pp44 Publicado Março 4, 2011 Publicado Março 4, 2011 Boa tarde, Estou a pensar ter alguns camarões se possível numa secretária no local onde costumo estudar mas tenho algumas dúvidas que gostaria que me esclarecessem se for possível 1. Os camarões são muito caros? 2. Qual o tamanho mínimo para ter uns camarões? Um cubo da vodafone é demasiado pequeno? e se unisse dois? 3. Do que necessitam principalmente e que não dê grande trabalho (filtro, thermo, plantas, substrato)? 4. Que espécie aconselham 5. Reproduzem-se muito facilmente? Penso que é tudo :D Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
RACCAR Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Não me leves a mal mas se queres uma coisa que te de pouco trabalho, os nanos não são o que deverias optar. É que quanto mais pequeno o "aquário" mais trabalho irás ter. Então se for um cubo da Vodafone, então ai esquece tens que ter trabalho todos os dias, e mesmo assim a fauna é que sofre, isto porque é difícil estabilizar os parâmetros de agua numa coisa tão pequena. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
pp44 Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 Boas! Claro que não levo a mal Eu referi-me a cubos de vodafone por ser um "habitué" por onde tenho lido eu estava a pensar fazer um DIY com 2 cubos juntando-os através de um orifício redondo com cerca de 5 a 7 Cm de diámetro de modo a ser mais fácil estabilizar os parâmetros, em todo o caso se aconselharem que é melhor evitar essa situação e mais tarde comprar um aqua com 10/15 Lts então tudo bem :D No entanto se me puderem esclarecer as restantes questões agradeço :D Cumps Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Hugo R. Silva Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Quanto mais pequeno for o aquário mais difícil se torna manter o sistema estável. 1. Os camarões são muito caros? Depende da espécie, da pessoa que tem camarões para dispensar, tanto podem ser caros, baratos com oferecidos. 2. Qual o tamanho mínimo para ter uns camarões? Um cubo da vodafone é demasiado pequeno? e se unisse dois? 15L é o mínimo mas convêm ser maior. Mais vale aquário mesmo, esquece as caixas de telemóveis. 3. Do que necessitam principalmente e que não dê grande trabalho (filtro, thermo, plantas, substrato)? Algumas coisas são comuns a todos, aquário, água, musgos, depois dependerá da espécie, areão escuro (preto ou castanho é preferível) termostato ou temperatura ambiente agradável para as espécies, filtro ou TPA's Diárias. 4. Que espécie aconselham? Para iniciados, red cherrys, yellows, tigers... 5. Reproduzem-se muito facilmente? Depende da espécie, convêm leres um bocado sobre diversas espécies. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Quo Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 (editado) eu que sou pelos DIY e poupar custos, cada vez que leio os teus topicos pp44 fico chocado com o que colocas. Falas em duas caixas vodafone como se fosse algo aceitavel (é habitual para gente sem noção) e depois falas um aquario de 10/15 litros como se fosse algo muito bom.... 1. Os camarões são muito caros? Depende. A maioria do pessoal mantem camarões asiaticos (maioria selecções) costumam ser bastante acessiveis. depois há sulawesis e selecções deses asiaticos mais caras. Um red cherry (selecção asiatica) custa menos de 2 euros, uma crystal red (selecção asiatica, custa 5 euros ou mais dependendo da selecção), um caridina spongicola / harlequim (natural sulawesi, custa 20 e tal euros cada e é mais sensivel). 2. Qual o tamanho mínimo para ter uns camarões? Um cubo da vodafone é demasiado pequeno? e se unisse dois? cada um tem as suas condicionantes, penso que 20 L será o minimo aceitavel para camarões mais resistentes. 3. Do que necessitam principalmente e que não dê grande trabalho (filtro, thermo, plantas, substrato)? filtro, termoestato e luz para produção de algas. 4. Que espécie aconselham eu aconselho camarões mais naturais: macrobachium jelskii (camarão fantasma) - preço á volta de 3 euros ataya moluccensis (camarão madeira) - preço á volta de 5 euros (de qualidade e XL, 7 euros), mais pequenos podem ser vendidos a 3 euros. caridina spongicola (camarão harlequin) - se tiveres pastel a sobrar. mas se nem para o aquário tens... 5. Reproduzem-se muito facilmente? depende da espécie! neocaridina heteropoda (camarão cereja / red cherry) - reproduz em aquário de água doce. caridina cf. cantonensis (crystal red, etc) - reproduz em aquário de água doce. macrobachium jelskii - reproduz em aquário de água doce. ataya moluccensis - não reproduz ataya gabonensis - não reproduz caridina multidentata - não reproduz caridina spongicola -reproduz em aquário de água doce. Editado Março 4, 2011 por Quo Citar
pp44 Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 Peço desculpa por ser tão ignorante então Quo Como vi vários tópicos com cubos da vodafone com camarões pensei que fosse aceitável e prática corrente embora tivesse sempre ficado com a ideia de que seria sempre pequeno, quanto a comprar um aqua de 10/15 Lts pelo preço que ficam é similar a comprar um de 20 +/- apenas por uma questão de espaço pensei nesses valores porque pensei, pelos vistos de forma errada, que já seria muito melhor que um cubo e o suficiente. De resto obrigado a todos pelas respostas e peço desculpa por te ter "chocado" com as aberrações que disse. Cumprimentos Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Paulo Lisboa Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 pp44, aqui não há ignorantes. Há uns que sabem menos e uns que sabem mais. Eu não partilho da opinião do Quo. Cada caso é um caso e, se colocares poucos exemplares num cubo vodafone, podes muito bem usa-lo. O que não muda é a dificuldade de o conseguir pois, como disseram, fica mais difícil manter os parâmetros estáveis. Eu, actualmente, tenho 4 CRS adultos num cubo de 10 litros. Estão bem e foi lá que a fêmea ovada deu à luz quase uma dezena de rebentos. Não tarda vão para um aqua de 50 litros mas por agora estão lá. E estão bem. Em suma, o que te disseram aqui é verdade mas é possível fazer de outras formas. Sugiro que sigas os conselhos anteriores pois são a forma correcta de começares. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
