rmmp Publicado Fevereiro 26, 2011 Share Publicado Fevereiro 26, 2011 Boas pessoal, Preciso de uma ajuda rápida. Tenho ictio nos meus cardinais e tenho medo de aumentar a temperatura do aquário pois tenho outros peixes que penso que não toleram temperaturas tão altas. Tenho aqua de 60 litros com trichogaster, cardinais, platys e guppy. Agua a 26 graus. Que devo fazer? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FranciscoEsperanca Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 olá eu tive ictio nos meus neons e subi a temperatura para 28º e utilizei um producto da jbl contra o ictio, penso que nao corres riscos em subir a temperatura. cumprimentos Francisco Esperança Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Boas, Obrigado pela ajuda. Subi a temperatura, coloquei protozin, coloquei uma bomba extra a bombar oxigénio e retirei o filtro. Acham que fiz bem? Mais algum conselho? Obrigado desde já Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FranciscoEsperanca Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 o teu filtro tem carvao? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 o teu filtro tem carvao? Não não tem carvão, tem esponja. Mas tirei-o de qualquer forma. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Bom, para curar íctio não é regra absoluta usar medicamentos, o importante é apanhar logo de inicio, com a temperatura igual ou superior a 28 graus durante algum tempo. Das espécies que escreveste não me parece que tenham problema algum com essa temperatura. Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FranciscoEsperanca Publicado: Fevereiro 26, 2011 Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 penso nao haver necessidade de tirar o filtro, mas como o Fernando referiu o mais importante é subir a temperatura, mas comigo passou mais rapido com o medicamento. Cumprimentos Francisco Esperança Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 26, 2011 Obrigado aos dois pelas respostas. Já tenho a temperatura nos 27 graus e amanha subo mais um bocado (para não subir muito de repente). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 27, 2011 Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 boas eu tive o mesmo problema com cardinais. quanto ao resto da fauna nao tem problema.podes subir aos 29. usei o mesmo k tu.protozin. nao te quero assustar,mas de 7 2 adultos e 5 jovens so os adultos resistiram ao ictio. os jovens morreram todos. espero k os teus resistam. boa sorte Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 27, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 boas eu tive o mesmo problema com cardinais. quanto ao resto da fauna nao tem problema.podes subir aos 29. usei o mesmo k tu.protozin. nao te quero assustar,mas de 7 2 adultos e 5 jovens so os adultos resistiram ao ictio. os jovens morreram todos. espero k os teus resistam. boa sorte Boas, Obrigado pelo apoio:) Já estou nos 28 graus e amanha ainda meto mais um grau então. Amanha é o 3º dia de tratamento. Além disso estou a dar uma comida especial congelada para ver se reforçam as auto defesas (artémia). Portanto julgo que mais não posso fazer. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 27, 2011 Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 (editado) boas. é isso amigo. continua assim.vai dando noticias de como estao os cardinais. eu por habito ja costumo dar 2 vezes por semana artémia congelada aos cardinais.eles adoram. cumprimentos Editado Fevereiro 27, 2011 por neloi Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 27, 2011 Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 boas. afinal foste tu que compraste os cardinais na loja AQUAMAGIA de oeiras. é pá aqueles gajos,cinceramente. fui eu que comentei dos neons com ictio dessa loja. que nao eram neons,eu é k tenho o abito de dizer neons,nao sei porque. mas foram exatamente os cardinais. nunca mais meti os pes nessa loja. agora vou sempre a naturline,parece ser bem porreira e a aquaplante tb parece ser. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 27, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 27, 2011 (editado) boas. afinal foste tu que compraste os cardinais na loja AQUAMAGIA de oeiras. é pá aqueles gajos,cinceramente. fui eu que comentei dos neons com ictio dessa loja. que nao eram neons,eu é k tenho o abito de dizer neons,nao sei porque. mas foram exatamente os cardinais. nunca mais meti os pes nessa loja. agora vou sempre a naturline,parece ser bem porreira e a aquaplante tb parece ser. Boas, Pois é, também não tinha reparado que eras tu. Eu tão cedo não vou lá. É que ainda por cima os peixes são caros nesta loja... Agora que precisei de ir comprar o protozin e aquela comida fui à naturline também. Foram impecáveis e ainda vi lá um difusor de CO2 que tinha comprado na aquamagia muito mais barato. Aquaplante também conheço e parece ser bem porreira sim. Mas pronto, agora com os meus cardinais é esperar... Eu a artémia já dei 2 dias seguidos, será muito dar todos os dias durante o tratamento? Tenho medo de ficarem la muitos restos e ficar a poluir a água. Editado Fevereiro 27, 2011 por rmmp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 boas pois,cinceramente nao sei se sera muito dar mais dias seguidos artémia. nunca fiz isso. o rapaz da naturline recomendou-me dar 2 vezes por semana. entao e como estao os cardinais? espero k estejam bem. abraço Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 (editado) Pois eu também comprei na naturline e ele também me disse isso. Até agora não tive baixas, mas os cardinais continuam com pintas brancas e já vou no 3º dia de tratamento. Acho que amanha vou aumentar a temperatura mais um grau (até aos 29 graus) e estava a pensar por sal. Queria só que alguém me confirmasse que posso fazer isso tendo: Cardinais, trichogaster, guppys e platys. Alguém me confirma que toleram o sal e temperatura de 29 graus? EDIT: estive a ver melhor e já acho difícil os cardinais safarem-se, estão sem bocados das barbatanas já:S Editado Fevereiro 28, 2011 por rmmp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 boas é pá isso é k nao.eu queria boas noticias sobre eles. mas estao a começar como aconteceu com os meus. mas os meus nao chegaram ao terceiro dia:( sobe aos 29 quanto ao sal eu nao meti pk li algures k fazia mal aos ottos. agora tu nao sei. vai dando noticias boa sorte Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 boas é pá isso é k nao.eu queria boas noticias sobre eles. mas estao a começar como aconteceu com os meus. mas os meus nao chegaram ao terceiro dia:( sobe aos 29 quanto ao sal eu nao meti pk li algures k fazia mal aos ottos. agora tu nao sei. vai dando noticias boa sorte Boas, Olha já se foi um, mas foi um guppy. Nao sei se hei-de fazer uma mudança de água grande também... Caraças não sei mesmo que fazer:S Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 é assim,pelo que me disseram. dizem para nao fazer troca de aguas durante o tratamento. so depois do sexto dia é k se faz. isto foi o k li e o k me disseram. mete a temperatura nos 29 para o parasita ficar mais vulneravel ao protozin. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 é assim,pelo que me disseram. dizem para nao fazer troca de aguas durante o tratamento. so depois do sexto dia é k se faz. isto foi o k li e o k me disseram. mete a temperatura nos 29 para o parasita ficar mais vulneravel ao protozin. Ok, obrigado, vou fazer isso:) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Fevereiro 28, 2011 Share Publicado: Fevereiro 28, 2011 [uRGENTE]!!!!! USAR O BOTÃO DE PESQUISA!!!! Agora fora de brincadeiras...Já te disseram basicamente tudo o que descobririas se tivesses usado o Botão de Pesquisa, procurado a resposta por ti próprio ao invés de fazer um tópico e esperar que o conhecimento te fosse transmitido... Numa altura em que se fala tanto daquela abominação educacional do Projecto Bolonha, pensei que já tivessem aproveitado a unica linha que se aproveita de todo o documento... O Aluno é o elemento activo na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem... Quer isto dizer, não esperes que as respostas te sejam dadas, e que venham até ti...Vai tu á procura da resposta, busca activamente o conhecimento, aprende aquilo que precisas, aquilo que não precisas, e aquele bocadinho que nem imaginavas que existia... Torna-te um veiculo de conhecimentos, uteis, e inuteis, pois são eles, em todos os seus tipos, que fazem de nós alguém melhor, e nos deixam pensar melhor, e com mais facilidade. Vá lá deixem de ser preguiçosos, e com sorte se nos tornar-mos pessoas com mais iniciativa, talvez o pais saia da fossa, como esperamos que o governo faça por nós.... The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Março 1, 2011 Share Publicado: Março 1, 2011 boas entao,dá lá noticias dos teus peixinhos. como eles estao? continuam a lutar contra o ictio? Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Março 1, 2011 Share Publicado: Março 1, 2011 andas a ler muito o gervas. olha k isso em demasia dá cabo dos neuronios :D Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rmmp Publicado: Março 1, 2011 Autor Share Publicado: Março 1, 2011 andas a ler muito o gervas. olha k isso em demasia dá cabo dos neuronios :D Boas, Eles vão resistindo coitados, só morreu um ainda. Portanto neste momento tenho um cardinal e um guppy mortos. Mas os outros cardinais continuam com as barbatanas meio comidas e com pintas, não se devem safar. Mas estão a dar luta à doença... Estão assim há vários dias. Vamos ver. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando_regio Publicado: Março 2, 2011 Share Publicado: Março 2, 2011 (editado) Alimenta-os, sem ser em excesso, essas pintas é próprio, são o vírus a sair do corpo do animal para se reproduzir, daí essas feridas minúsculas, ao subires a temperatura para cima dos 28 graus já estás a impedir que o vírus se reproduza, é uma questão de tempo até estar tudo bom por isso de momento o importante é alimentares bem os animais, só não exageres na comida claro. Cumps. Editado Março 2, 2011 por Fernando_regio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Março 2, 2011 Share Publicado: Março 2, 2011 O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes. Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza. Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita. Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts