Salvador C. Abreu Publicado Março 4, 2011 Publicado Março 4, 2011 (editado) Boa tarde, Desde a uns tempos que ando a aguentar uma praga de caracóis no meu aquário, mas tornou se insustentável e feio! São aos milhares! Sei que não fazem mal mas para quem tem um plantado (não muito mas...) não gosta muito de os ver... 2 ou 3 ainda dá para aguentar, agora assim não. Já experimentei 2 técnicas A da alface ficaram lá alguns agarrados mas não muitos... O produto (imagem abaixo) não fez absolutamente nada! Como posso resolver? Recomendam algum produto melhor? Ou outra técnica?? Produto utilizado Imagens da praga Cumprimentos Salvador C. Abreu Editado Março 4, 2011 por Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
José Manuel Martins Sousa Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Olá Eu tive uma praga desse tipo e resolvi com um Bótia. Rapidamente desapareceram e não tive reincidências pois os Bótia não dão hipóteses. Outra solução será por canibalismo com um ou dois Anetome Helena (penso que é assim que se escreve). Cumprimentos Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 On 04/03/2011 at 13:02, José Manuel Martins Sousa disse: Olá Eu tive uma praga desse tipo e resolvi com um Bótia. Rapidamente desapareceram e não tive reincidências pois os Bótia não dão hipóteses. Outra solução será por canibalismo com um ou dois Anetome Helena (penso que é assim que se escreve). Cumprimentos Então o melhor será um botia palhaço? Já tive um e correu um bocado mal, não se adaptoue morreu 2 dias aseguir a introduzilo no aquário! vou ler um bocadinho para ver se se pode adaptar a minha água e por ai fora! Tenho o aquário plantado eles não me vão da cabo disto tudo? levantar raizes e por ai fora?? Caracois é muito dificil de encontrar, mas vou tentar encontrar... Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
HomoSapiens Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Tive um bótia palhaço durante vários anos e nunca me mexeu nas plantas. Mas cada caso é um caso diferente! Citação Outra solução será por canibalismo com um ou dois Anetome Helena (penso que é assim que se escreve). Na verdade não é canibalismo porque se tratam de espécies diferentes. É apenas um caso de predação! Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976
h_saldanha Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 Boas, Quais são as dimensões do teu aquário? Pergunto isto porque os bótias crescem muito e poderás não ter um aquário adequado ao seu crescimento e necessidades de espaço. As Helenas são uma boa solução. Tens mais alguma fauno no aquário? Peixes, por exemplo? Eu para controlar a população de caracóis, para além de reduzir a comida que dou diariamente, costumo esborrachar uns quantos. Os Reds e os guppys agradecem Mas realmente estás aí com uma bela praga... :S Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
David EC Costa Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 boas. isso de reduzir na comida é apenas um mito:P esborracha-los tudo bem,os camaroes realmente comem... mas andar a procura deles para esborrachar é mau:P um ou outro tudo bem. comigo k tinha tb umas 2 ou 3 centenas,a tecnica da folha de alface resultou. mas era todos os dias metia uma folha. andei assim durante umas 2 semanas seguidas,nao os eliminou totalmente,mas de 300 passou a 20 ou 30. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Salvador C. Abreu Publicado: Março 5, 2011 Autor Publicado: Março 5, 2011 Bom Dia, On 04/03/2011 at 16:35, h_saldanha disse: Quais são as dimensões do teu aquário? Ora as Dimensões do aquário são 80x30x40 - 96 Ltrs brutos, Acho que dá para ter 2 botias por exemplo. Eu estava a pensar por uns camarões nos proximos tempos, os botias são compativeis com eles?? On 04/03/2011 at 16:35, h_saldanha disse: Tens mais alguma fauno no aquário? Peixes, por exemplo? A Fauna que tenho são: - 10 Neons - 8 Nariz de bebado - 1 Colisa - 3 SAE Esta noite voltei a por uma folha de alface e nada, nem lhe tocaram... O que tenho aqui é uma praga!! Toda a comida que dou aos peixes é imediatamente comida por isso penso não haver excesso... Como faço?? Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
HomoSapiens Publicado: Março 5, 2011 Publicado: Março 5, 2011 (editado) O Botia é capaz de afiambrar os camarões. Pelo menos os mais pequenos é certinho! Nas tuas condições, o melhor era mesmo alguns Anentome helena. Ainda há pouco tempo vi nos classificados do fórum, alguém a vender. EDIT: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=175429 Editado Março 5, 2011 por HomoSapiens Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976
Salvador C. Abreu Publicado: Março 5, 2011 Autor Publicado: Março 5, 2011 On 05/03/2011 at 11:17, HomoSapiens disse: O Botia é capaz de afiambrar os camarões. Pelo menos os mais pequenos é certinho! Nas tuas condições, o melhor era mesmo alguns Anentome helena. Ainda há pouco tempo vi nos classificados do fórum, alguém a vender. EDIT: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=175429 Obrigado HomoSapiens! Vou então tentar arranjar 2 ou 3 desses para fazer o combate a praga!! Gostava dos botias mas se me levam os camarões, não dá... Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
h_saldanha Publicado: Março 5, 2011 Publicado: Março 5, 2011 On 04/03/2011 at 18:42, neloi disse: boas. isso de reduzir na comida é apenas um mito:P esborracha-los tudo bem,os camaroes realmente comem... mas andar a procura deles para esborrachar é mau:P um ou outro tudo bem. comigo k tinha tb umas 2 ou 3 centenas,a tecnica da folha de alface resultou. mas era todos os dias metia uma folha. andei assim durante umas 2 semanas seguidas,nao os eliminou totalmente,mas de 300 passou a 20 ou 30. Boas, Um mito?? Acho que cada caso é um caso... Se a ti não resulta, não quer dizer que aos outros não resulte Viste as fotos acima?? Se viste acho que deves ter reparado que não é preciso procurá-los para os esborrachar,eheh... :D @Salvador: Fazes bem em arranjares esses Helena, devem resolver... Pode é demorar algum tempo Boa sorte Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Salvador C. Abreu Publicado: Março 6, 2011 Autor Publicado: Março 6, 2011 On 05/03/2011 at 18:27, h_saldanha disse: @Salvador: Fazes bem em arranjares esses Helena, devem resolver... Pode é demorar algum tempo Boa sorte Sambem não tenho pressa... Queria era arranjar uma solução! Que não me derrete-se as plantas todas e que não me comesse os camarões! Parece que esta é a melhor! Vou tentar encontrar este caracol! Espero encontrar em alguma loja... Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
emfbe Publicado: Março 6, 2011 Publicado: Março 6, 2011 (editado) antes de ires as lojas, podes procurar aqui pelo forum, deve haver malta que tenha ve AQUI e AQUI isto no forum d procura, no de vendas tens ISTO e ISTO boa sorte com o fim da praga Editado Março 6, 2011 por emfbe Citar As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )
Salvador C. Abreu Publicado: Março 6, 2011 Autor Publicado: Março 6, 2011 On 06/03/2011 at 09:08, emfbe disse: antes de ires as lojas, podes procurar aqui pelo forum, deve haver malta que tenha ve AQUI e AQUI isto no forum d procura, no de vendas tens ISTO e ISTO boa sorte com o fim da praga Obrigado! Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
ramusga Publicado: Março 6, 2011 Publicado: Março 6, 2011 boa noite, Vai a farmacia e copra fluvermal liquido. 1 colher para 50 litros. Mata os caracois e não faz mal aos peixes nem aos camarões. Cump. Ramusga Citar <br /> <br /> Uploaded with ImageShack.us
rickmfc Publicado: Março 6, 2011 Publicado: Março 6, 2011 Boas já tive uma praga desses caracóis e o que fiz foi ABSOLUTAMENTE NADA, não comprei bótias nem Anetome Helena, pois se os comprasses e eles acabassem com os caracóis o que ia fazer dá-los, vende-los? Bem escolhi então o meio mais simples reduzi na alimentação e aos domingos não dou comida, acreditem ou não eles desapareceram, eram muitos então no vidro nem se fala.. demora tempo este processo mas resulta sai mais barato basta ter paciência Cumps Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Salvador C. Abreu Publicado: Março 6, 2011 Autor Publicado: Março 6, 2011 On 06/03/2011 at 20:40, ramusga disse: boa noite, Vai a farmacia e copra fluvermal liquido. 1 colher para 50 litros. Mata os caracois e não faz mal aos peixes nem aos camarões. Cump. Ramusga Boa noite, Vou tentar primeiro um metodo "natural" antes de usar quimicos outra vez... O que usei não fez efeito e agora vou tentar de outra maneira! Mas fica o conselho se não conseguir! Obrigado On 06/03/2011 at 21:08, rickmfc disse: Boas já tive uma praga desses caracóis e o que fiz foi ABSOLUTAMENTE NADA, não comprei bótias nem Anetome Helena, pois se os comprasses e eles acabassem com os caracóis o que ia fazer dá-los, vende-los? Bem escolhi então o meio mais simples reduzi na alimentação e aos domingos não dou comida, acreditem ou não eles desapareceram, eram muitos então no vidro nem se fala.. demora tempo este processo mas resulta sai mais barato basta ter paciência Cumps Mas eu não dou comida em excesso, toda ela é comida imediatamente e só dou 1 ou 2 vezes por dias, quando estou a trabalhar a dias q nem dou... Excesso de comida acho pouco proavel... Vou comprar uns caracois, o investiemnto tambem não é assim tão grande! Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
David EC Costa Publicado: Março 7, 2011 Publicado: Março 7, 2011 boas. pois,acredito porque eu tb nao dou comida a mais de certeza. a comida k dou é devorada,mesmo k nao seja pelos cardinais e escalares,pois no fundo estao os camaroes,ottos e ampularias douradas. nao sobra para outros. uma folha de alface antes da luz apagar e retirar antes de acender,durante varios dias repetece a situaçao. ou entao essa ipotese do anatome helena. visto k nao tens outros caracois,podes fazer isso. os camaroes eles nao apanham Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Recommended Posts