Quo Publicado: Maio 24, 2011 Autor Share Publicado: Maio 24, 2011 ola jcd. nao tenho tido tempo. visto que estou a trabalhar, se o pessoal pedir faço um esforço para fotografar. Tirar fotos dos pequenos e' algo extremamente dificil, dado que sao pequeninos e as crias de ciclideos africanos tem bom instinto, escondem-se em qualquer buraco, sao rapidos e dificeis de apanhar. Os africanos tem menos quantidade de filhos que outros peixes, mas sao filhotes de alta qualidade. Os que nasceram estao no aquario de 38L com umas pedrinhas a fazer toquinhas, e mesmo assim apenas posso dizer que tenho CERCA de 6 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 29, 2011 Autor Share Publicado: Maio 29, 2011 (editado) Afinal haviam 8 crias de Cynotilapia afra. No aquário de 38L coloquei também uma cria de Haplochromis latifasciata (a única que consegui apanhar) e 8 Marisa rotula juvenis (fiquei maravilhado ao te-las todas na palma da mão), para comer restos de comida, estão a trabalhar bem. Tudo criado em casa. Apesar disso o aquário está cheio de algas, dado que antes estava exposto ao sol (agora não) que tornam a fotografia difícil. Com o tempo vai ao lugar. zona das pedrinhas para as crias se esconderem, dá para ver 3 pequenos afras A população do aquário atual é a seguinte (algumas crias confirmadas repetidamente foram incluidas, crias no aquario de 38 L não incluidas). Apanhei várias crias de krib, sobram 2 que tem sido esforço inglório, apesar de esforços. Na caça, consegui até apanhar o Garra Hughi perdido no aquário há meses, que era a mesma coisa que apanhar uma agulha num palheiro. Editado Maio 29, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Junho 1, 2011 Share Publicado: Junho 1, 2011 Aquário está muito bonito. Gostei que mantivesses e introduzises mais espécies africas uma vez que não sou fa das misturas, o PH não é o mais importante mas faz parte da natureza do animal e tinhas ai alguns de PH bastante distintos. Pena não ser um aquário maior eu adoro haps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 1, 2011 Autor Share Publicado: Junho 1, 2011 A verdade e' que estou a fazer colecçao de loricarideos noutro aquario (deve ser a esses que te referias, de resto nao estou a ver) e depois os ciclideos como cresceram começaram a dominar o aquario. Alem de que os kribs juvenis, já sem a protecção dos pais, correm perigo. Tambem gostava de um aquario maior para aumentar o numero de ciclideos e de synos, mas nao e' possivel no momento. As crias de hap que nasceram tem aspecto de terem boa qualidade. Sem falhas nas riscas para ja'. Ja os pais estive a escolher, e antes de procriarem a femea dominante tinha falta de qualidade e devolvi-a. Alem de bonitos, as femeas competem pelo macho, fazendo lutas boca-a-boca e essa que tinha falta de qualidade venceu e ia procriar. Tenho que tirar uma foto melhor deste hap macho, agora parece ter barbatanas incandescentes, especialmente se estiver a competir com outro ciclideo africano, que e' quando eles para intimidar o outro, tentam parecer maiores e esticam as barbatanas, fica lindo! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Junho 3, 2011 Share Publicado: Junho 3, 2011 A verdade e' que estou a fazer colecçao de loricarideos noutro aquario (deve ser a esses que te referias, de resto nao estou a ver) e depois os ciclideos como cresceram começaram a dominar o aquario. Alem de que os kribs juvenis, já sem a protecção dos pais, correm perigo. Tambem gostava de um aquario maior para aumentar o numero de ciclideos e de synos, mas nao e' possivel no momento. As crias de hap que nasceram tem aspecto de terem boa qualidade. Sem falhas nas riscas para ja'. Ja os pais estive a escolher, e antes de procriarem a femea dominante tinha falta de qualidade e devolvi-a. Alem de bonitos, as femeas competem pelo macho, fazendo lutas boca-a-boca e essa que tinha falta de qualidade venceu e ia procriar. Tenho que tirar uma foto melhor deste hap macho, agora parece ter barbatanas incandescentes, especialmente se estiver a competir com outro ciclideo africano, que e' quando eles para intimidar o outro, tentam parecer maiores