rmmp Publicado Fevereiro 26, 2011 Publicado Fevereiro 26, 2011 Boas pessoal, Tenho um filtro de esponja interior mas penso que esta não é a melhor matéria filtrante. Posto isto posso, por exemplo, colocar carvão no lugar da esponja? O meu filtro é este: http://img18.allegroimg.pl/photos/400x300/11/93/94/42/1193944270 Obrigado desde já Citar
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 Esse é um filtro interno não é um "filtro de esponja", e não, não deves tirar a esponja e meter carvão, é na esponja que estão as colónias de bactérias que normalizam a água, o único conselho que te posso dar é trocares esse filtro por um filtro de cascata por exemplo. Cumps. Citar
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 Obrigado pelo esclarecimento;) Entretanto estou com ictio no aquário e tirei o filtro de lá. Estou a fazer o tratamento habitual. Mas o ictio não fica na esponja? Não devo trocar de esponja para o ictio não ir outra vez para dentro do aquário quando voltar a colocar lá o filtro? Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas Faz o tratamento ao ictio, mas coloca o filtro dentro do aquário, e a funcionar. Se o tens parado a colónia de bactérias já era. O ictio ataca os peixes, mas não se vai "alojar" na esponja do filtro. Se o tratamento for bem feito não há qualquer tipo de problema. Já agora, o que chamas de tratamento habitual, e já agora o setup do aquário! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 (editado) Boas David, Obrigado pela ajuda;) Ora bem tenho um aqua de 60 litros com trichogaster, cardinais (aparentemente os únicos afectados pelo ictio), platys e guppys. Coloquei protozin, subi a temperatura da água(agora estou nos 27 graus e amanha subo mais 1 grau) e retirei o filtro do aquário ficando apenas uma pedra difusora a oxigenar o aquário. Além disso comprei artémia para ver se os peixes reforçam as auto defesas através de uma melhor alimentação. Achas que fiz o que podia? Em relação ao filtro, o filtro não faz com que o medicamento (protozin) que coloquei na água vá todo lá parar em vez de ficar na água? Editado Fevereiro 26, 2011 por David Cabete Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas O medicamento volta sempre à água, desde que o filtro não tenha o tal carvão activo! É para isso que o carvão serve: retirar vestígios de medicamentos da coluna de água. Esse filtro para 60 lts de água é muito pouco! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 (editado) Boas, Mais uma vez obrigado pela ajuda;) Achas pouco? E eu que o tinha quase no mínimo porque achei que ele agitava muito a água. De notar que também tenho filtro de fundo (esqueci-me de referir isso). De resto então é voltar a pôr o gajo lá para dentro? Só mais uma questão, colocar mais uma bomba a oxigenar a água pode ajudar neste cenário de doença ou não faz nada ou até pode dificultar? Oxigénio a mais pode ser problema? Editado Fevereiro 26, 2011 por rmmp Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas Realmente na foto do filtro diz que faz 600lts. Mesmo que faça efectivamente metade do valor anunciado, já faz o suficiente. Mas e a capacidade dele em matérias filtrantes? Muito pouca! Mais importante que a capacidade em litros por hora é o volume de matérias filtrantes. De qualquer modo volta a colocá-lo. Antes poucas matérias filtrantes que nenhumas. O filtro de fundo nem é bom nem é mau. Utilizei durante muitos anos, porque não havia outros, mas são de evitar. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 Ok obrigado. E em relação ao oxigénio que falei, desculpa lá, podes-me dar algum conselho? Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 27, 2011 Publicado: Fevereiro 27, 2011 Boas Nas instruções faz alguma referência ao uso de filtros ou bombas de ar? Se não disser nada, de certo podes utilizar. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2011 Eu sei que estou a bater na mesma tecla, mas eu não posso por outra matéria filtrante no lugar da esponja mesmo? Ou cortar um bocado a esponja e pôr metade esponja e outra metade outra coisa? Cumprimentos:) Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas. Podes cortar metade dessa esponja, e colocar metade... de outra esponja . Agora a sério, podes colocar um pouco daquela massa filtrante branca, que se vende em sacos de 100gr a 1Kg. Essa "espuma" retém a maior parte dos detritos. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas, Lol posso colocar metade da minha esponja de banho também Essa "espuma" é muito melhor que ter só assim como tenho correcto? Podes-me mostrar uma imagem desse produto que referes numa loja online? Não estou a ver de que se trata... Cumprimentos e obrigado:) Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas ( Fonte: http://cichlid1.e-monsite.com/ ) É a espuma, ou lâ, branca. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2011 Obrigado;) Mas isso é muito melhor que o que tenho só não é? E ponho o filtro todo com isso ou metade esponja e metade isso? Citar
David Cabete Publicado: Fevereiro 28, 2011 Publicado: Fevereiro 28, 2011 Boas Mete metade de cada. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts