso também uso kalk no tanganyika, mas apenas nas mudas de água e em pequena quantidade.  

 

isso porque nas tuas TPA´s utlizas água de osmose com sal comprado, que traz o kh adequado para aquário de recife.

Eu tenho de juntar um Kh booster pois utilizo água do mar, que traz perto de 5 dkh, e eu mantenho esse valor a 7 ou 8 dkh.

 

de vez em quando tb ponho uns pozitos de KalK (coisa pouca), mas so com o intuito de proporcionar cálcio, para o correcto desenvolvimento dos peixes............ainda saíam marrecos 8):lol:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

isso porque nas tuas TPA´s utlizas água de osmose com sal comprado, que traz o kh adequado para aquário de recife.
Por acaso também uso água do mar e esta trás, geralmente, uma alcalinidade perto dos 250ppm. Não uso água de osmose + sal nas TPA's excepto caso apareça uma emergência.... 8)

Como poderás comprovar, uma grande parte do pessoal do fórum já utiliza água do mar e não lhe adiciona buffer nenhum.

 

Mas voltando aos ciclideos... :lol:

 

de vez em quando também (palavra corrigida) ponho uns pozitos de KalK (coisa pouca), mas so com o intuito de proporcionar cálcio, para o correcto desenvolvimento dos peixes

 

Eu adiciono kalk todos os dias, na água de reposição (o famoso pinga-pinga) do reef. Porque não fazes o mesmo? Medo de subida de pH, ou referes-te ao malawi? :lol:

Quanto ao tanganyika utilizo apenas quando faço muda de água (TPA), pois não há organismos que consumam cálcio directamente da água excepto os peixes (gluup...gluup) aproveitando o que sobra da água de reposição do reef...que por acaso é mais carbonato do que hidróxido de cálcio....mas enfim...sempre dá uma ajudinha e poupo uns €€ :lol: .

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também uso água do mar e esta trás, geralmente, uma alcalinidade perto dos 250ppm
???????????? 250 ppm, são 14 dkh

os valores de dkh, rondam no oceano, valores de 8 dkh, o que equivale a 143,2 ppm

 

 

 

 

Eu adiciono kalk todos os dias, na água de reposição (o famoso pinga-pinga) do reef. Porque não fazes o mesmo? Medo de subida de pH, ou referes-te ao malawi?  

 

Sim falo do Malawi, no salgado tb uso um pinga pinga DIY.

 

Já te rendes-te também aos Salgados :lol: ,.... até o ppl dos plantados ja são Reefkeepers 8)

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

???????????? 250 ppm, são 14 dkh  

os valores de dkh, rondam no oceano, valores de 8 dkh, o que equivale a 143,2 ppm

Peço desculpa pelo erro...queria dizer, lógicamente, 150ppm.

 

Já te rendes-te também aos Salgados  ,.... até o ppl dos plantados ja são Reefkeepers

 

Yup! :wink:

6 meses com um salgado da costa e 4 meses com um modesto reef. :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- aos restantes intervenientes do tópico, sorry pelo off-topic :roll:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Voc~es já se deram conta da última pergunta do autor/a do tópico?

 

Como esconder o mono :lol:

 

Em vez de responderem à pergunta andam a ver se descobrem qual a melhor seringa para injectar "merdices" nos aquários :wink:

 

hehehehehehehehehehehehehehe :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu por mim escondia-o...num caixote do lixo ou num sotão bem escuro, de onde nunca mais saísse. :lol:

 

Até aconselhava umas couves para tapar, mas com esses ruminantes todos acho que não ia muito longe. :wink:

 

Que tal uma parede em poliuretano, coberto com resina e areia, ou ocupa muito espaço? :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava de uma ideia simples e pratica (e barata), caso contrario acho que seria expulsa de casa.

Acho que terei de pensar a serio no filtro externo daqui a uns meses quando existir mais dinheiro.

Como os peixes estão quase a vir para casa precisava de remediar a situação rapidamente até poder comprar o filtro.

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o assunto dispersou um bocadito.... :roll::wink::lol::)

...sorry

 

Para esconder isso a melhor ideia é mesmo a do Diesel_Car, poliuretano, um bocadinho de areia para dar um aspecto rugoso, e uam camada de resina ou tinta epóxica.

Uns xistos /ardósias ao alto, escondiam em parte o filtro......

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais