Recommended Posts

Publicado

Pretendo trocar a minha iluminação até ao fim do ano. Hoje tenho uma calha com duas flourescentes T5 HO de 54W cada.

O aquário tem cerca de 128 cm de comprimento e 58 cm de altura.

Em termos de volume, são cerca de 450 litros, mas descontando o espaço ocupado pela rocha e areia, mais as bombas e escumador, são 300 litros de água.

Como quero ter um reef com corais variados, quero estar preparado para ter a iluminação certa até para os mais exigentes.

O que me sugerem? Marca, modelo, tipo e capacidade de luzes, calha, etc.

Entre algumas caracteristicas, gostava de ter uma moonlight, ter um controlador para aumentar e diminuir progressivamente a luz (amanhecer e anoitecer), etc.

Publicado:

oi paulo..

bem no teu caso eu colocaria duas hqi de 150 watts ou se quiseres de 250 watts para corais mais exigentes em luz, mas acho que ficas bem servido com 150 watts.o marco e o diogo teem uns projectores muito simples e bonitos.as hqi da perfomance fabricadas pela aquaconnect de 14000 k dão um toque frio com um azulado espectacular. o moonlight não te traz grandes vantagens.acho que não é uma boa compra.abraco

Publicado:

Também estava a pensar na AquaConnect. Se apontar para 2x 150W (HQI), que tal juntar 2 T5 de 54 W?

Qual a boa combinação de Kelvins?

Publicado:

Olá Paulo,

Tal como o Nelson disse eu tenho dois projectores com lampadas de HQI de 14000 Kelvins (são as Venture Lightting 10K Plus) conjugadas com duas T8 actinicas de 30W. Também tenho a Moonlight mas não tenho a certeza dos seus benefícios (fica engraçado ver o reef na penumbra!!!)

O meu aquário tem 60 cm de altura e as duas lampadas de HQI são suficientes.

Caso não tenhas visto aqui vai uma foto:

Pic_43_4.jpg

Eu ficaria com a calha das T5 onde colocaria apenas as actinícas e comprava dois projectores de 150W. Estes são relativamente baratos (pelo menos em relação ao mercado) e pessoalmente acho-os estéticamente bastante bonitos. Acho que para 128 cm os dois focos de 150W serão melhores, do que 1 de 250 ou 400 pois não há zonas muito escuras no aqua.

Em relação aos Kelvins aconcelho-te a comprares as de 14000 K pois têm um espectro muito azulado que dão uma cor incrível ao aqua.

Se quiseres mais informações sobre os projectores envia-me uma MP e eu dou-te o contacto (para não misturar tópicos comerciais com não comerciais).