e esticam as barbatanas, fica lindo! Era a isso que me referia . Tens peixes muitos bonitos eu neste momento tb tenho um locarideo no meu aquário mas em breve quando tiver um aquario maior tambem vou apostar nos synos . Mas um do malawi e nao do tanganyka Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 4, 2011 Autor Share Publicado: Junho 4, 2011 Pois. O syno Niassa, já ouvi falar, que sem surpresa é muito semelhante aos do Tanganiyka. já passei a lab para o aquario onde estou a criar afras, passei-a ontem. Hoje é o 18º dia. Suspeito que ela não vai largar como na outra vez. E se largar vai querer po-los na boca. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 5, 2011 Autor Share Publicado: Junho 5, 2011 (editado) Fiz streaping à Lab, ainda é pequena, mas sairam da boca dela 23 crias! para a proxima não faço mesmo nada... se todas sobreviverem vai ser o cabo dos trabalhos para despachar peixes. como ela teimava em não deixar sair nada e depois via na boca dela as crias apertadas, resolvi fazer de parteira. o mais castiço é que haviam crias que não queriam sair de lá de dentro e depois do streap voltavam para dentro, ou durante o streap saiam, mas voltavam para dentro. pelo lado negativo, um dos supostos afras, vendido como tal, que desconfio que não seja... vou verificar o que aquilo é, deve ser um metriaclima ou assim. andou em lutas de boca-a-boca com os meus haps, e o meu macho hap tá com a boca em mau estado. Já estão juntos há meses, mas esse suposto afra, que apesar de ser o ultimo a entrar já tem um territorio consideravel e é na zona em que dou comida... ou seja, o melhor lugar do aquário e não é qualquer peixe que fica com isso. Alem de estar já maior que os verdadeiros afras. atualização de crias no aqua de 38L 23 Lab.caeruleus (contagens continuas) 08 Cyn. afra (confirmado) 01 Hap. latifasciatus (confirmado) no aqua principal (vistas regulares): 02 Lab.caeruleus (confirmado) 02 Hap. latifasciatus (possivelmente existe mais uma) Editado Junho 5, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 10, 2011 Autor Share Publicado: Junho 10, 2011 (editado) O aquário de 38L onde estão a crescer as crias. A água do aquário é originalmente deste aquário Praia Azul e mesmo nas TPAs misturo agua nova com água do aquário principal e tento manter também as temperaturas niveladas, isto para quando mandar as maes para aqui não terem nem elas nem as crias na boca problemas de adaptação. Quando faço a transferencia a femea vem com água do aquário principal. O aquário tem um termoestato 50 W filtro interno 400L/H e luz lED 2W, a limpeza é como disse muito potenciada pelas marisa sp. Toda a bicharada que se vê no aquário nasceu aqui em casa. Ve-se já bem as riscas no pequeno Hap. Ele domina o aquário. Será macho? Pequeno Hap a posar para a foto, rodeado de Afras A femea Hap tem incubado, mas parece que uns dias depois perde as crias/ovos, não se se isso se deve aos ataques do afra ou pseudo-afra Cardume de Labs. Reagem em conjunto como as sardinhas em qualquer sinal de perigo. Não sei se tive alguma baixa, pelas minhas ultimas contagens parece que ainda não. Cardume de Labs Afras - as fotos não fazem jus. As crias de afra são mesmo muito bonitas!!! São lilazes... barbatanas com pontos de azul brilhante. ali à frente uma das 10 marisas do aquário. Tem sido benefico para os ciclideos (limpeza) e para as marisas (mais comida), as marisas aceleraram o crescimento e a maioria já é grandinha. Afras mais de perto E, o crescimento acelerado das marisa, levou á eclosão de ovos, tive duas desovas, mantive uma, que será a terceira geração de marisas. Editado Junho 10, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 10, 2011 Autor Share Publicado: Junho 10, 2011 (editado) Aqui o ciclideo rufia, que quando o comprei o objectivo era ser um afra femea... mas tornou-se nisto... em algumas coisas faz lembrar um melanochromis... ele agora não me curte muito, pois sempre o que apanho em lutas com o meu hap macho expulso-o e ate ja o pus preso na rede e o pus fora de agua por uns segundos como castigo. Mas não adianta. Agora sempre que me ve esconde-se. Basta bater