Recommended Posts

Publicado

Pois é, aqui está uma dúvida básica mas que se calhar muita gente tem (ou então não.)

Sabemos que a movimentação da água, para além de aumentar o O2, o que é bom, aumenta também o Redox, diminuindo o CO2. Estou certo?!

Acontece que tenho lido vários relatos que referem que as bolhinhas de O2 fazem mal aos corais. Ora a pergunta (meio afirmação) é:

Deve-se movimentar o mais possivel e até se pode criar montes de bolhinhas aumentantod assim o O2, mas estas bolhinhas nunca devem chegar ao aquário principal. Movimentação nas sump's, nos refúgios, mas não perto do corais. Isto é verdade?

Por exemplo, na água que vai para a sump, o tubo/mangueira deve esta dentro ou fora de água? Se estiver dentro não faz bolhas, nem aumenta o O2, mas se estiver fora a "cair" vai aumentar muito o O2 (e a evaporação também, mas não é esse o caso aqui) e as bolhas podem-se bem perder até chegar ao aquário...

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá Hugo,

A movimentação dentro do aquário não deve formar bolhas de ar, pois como disseste os corais não gostam muito. No entanto a movimentação pode ser feita sem a criação de bolhas - se virares a saida das bombas para cima o que vai acontecer é a criação de uma onda, ora essa onda não terá forçosamente de produzir bolhas. No meu caso circulo mais de 7000 litros/hora no meu aqua e não tenho bolhas. Tenho uma bomba dentro do aqua que movimenta 2400 litros/hora e está virada para cima para criar a tal onda e não cria bolhas...

Vê na imagem a onda criada pela bomba (do lado direito em cima)

Pic_43_3.jpg

Na Sump podes fazer as bolhas que quiseres e podem até ser vantajosas para a oxigenação da água, mas é preciso que tenhas algum género de tira bolhas. É tão simples como isto - basta que tenhas dois vidros em posições opostas, um preso acima e outro preso abaixo - só isto vai fazer com as bolhas não passem ao compartimento seguinte.