pp44 Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 Obrigado pela atenção Vou então tratar de terminar a montagem do aqua de 33 Lts (mais uma semana para acabar de ciclar) e depois mediante o orçamento disponível depois logo vejo se há fundos para um aqua de 20 Lts para uns camarões me fazerem companhia na secretária Já agora para um aqua de 20 Lts qual seria o filtro indicado? Interno de pequenas dimensões para que o aquário possa ser tapado e assim impedir que caia alguma agua no portátil caso me descuide ou é sempre melhor um de cascata? Thermo de 25 W chega perfeitamente certo? Cumprimentos e obrigado. Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Paulo Lisboa Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Vê o meu tópico na assinatura Office wannabe. É um pequeno Aquapor como este. Está no escritório com Reds que se reproduzem bem e sem termostato. Filtro de mochila, mudas rigorosas de água (da melhor, mineral!) Compra o maior que puderes. E lê tudo o que puderes! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Vasco Matos Publicado: Março 5, 2011 Publicado: Março 5, 2011 É possível manter camarões num cubo com 4,5L? Sem dúvida que é. Devemos mantê-los num espaço tão apertado? Sem dúvida que não, nunca, não poderão nunca viver condignamente. Quanto a tamanhos, eu não coloco peixes em menos de 60/70L de água, e não coloco camarões em menos de 30/40L. Estes valores são os minimos dos minimos. Mas o tamanho é só um factor, depois há a qualidade da água, qualidade e diversidade de alimentação, escolha da Fauna, etc. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
pp44 Publicado: Março 5, 2011 Autor Publicado: Março 5, 2011 Obrigado pelos esclarecimentos vou então tentar ver a melhor solução que consigo financiar e se não encontrar nada viável espero mais algum tenpo. Em todo o caso plisboa muito engraçado o projecto dos Red's no trabalho era dentro desses estilo que pretendia fazer mas vou ver se consigo então juntar essa ideia a um aquário um pouco maior Cumps Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Quo Publicado: Março 5, 2011 Publicado: Março 5, 2011 (editado) aquário de 5 L dá para colocares um casal de pequenos caranguejos. isto porque a qualidade da água é pouco relevante para eles e são muito parados. O mesmo não se pode dizer para os camarões. Ha gente que exagera nas condições minimas necessárias. Mas eu não estou, tal como te disse, e não te fies na virgem. Eu tenho um nano de 38 L com filtro hagen aquaclear cascata (mochila) de 567 L/H (potente demais se calhar para ti) e termoestato Sera de 25W. recomendo-te filtros cascatas da Hagen. Internos é chato, é muito pouco apelativo visualmente. E, digo-te não gosto da litragem do aquario. Mas é algo facil de ter, e podes ter alguma fauna. se forem so camarões é um aquario bom... Só que eu mantenho também moluscos grandes e grandes camarões. por isso queria um aquario de 120 L para os meus inverts, pois estão a reproduzir-se e há falta de algas para comerem, tenho que estar sempre preocupado a dar comida... e eu quero um numero grande de bicharada... aquarios pequenos demais têm algumas desvantagens. A partir de 60L começa a ser um aquario mais seguro e fidedigno, além de MUITO Mais interessante visualmente. Adoro aquas de um metro.Dá para quase tudo. Editado Março 5, 2011 por Quo Citar
pp44 Publicado: Março 6, 2011 Autor Publicado: Março 6, 2011 Não digo o contrário mas como o objectivo que tinha em mente era colocar o aquário na secretária não dá muito jeito algo muito grande e daí ter perguntada quais as dimensões mínimas aceitáveis para ter alguns camarões. Se for de todo desaconselhável claro que não o farei mas se for possível então depois entretanto vejo se consigo adquirir um aquário com alguma litragem embora pequeno. Dentro do efeito que pretendo para o aquário, isto é, colocá-lo em cima da secretária, gostaria de saber qual a capacidade aceitável para ter alguns camarões sem prejudicar os mesmos. Cumprimentos Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Vasco Matos Publicado: Março 7, 2011 Publicado: Março 7, 2011 Quo, com certeza que compreendes que a frase: " condições mínimas necessárias", encerra nela mesma algo de pouco bom. Nenhum animal deve viver nas condições minimas necessárias. Queremos manter animais em quatro parede de vidro para nosso gáudio? Então devemos em consciência oferecer as "condições ideais" para a espécie, tendo em conta o que é humanamente possivel manter. Para começar na manutenção de uma colónia de camarões, devemos sempre optar por um aquário de 60L de água. Quanto menos água conseguir albergar um aquário mais problemas dará, mais trabalho dará, e menos probabilidades de sucesso teremos, ao contrário do que possa parecer. Para compreender isto podemos olhar para a história do veneno: uma gota de veneno em 60 L faz mal, mas em 5L faz muito pior, pois está menos diluido. Uma colónia de Red Cherrys em pouco tempo aumenta de número, e então um aquário de pequenas dimensões passa a ser apertado. PP44, para começares um aqua com as dimensões 50cm x 30 x 30 (45L) seria razoável,embora o ideal seria um com 55 x 35 x 35 (60L). Obviamente que o bichinho da aquariofilia vai crescer, e vais chegar à conclusão que o aquário que compraste era pequeno, então vais comprar um maior. Portanto, adquirir algo maior que 30L é poupares dinheiro... Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts