Recommended Posts

Publicado (editado)

Recentemente, numa das minhas pesquisas, encontrei um artigo que refere que algumas plantas aquáticas, como a elódea e as valisnérias, evoluíram de modo a utilizar como fonte de carbono alternativa ao CO2, o bicarbonato.

Será isto viável num aquário?

Quais as implicações da utilização no equilíbrio do aquário?

É sabido que o bicarbonato pode ajudar a subir o pH e tem efeito tampão, de modo a evitar grandes variações de pH.

E o resto?

Deixo aqui um excerto do artigo:

pdfpreview.th.png

Editado por HomoSapiens
Publicado:

Olá.

Recentemente, numa das minhas pesquisas, encontrei um artigo que refere que algumas plantas aquáticas, como a elódea e as valisnérias, evoluíram de modo a utilizar como fonte de carbono alternativa ao CO2, o bicarbonato.

Será isto viável num aquário?

Quais as implicações da utilização no equilíbrio do aquário?

É sabido que o bicarbonato pode ajudar a subir o pH e tem efeito tampão, de modo a evitar grandes variações de pH.

E o resto?

Deixo aqui um excerto do artigo:

Eu ainda não li o artigo, mas o que te posso dizer é que as plantas ao consumirem Bicarbonato da água, vão aumentar o pH... se vais adicionar ainda mais Bicarbonato à água, vais aumentando progressivamente o pH até se tornar impraticável. As plantas usarem Bicarbonato, não significa que possas adicionar directamente um sal de Bicarbonato na água. Isso é apenas uma maneira que elas desenvolveram para assimilar carbono em águas mais alcalinas, com teores de CO2 baixos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

boas.

co2 caseiro baixa-te um pouco o ph.nao sobe.

meia colher de cha de bicarbonato de sodio

uma colher de cha de fermento de padeiro=fermento biologico

150 gramas de açucar

1,5 litros de agua.

duraçao:1 mes

bom resultado nas plantas

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado: (editado)

@ Luís Fortunato

Cheguei a este artigo porque tenho andado a pesquisar acerca do funcionamento em termos moleculares do Flourish Excel, para tentar perceber qual o seu contributo na fotossíntese (e eventualmente encontrar substitutos como o glutaraldeído) e deparei-me com este que falava deste aspecto peculiar da fotossíntese nalguns géneros de plantas aquáticas.

Como tenho andado com pH baixo e para subir um pouco tenho adicionado bicarbonato de sódio e as minhas Elódeas andam mais vistosas que nunca, somei 2 e 2: bem, se calhar estão a utilizar o bicarbonato como fonte adicional de carbono, tendo um efeito similar à injecção de CO2 no aquário! É essa a conclusão que tiro!

boas.

co2 caseiro baixa-te um pouco o ph.nao sobe.

meia colher de cha de bicarbonato de sodio

uma colher de cha de fermento de padeiro=fermento biologico

150 gramas de açucar

1,5 litros de agua.

duraçao:1 mes

bom resultado nas plantas

neloi, obrigado pela contribuição ao tópico mas eu não estava a falar do CO2!

Eu sei que o CO2 baixa o pH.

Estou a falar do bicarbonato (HCO3-)

Editado por HomoSapiens
Publicado: (editado)

O Flourish Excel não é uma molécula iónica... É uma molécula complexa... O glutaraldeideo. Como Aldeideo que é, tem a sua toxicidade, mas não nas concentrações que doseamos... No entanto mesmo em baixas concentrações pode ser tóxico para várias algas, assim como um número restrito de plantas...

Editado por gervas