Recommended Posts

Publicado

Boas . gostaria de saber se alguem sabe como determinar o Kh apartir de uma tabela de analises de agua. tem la os parametros quase todos mas não o kh(ou tem indiretamente e eu não estou a ver)

a tabela é a seguente:

http://www.taviraverde.pt/files/EditaisQualidadeAgua_TV/AguaAbastecimentoTV2010_4Trimestre_Ed01_fixoI.pdf

esta divulgada publicamente no site da Tavira verde, empresa que trata destas coisa da agua e saneamento cá em Tavira

Agradecia a ajuda,pois estou com problemas em estabilizar o ph devido a achar que o kh esta alto!?

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Se o kH está alto então tens um pH bastante estável com elevado poder de tampão.

Com o kH baixo podem existir bastantes flutuações de pH.

O que poderás não conseguir é ficar com o pH desejado (mudança de pH) com esse kH elevado pois tem um poder tampão muito forte.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado: (editado)

a agua volta sempre para os ph 7.5 daí eu deduzir que o kh é alto(segundo li algures)

eu ponho metade agua emgarrafada com ph de 5.3 e a agua fica nos 6,6. dai a um dia ja ta nos 7.5 outravez :thumbdown2::busted_red:

logo se não é dos objectos do aquario pois não tenho nada calcário mas tb não tenho troncos,so pedras,não calcarias..

a agua da rede como ja disse vem a 7.5. o que é muito para os meus ramirezis

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Foi o que te expliquei na minha mensagem anterior.

Compra um teste e verifica isso, visto que na tabela da camara municipal de Tavira não tem essa info.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

ja mandei vir a semana passada um teste de kh e um recarga de ph.. deve chegar 4a ou 5a. ate la nada feito

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Apesar de ser principiante, pelo que li em diversos sítios, infelizmente de nada adianta adicionar água engarafada tipo Lidl pois essa vem com KH 0 (acabei de medir isso) ou seja, não tem tampão nenhum. Qualquer coisita, tipo a água da rede irá mudar acentuadamente o PH inicial. Eu próprio ainda considerei utilizar em exclusivo a água do Lidl mas o problema é mesmo o KH 0... qualquer alteração (C02, plantas, troncos, pedras calcárias) iria fazer oscilar o PH rapidamente... tenho o PH em 7.6 com um KH de 5 e não estou a ver como baixá-lo (excepto com a adicção de Co2).

Uma ideia que tive mas que não tive oportunidade de experimentar é a utilização de bicarbonato de sódio. Pelo que li, a utilização de bicabornato de sódio faz aumentar o KH acompanhada com uma ligeira subida de PH... ora se adicionares (em exclusivo) água engarafada de 5.3 de pH e depois adicionares bicabornato de sódio, o PH deve elevar-se um pouco (não sei quanto mas suponho que irá passar do PH 6) e, ao mesmo tempo o KH irá aumentar também criando o tal "tampão" pretendido que impeça de haver grandes oscilações.

A partir desse momento, suponho que seja apenas uma questão de adicionar minerais para tornar a água mais adequada (a água engarrafada tem menos minerais que a da rede) sobretudo para as plantas acho eu...

É bom que algum Pro confirme ou desminta isso pois tudo o que disse é apenas teoria sem prática nenhuma.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

tem bastante lógica . contudo é uma questão de experimentar, os meus testes de kh devem chegar esta semana e é fazer o teste com um balde....

pois a minha agua da rede vem ao mesmo ph que a tua. estou hoje a testar o co2 quimico fora do aquario(pela 1a vez) para ver se fico com este sistema.. pois o co2 certamente vai ajudar ,nem que seja para neutralizar o ph(7.0) para os meu peixes de agua acida...

Vivendo e aprendendo

Publicado:

bem o kh da minha agua é de 4 graus alemaes, parece ser bom valor. para conseguir alterar o ph aqui só mesmo com co2..

Vivendo e aprendendo

• 1 mês depois...
Publicado:

Uma ideia que tive mas que não tive oportunidade de experimentar é a utilização de bicarbonato de sódio. Pelo que li, a utilização de bicabornato de sódio faz aumentar o KH acompanhada com uma ligeira subida de PH... ora se adicionares (em exclusivo) água engarafada de 5.3 de pH e depois adicionares bicabornato de sódio, o PH deve elevar-se um pouco (não sei quanto mas suponho que irá passar do PH 6) e, ao mesmo tempo o KH irá aumentar também criando o tal "tampão" pretendido que impeça de haver grandes oscilações.

Tive a mesma ideia, e experimentei a adicionar gradualmente bicarbonato sódio, a agua engarrafada(Pingo Doce).

Gastei uma porrada de reagente, e os resultados aproximados foram os seguintes:

Inicio: KH=0, PH<6

Dose1 : KH=1, KH=6

Dose2: KH=2, PH=6.2

Dose3: KH=3, PH=6.3

Dose4: KH=4, PH=6.4

Dose5: KH=4.5, PH=6.5

Dose6: KH=5, PH=6.7

Publicado:

Isto é muito bom saber. Quer dizer que podemos estabilizar a água engarrafada com recurso ao bicarbonato de sódio em 6.7. O efeito tampão de 5 é mais que suficiente para evitar flutuações de ph.

A única dúvida que resta é se o bicabornato de sódio em si pode causar algum mal a algum tipo de peixe visto que bicarbonato de sódio é NaHCO3 e o sal comum é NaCl. Não sei se o Na (Sódio) tem algum efeito nos nossos peixinhos. Algum pro por aqui?

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Isto é muito bom saber. Quer dizer que podemos estabilizar a água engarrafada com recurso ao bicarbonato de sódio em 6.7. O efeito tampão de 5 é mais que suficiente para evitar flutuações de ph.

A única dúvida que resta é se o bicabornato de sódio em si pode causar algum mal a algum tipo de peixe visto que bicarbonato de sódio é NaHCO3 e o sal comum é NaCl. Não sei se o Na (Sódio) tem algum efeito nos nossos peixinhos. Algum pro por aqui?

Abraços

Tony

Tenho precisamente essa duvida. Existem peixes, mais sensiveis ao sal, como as corydoras por exemplo.

Já me fartei de procurar sobre o assunto, mas não encontro nada esclarecedor.

Publicado:

Pois que as corydoras são sensíveis ao cloreto de sódio (sal) é conhecido. Falta saber se também o são em relação à molecula combinada de outra forma, neste caso com carbonatos em vez de cloretos...

Tony

_________

Publicado:

Pois que as corydoras são sensíveis ao cloreto de sódio (sal) é conhecido. Falta saber se também o são em relação à molecula combinada de outra forma, neste caso com carbonatos em vez de cloretos...

Tony

Sim, é esse o ponto.

Para teres uma ideia, encontrei esta informação:

In my aquariums both Corydoras and many plants will tolerate 1 Tablespoon of Aquarium Salt per each 5 gallons of aquarium water, and they do poorly with 2 Tablespoons of Aquarium Salt per 5 gallons.

Ou seja, supostamente, 1 colher de sopa, por 20 litros de SAL (não estamos a falar de sódio), é suportado pelas corys.

No meu caso, estarei a adicionar menos de metade de 1 colher de sopa de bicarbonato de sodio por 20 litros, o que me deixa algo descansado.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!