no vidro para acabar com a brincadeira. Nao se ve bem, mas a boca dele recuperou... só que hoje engataram outra vez com a luta boca-a-boca e já está outra vez com a boca esfarrapada. Na outra vez tava pior e pus sal... Se bem que é engraçado ver lutas boca a boca como no documentário Jewels of the Tanganyika e vi-se o estado em que os peixes ficavam... no aquario como ha muitos fungos, tenho algum receio. Putz belo Hap. Pena ter poucos filhos ainda. nem disposto estou a vender as crias, devo ter 3 ou 4. O papá da minha miriade de Labs, mora junto com um dos meus syno. A toca foi roubada aos kribs, que desde que tirei as crias, parecem que estão a desovar de novo. Editado Junho 10, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 18, 2011 Autor Share Publicado: Junho 18, 2011 Como retirei a maioria das crias kribensis (de 6 meses de idade), os pais acabaram por criar, e hoje vi-os a passear as crias muito discretamente, devem ter nascido há 4 ou 5 dias... os pais são mesmo muito cautelosos, é que os ciclideos dos lagos africanos já estão todos grandes e fortes. coloquei comida de alevim para ajudar os bichinhos a crescer, enquanto tiverem a protecção dos pais e das vallisnerias não deverei ter problemas. é só crias, que exagero, mas é sempre lindo! Quanto às restantes crias, vão de vento em poupa. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jcd_aqua Publicado: Junho 18, 2011 Share Publicado: Junho 18, 2011 Bem Quo, isso ai é sempre a bombar Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 23, 2011 Autor Share Publicado: Junho 23, 2011 (editado) jcd ja começa a tornar-se um problema, pois ainda tenho criação para despachar. aqui uma actualização de algumas crias. Estou a ponderar passar durante estes dias, o hap (com quase 2 meses) e os afras (já com um mes de idade) para o aquário principal. Tenho no aqua principal peixes mais pequenos e não são comidos. novas tocas. fiz também uma engenhoca. Mudei as tocas de plastico quase todas (com excepção das usadas pelos kribensis, por estarem agora com crias. Passei a usar copos de vidro, claro que escolhidos com este proposito, fica muito mais barato que comprar tocas de ceramica, e fica tao bom ou melhor (no caso de ciclideos). Coloquei no total 4 copos (3 grandes quadrados e 1 pequeno redondo), mas irei colocar mais um pequeno. retirei os unicos peixes não africanos, os peixes-lapa que foram trabalhar para o aquário Praia da Lagoa 63L de invertebrados, o aquário estava com uma infestação de seres quase insiveis, e os peixes-lapa em pouco tempo limparam o aquário, peixes optimos, muitas vezes secundarizados, mas é do melhor para comer algas e pequenos inverts-praga que podem ser um perigo para os camarões. Editado Junho 23, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Saitou Publicado: Junho 23, 2011 Share Publicado: Junho 23, 2011 Muito bom, a sério, de muita coisa que já vi gosto bastante do aspecto e espécies do teu. Os Cynotilapia afra não se metem com os Labidochromis caeruleus nem com os Kribs, só mesmo com os Haps? Eu no meu estou indeciso entre meter Afra ou Hara juntamente com Labidochromis caeruleus, mas tenho algum receio porque os Afra são agressivos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 23, 2011 Autor Share Publicado: Junho 23, 2011 olá Saitou. Estudei bastante antes de colocar afras, não foi algo à sorte, e agora que passaram muitos meses... posso responder-te com maior rigor. O peixe que se mete com os haps, muito provavelmente não é cynotilapia afra, e também não deverá ser do genero cynotilapia. Apenas o lab dominante é aceite na zona dele, porque a toca do lab fica no territorio dele e o lab é grande. Está um pouco maior que os afras, as listras de zebras têm um padrão diferente, não tem a vivacidade de cores dos afras. Pelo que o comportamento dele não deves ter em conta. Os C. afra são ciclideos semi-agressivos e a grande preocupação do macho é ter um espaço porreiro para desovar e dançar para atrair uma femea. É um peixe que está na sua, não pega com ninguém... ele quer é fazer filhos... também gosta de fazer umas covas de vez em quando, é um nicho que