tiagomm Publicado Março 2, 2011 Publicado Março 2, 2011 Boa tarde, Tenho um aquário com 400L comprado recentemente. Procuro um filtro tendo em consideração que la terei discus. O que seugerem? Abraço Citar
J_Rosado Publicado: Março 2, 2011 Publicado: Março 2, 2011 (editado) Boas, Certamente que vais ter pelo menos 10 opiniões diferentes, sobre marcas ... caudais... volumes... etc.. Deixo-te aqui apenas a minha opinião. Como gosto de sistemas redundantes, por serem mais seguros, eu compraria 2 filtros (porque se um deles avariar, o outro poderá "aguentar" o equilibrio do sistema). Penso o mesmo em relação ao aquecimento, por isso montaria também 2 aquecedores. Compraria filtros com capacidade individual adequada ou superior ao volume do aquario, no teu caso os 400L. Existe ainda outra regra (que já li em alguns artigos e que pessoalmente recomendo embora não seja fundamental), mais importante que o caudal do filtro é o seu volume (capacidade disponivel para as matérias filtrantes), a regra em questão consiste em ter por cada 100 L de aquario (de Discus), pelo menos 3 L de matéria filtrante (pode parecer exagerado, mas não é), se seguires esta regra vais ter o retorno na estabilidade do teu aquario e como todos sabemos os Discus além de uma boa qualidade de água, necessitam de estabilidade nos seus parametros. Quanto a marcas e modelos, não me vou pronunciar pois depende da tua carteira e gosto, existindo várias marcas com boa reputação e de qualidade indiscutivel no nosso mercado. Alerto-te apenas para olhares, para além do preço, para os aspectos de fiabilidade/qualidade e de facicidade de reparação/reposição de material (acessórios). Antes de comprares, avalia nas lojas on-line (tens algumas de patrocinadores do forum) as várias opções que tens, para não te arrependeres depois. Abraço e boa sorte Editado Março 2, 2011 por J_Rosado Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Recommended Posts