Visitante Publicado Outubro 21, 2003 Publicado Outubro 21, 2003 Boa tarde, Já tenho aquários a uns bons aninhos, mas só agora me decidi pelos plantados. Montei um tanque com 120l, 3 lâmpadas (30W cada da Bioplast, espectros diferentes), filtragem com um Eheim 2213 e "chuveiro" à superfície. Passados 4 meses tenho o aquário bem plantado, adubo semanalmente com FerroPlant e NutriPlant também da Bioplast e as plantas estão quase todas de boa saúde. Neste quase é que é o problema... as Lilaeopsis Novaezelandiae que enchem a frente estão a morrer. Após fazer os testes da ordem dou com um PH de 8 e falta de CO2. Ufa... agora as questões: Experimentei fazer produção de CO2 com a famosa receita caseira (açúcar, bicarbonato e fermento). Não consegui umas bolinhas... consegui uma fábrica de CO2... após algumas horas os peixes começaram a ficar à superfície para respirar... tive de retirar o sistema. Como fazem? O areão está a soltar pequenas bolhas e as plantas estão também cheias delas. ! Porquê? Em relação ao PH penso que este valor alto é devido à falta de CO2, certo? Obrigado.
André Nóbrega Publicado: Outubro 21, 2003 Publicado: Outubro 21, 2003 boas! qual é o tempo de vida dessas lampadas? tens substrato fertil, certo? essas bolhas q o substrato está a deitar podem ser bolhas de CO2 ou podem ser gases sulfurosos, para evitar isto remexe o substrato nos pontos em que acontece mais esse fenómento. para não teres essas quase intoxicações de CO2 aconcelho-te que comeces a injectar mesmo perto da superficie, se notares q os peixes estão bem podes meter mais para baixo. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Outubro 21, 2003 Publicado: Outubro 21, 2003 As lampadas são novas, tem 1 mês de uso. O substrato é fértil e vou remexe-lo. Penso que não vai adiantar colocar o tubo de CO2 mais acima, para colocar as 3 florescentes construi uma calha estanque para evitar que o CO2 escape. O problema é ajustar a quantidade de CO2. Penso que não é possivel usar uma valvula porque o garrafão podia explodir. Que elemento(açucar, fermento, bicarbonato) posso diminuir na mistura para ter menos fluxo?
JP Publicado: Outubro 21, 2003 Publicado: Outubro 21, 2003 Oi, faz como o taslixado disse e põe a pedra porosa o mais acoima possivel, no que diz respeito à receita reduz a quatidade de fermento. Quanto as bolhas n tenho a certeza, mas acho que já li que é normal qd se injecta co2 e as plantas respondem com produção massiça de O2, mas n tenho a certeza!!...
MotarSolitario Publicado: Outubro 21, 2003 Publicado: Outubro 21, 2003 podem uzar valvulas de baixa pressao, sao e um pouco caras mas sao valvulas de segurança uzadas em termocomoladores por exemplo quando atinge aquela pressao abrem e deixam escapar algum CO2 neste caso, eleminando assim o risco de esplosao.
Nuno Silva Publicado: Outubro 21, 2003 Publicado: Outubro 21, 2003 Pelo que percebi usas um garrafão para a mistura de CO2. Em vez de estares a gastar dinheiro em valvulas porque não usas antes uma garrafa de 1,5 litros ( leva menos leveduras logo o CO2 diminui ). Se for pouco podes aumentar a dose. Eu uso uma igual para 80 litros e não tenho problema. Um abraço! Nuno Silva
Nuno Silva Publicado: Outubro 23, 2003 Publicado: Outubro 23, 2003 Bruno: o garrafão de 5 litros acho que chega mas se queres mesmo mais porque não colocas umas garrafas extra? uma pergunta... como é que fazes a introdução?por uma pedra difusora? e deixas as bolhas partirem livremente para a superficie ou travas o seu trajecto com algo?eu tenho um metodo muito util para captar o co2. uso meia casca de coco e capturo as bolhas de CO2 até se formar uma enorme bolha. Assim ele é mais difundido. Claro que isto para ti deve ser básico. So estou a deixar uma sugestão! Um abraço! Nuno Silva
MotarSolitario Publicado: Outubro 23, 2003 Publicado: Outubro 23, 2003 ate onten estava a fazer a difusão atravez do filtro interior. Agora estava a pençar fazer algo do genero indicado por ti, talvez uma casca de um tronco ou atemesmo uma tampa de comida velha. eu tinha uma feita com um furinho para o tubo e tudo, mas perdi... Estamos sempre a aprender, nunca ninguem sabe tudo, eu sou amador e recomecei neste hobby a pouco.
Recommended Posts