poderia parecer semelhante aos kribs, mas não é. Em termos de agressividade é tido como semi-agressivo e não como agressivo, a fama que tem é de saber lidar muito bem com peixes agressivos. Como sabes deves estudar bem o comprimento do aquário e decoração para reduzires qualquer tipo de problema. Como ves o aquário é rico em lugares. Estes kribensis não são kribensis quaisqueres, é um casal coeso, experiente e adulto semi-agressivos, não recomendo manter kribensis juvenis que não sejam casal com estes ciclideos (Labs e afras adultos), mas estes, não há crise. Dois contra um... quem ganhará? os kribs! os incubadores bocais não criam laços entre si como os kribs. Os haps como sabes são eminentemente pacíficos. Eu vou tentar sobrepovoar o aquário com as crias que nasceram para conter a agressividade do mais agressivo, não resultando vou despachá-lo, pois fui enganado. Acredito que vai resultar, o peixe é bonito... não custa tentar, mas em termos de cores não se aproxima a um cynotilapia afra. O Cynotilapia sp. Hara é tido como uma espécie agressiva. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Saitou Publicado: Junho 23, 2011 Share Publicado: Junho 23, 2011 Obrigado pelas dicas Quo mais uma vez. O meu aquário tem exactamente as mesmas medidas que o teu, no entanto não será tão povoado, estou a pensar em colocar para além do Lab que tenho actualmente (fêmea em princípio) mais um Lab macho, um casal de afras lumbila ou Hara e um casal de kribs já formado e semi-adulto com 6/7 cm e fico-me por aí. Em relação a tocas/esconderijos tenho neste momento uma casca de côco, e mais 2 sítios debaixo de pedras que tenho onde se podem esconder, será suficiente, ou necessitarei de por exemplo outra cas de côco? No entanto do que li fiquei com a ideia que os Afra eram piores que os Hara, mas sendo assim como dizes irei provavelmente para os Afra "lumbila" no meu caso. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 23, 2011 Autor Share Publicado: Junho 23, 2011 (editado) Acho que descobri a espécie rufia que tenho, deverá ser um Petrotilapia chrysos Os Hara eram confundidos com afra, os afra estão bem estudados, os hara não. O minimo de labs que tens que ter é 3. e pelo que vi, os hara são dados como mais agressivos. logo não sei se será boa ideia pores Hara. Os Hara ainda nem sequer têm descrição cientifica. não se usa cascas de coco. Tens que estudar melhor a decoração, pois isso é importante. Não é secundário. repara queno meu aquario tenho duas zonas de pedras, e atras é tudo coberto com valinerias, que funcionam como esconderijos e filtro. Nas pedras da esquerda tenho lá 4 tocas, nas da direita tenho duas, além das tocas existem pedras de desova em cada canto e esconderijos. A decoração do aquário não é ao acaso. Editado Junho 23, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Junho 24, 2011 Autor Share Publicado: Junho 24, 2011 Foi muito dificil apanhar as crias, são pequenos, mas muito rápidos... penso que estarão melhor no aquário principal, devido à qualidade da água, apesar dos peixes maiores. Alguns serão para vender outros não. Actualização aquário principal: 6x HAPLOCHROMIS LATIFASCIATUS: 3 das quais são crias, falta confirmar a existência de uma 4ª cria; 2x AULONOCARA BAENSCHI: novos hab., por troca de criação minha, o seu nome comum é Pavão de Nkhomo-Benga; 5x LABODOCHROMIS CAERULEUS "Lion's Cove": 2 das quais são crias; 8x CYNOTILAPIA AFRA: 6 dos quais são crias; 1x PETROTILAPIA CHRYSOS: o rufia; 4x PELVICACHROMIS PULCHER: 2 dos quais juvenis, crias actuais não contabilizadas; 2x SYNODONTIS SP. no aquário pequeno sobraram 23x LABODOCHROMIS CAERULEUS02x CYNOTILAPIA AFRA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Julho 20, 2011 Autor Share Publicado: Julho 20, 2011 Já começa a ser um problema tanta cria... vou começar a sondar uma loja para despachar algumas. Incubação bocal LABODOCHROMIS CAERULEUS "Lion's Cove" penso estar cheia desde hoje. CYNOTILAPIA AFRA cheia desde há 3, 4 dias. crias neste aquário: 04xHAPLOCHROMIS LATIFASCIATUS: afinal existia uma quarta cria no aquario. 14xLABODOCHROMIS CAERULEUS "Lion's Cove" passei 12 crias do nano para aqui. 2 gerações de crias. ??xPELVICACHROMIS PULCHER: crias continuam a se desenvolver, penso que deve ter menos de 20 crias, mas mais de 12. das crias da anterior geração: Dezembro de 2010 sobra apenas uma no aquário, uma femea. Mas noutros aquarios tenho ainda quase uma duzia de kribensis dessa geração. no aquário pequeno sobraram 12x LABODOCHROMIS CAERULEUS (afinal o numero total era 24) 02x CYNOTILAPIA AFRA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
