Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos

Antes de começar quero me apresentar e agradecer o excelente forum que tenho o prazer de agora pertencer.

Chamo-me Helder Henriques e vou-me iniciar neste maravilhoso mundo da aqua, graças à minha filhota que tem quase 9 meses e adorou um aqua de um amigo.

Como eu e a mãe também gostamos muito de aqua foi facil dar finalmente o passo.

Já li muitos posts, visitei enumeras páginas mas penso que o melhor é perguntar a quem sabe como começar.

Após várias negociações em casa, ficou decidido o aqua vai ter entre 120 e 150cm, e eis que surge a primeira dúvida, qual será a melhor opção para a altura 50 ou 60 cm, isto porque o móvel vai ser dentro da linha dos móveis da sala e o aqua só pode ter 40 cm de profundidade.

Estou a pensar pedir uns orçamentos para a montagem do aqua de vidro, não quero arriscar a ser eu a colar! Alguém me dá a morada do Aquatlantico, é que embora more em SMF estou aqui há pouco tempo e não conheço quase nada por aqui. O aquarios & aquarios é mais fácil pois tem indicações na www.

Quanto ao equipamento peço ajuda para não cometer mts erros, já percebi as regras básicas para calcular o filtro e a iluminação, peço que me sugiram os modelos mais adequados na relação preço/qualidade.

Em relação há fauna estou inclinado para o Lago Malawi, mas penso que ainda é mt cedo para decidir.

Aguardo comentários

Publicado:

A primeira coisa a fazer, é exactamente a que ainda não te decidiste :P

Primeiro escolhes o que queres realmente colocar dentro do aquário e depois é que pensas nas necessidades que vão exigir ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde

Já tenho mais algumas dúvidas

Este fim de semana fui a 2 lojas da especialidade pedir orçamentos.

Como não sou mt entendido aceitei a sugestão do primeiro, ou seja uma aqua com 150x50x60 com uma sump, bomba retorno, material filtrante cerâmico, aquecimento e iluminação.

O problema surge qd pedi exactamente o mesmo ao outro, disse que não aconselha sump para um aqua plantado pois vai libertar mt CO2 e que vai ficar mt matéria das plnatas em suspenção. Perguntou se pretendo adicionar CO2.

Resumindo a ideia é fazer um aqua plantado, será melhor um filtro externo ou uma sump?

Publicado:

a sump é inestetica e util para fauna muito exigente ou muito grande, também é mais util para aquarios de agua salgada. Não é necessaria para um plantado. e se vai ser plantado, fica sabendo que quanto mais alto o aquario mais luz necessitas, logo mais gastos de eletricidade e plantas que podem definhar.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!