warman98 Publicado: Julho 22, 2011 Share Publicado: Julho 22, 2011 Boas, Quo que grande peixarada que tens em casa! Os teus peixes pode se dizer que são uns ciclideos com muita personalidade! Isso das crias aviso que nunca vai parar hehe Gostava era de ver uma panorâmica do aquário. Abraço Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Julho 22, 2011 Autor Share Publicado: Julho 22, 2011 olá warman. já estava nuns posts antes esta foto Amanhã já vou vender uns peixinhos. Daqui a pouco tenho que abrir uma loja, tenho várias espécies em reprodução. Se bem que custa desfazer-me de bichos que gosto. Mas tem que ser. A lab amarela que na ultima vez teve 24 crias e era pequenina, agora grande, está com a boca tão cheia de ovos, que nem a consegue fechar. Imagine-se o que vai sair dali... As crias de afra e de hap já andam em lutas boca-a-boca. é de pequenino que se torce o pepino. eheh. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
warman98 Publicado: Julho 22, 2011 Share Publicado: Julho 22, 2011 Boas Quo, Lindo o aquário peço desculpa por não ter visto o post... hehe Pois isso de ter muito a reproduzirem é tramado! hehe Uma pergunta qual é o pH dessa agua? Já viste as fotografias que eu tirei ao L600? Abraço Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Julho 22, 2011 Autor Share Publicado: Julho 22, 2011 (editado) o pH não me preocupa muito, mas é dificil manter a água alcalina, este aquário é antigo, por acaso tenho que gastar os testes de pH, e fui agora medir, está em 7.4 a chegar aos 7.6, deve ser 7.5. Para testar uso reagentes. O que faço é tentar manter a água dura e rica em cálcio. Uso conchas de bivalves da nossa costa, e parti em bocados, e meti no filtro, funcionando como meio de filtragem e de enriquecimento de cálcio, que torna a água mais dura e alcalina. Por outro lado coloco ainda um pouco de Calcium Booster um dia depois das TPAs ou nas proprias TPAs. Quanto ao teu L600, respondo no teu topico. Editado Julho 22, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
warman98 Publicado: Julho 22, 2011 Share Publicado: Julho 22, 2011 Ah ok obrigado grande sorte eu só para por a minha acida... Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Julho 22, 2011 Autor Share Publicado: Julho 22, 2011 (editado) temos águas diferentes... se calhar os aquarios também têm maturação diferente. Este aquario está operacional desde 2009. eu tenho dificuldade em ter aguas alcalinas. pelo que em todos os aquarios com excepção do americano, tento manter a água alcalina e dura, com recurso a areia de praia, conchas partidas e cálcio.no aquario de invertebrados e mesmo com todo este trabalho e preocupação, o pH já esteve em 6.8... e depois das larvas de camarões passarem a camaroes com um tamanhinho, vou reforçar o filtro com conchas. estou sempre aflito nesse aquario. Editado Julho 22, 2011 por Quo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
warman98 Publicado: Julho 23, 2011 Share Publicado: Julho 23, 2011 temos águas diferentes... se calhar os aquarios também têm maturação diferente. Este aquario está operacional desde 2009. eu tenho dificuldade em ter aguas alcalinas. pelo que em todos os aquarios com excepção do americano, tento manter a água alcalina e dura, com recurso a areia de praia, conchas partidas e cálcio.no aquario de invertebrados e mesmo com todo este trabalho e preocupação, o pH já esteve em 6.8... e depois das larvas de camarões passarem a camaroes com um tamanhinho, vou reforçar o filtro com conchas. estou sempre aflito nesse aquario. pois, mas isto de um hobby tem de dar trabalho lol Citar Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts