tmaster Publicado Fevereiro 22, 2011 Publicado Fevereiro 22, 2011 (editado) Boas a todos. quem frequenta o forum regularmente,principalmente a parte dos lagos de agua fria ja me deve ter visto por ca, mas mudei de casa, e deixei os lagos ao cuidados dos meus pais, e agora só tenho espaço para aquários (provisoriamente) entao meti maos a obra e comecei a montar um nano depois de ter visto um aquario a 25€ de 30L no "deborlex" e como o vicio dos peixes não nos larga, meti mãos a obra(ou a carteira) comprei o aquário ja com filtros de esponja da chinezex e com uns peixes de plástico(que foram nadar no caixote do lixo) e comprei umas plantas e um areao e substrato fértil e umas pedras que encontrei nas redondezas e montei isto: medidas 37x25x27 (supostamente 30l)mas deve ter +- 25 com substrato e areão termostado 25w filtro esponja,(marca made in china?) substrato aquatic-nature areão branco 2-3mm 1x rotala (green) veio na forma emersa 1x ludwigia repen(salvo erro) 1x anubia nana(que deu 3 depois de abrir o vazo:P) pedras da serra ... Falta o musgo willow(Fontinalis antipyretica) que vem algures no correio, do ebay para dar outra vista a coisa. e possivelmente as pedras sao para trocar por umas mais...ideais, quando encontrar umas .. deverá levar uns neons cardinali, ou uns neons black se os encontrasse a venda.(acho-os uma beleza:P) e uns camaroes red para decorar o musgo a luz é somente 11w(6700k) mas está-me a parecer suficiente pois ludwigia repens está a dar rebentos avermelhados, o que é sinonimo de que a planta está a receber boa luz. queria trocar para uma de 18w mas como esta se esta a portar bem..deixa ver no que dá. há que reparar que é um aquário sem co2 logo muita luz é desperdício,apesar de ter comprado fertiliante liquido para colocar da aquatic nature para colocar.mas acho que ainda é desnecessario. é que ja tenho visto na net aquarios com menos plantas e com sistemas de co2..va-se la saber para que.... Va-la comentem e digam por onde comecei mal..e bem:) Editado Fevereiro 22, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
joaoadias Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Boa Tarde, O aquário está bastante bonito, só deixava crescer um pouco as plantas a ver no que dá. Só não sei o que é essa "espiral" no meio do aquário. O co2, se quiseres podes, fazer co2 caseiro com ou sem gelatina. Há várias receitas no forum. Cumprimentos João Dias Citar
tmaster Publicado: Fevereiro 23, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2011 Espiral? as bolhinhas? é da pedra que tinha sido colocada ha pouco tempo. a agua ainda estava turva na foto. mas já esta cristalina. Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
exman Publicado: Fevereiro 24, 2011 Publicado: Fevereiro 24, 2011 Boas, Parabéns pelo aquário, está aí um belo começo. Só não gosto muito das "pedras brancas no fundo" mas é só a minha opinião. Mas de resto acho bem porreiro Cumprimentos Citar Renato Ferreira Santa Maria da Feira/Aveiro
inblack Publicado: Fevereiro 24, 2011 Publicado: Fevereiro 24, 2011 Boas Tens as anubias nanas enterradas? Se sim aconselho te a desenterra-las e a coloca-las em cima de uma pedra/tronco. Senão o rizoma vai apodrecer e as plantas acabam por morrer. Citar
tmaster Publicado: Fevereiro 25, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2011 (editado) boas. essa das anubias ja me lixou bem lixado mesmo eu sabendo que não as devia enterrar. disseram-me na loja mas ao trancadas debaixo das pedras(o rizoma ficou de fora) so trancando as raízes, mas depois pus mais um bocado de areão e esqueci-me de desenterrar a anubia la de traz.. resultado: fiquei ontem com as folhas na mão porque o rizoma apodreceu mesmo.. para uma planta tão resistente achei-as demasiado sensíveis a isso. agora ando as turras com outras coisas. com o ph por exemplo. ja ia em mais de 7.8 ,quando a agua da rede vem a 7 /7.2 ...deixa ver se agora com o tpa de 50% estabiliza mais baixo... é que tenho de ver se estabiliza pelo menos em ph neutro porque gostava de por tetras(so sei qual quando chegar a loja, talvez neons cardinal ou assim) e ja li que eles preferem de ph de 6.5. acho que é muito sensível para primeiro peixe do aquario:/ alem de serem peixes que não gosta de muita luz..em aquários plantados é dificil...ainda por cima agora quero por outra lampada de 11w(ficando com 2 ) pois as plantas estão a crescer para o centro devido a luz estar ao meio Editado Fevereiro 25, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
HomoSapiens Publicado: Fevereiro 25, 2011 Publicado: Fevereiro 25, 2011 Esse areão branco ou as pedras não são calcárias? Se forem, aí está a razão do pH alto. Com esse pH desaconselho os néons. Coloca uns guppys, platys ou mollys. É também um pH bom para um caracol maçã. Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976
tmaster Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 nem as pedras nem o areao é calcário, as pedras sao um xisto qualquer e o areao é proprio para aquario. ja os coloquei ambos(amostras das pedras e areao) dentro de de vinagre e limao e naõ reagiram... vamos ver se não era do processo de nitrificação ou algo assim .... deixa ver se estabiliza nos 7.0 que é o valor dela e depois arranjo maneira de baixar o ph 0,5. aconcelham alguma maneira em especial de baixar o ph sem ser atravez de troncos??? é que eu não gosto de viviparos,fazem-me lembrar as gambuzias que tinha lol Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
HomoSapiens Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 Ou pões turfa, ou injectas CO2 ou colocas um produto para baixar o pH! Citar River Bridge http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165976
tmaster Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 e se fizer troca de metade da agua por agua emgarrafada(do dia:P) lá diz que o ph é 5.30. se mudar metade da agua talvez baixe o ph? Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Ricardo_MX Publicado: Fevereiro 26, 2011 Publicado: Fevereiro 26, 2011 na minha opinião vais estar movendo muito rápido o Ph ao adicionar esta de 5,30. ja tens CO2? pq nao começar por ai? Citar Ricardo - Mexico City ------------------------ First Community New Project
tmaster Publicado: Fevereiro 26, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2011 se adicionar co2 baixo ligeiramente o ph enquanto o co2 está a funcionar. quando a mistura caseira começar a baixar de pressãO O PH soube outra vez(sim porque 150€ por um equipamento de co2 decente,comprava mas era um aquário grande com mesa e tudo lol) eu não penso em colocar co2 a menos que note que as plantas não crescem... e até agora parecem crescer bem.. a ideia de misturar o agua mais acida(ph5.31) com a agua normal da torneira(7 /7.2) era deixar o ph a meio(tipo 6 ou 6.5) para neons e camaroes. uma vez que o aquário ainda está sem peixes não haveria grande problema de baixar meio ponto de ph ou 1 ponto. as plantas penso que sejam resistente a pouca diferença de ph... que acham? Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Ricardo_MX Publicado: Fevereiro 28, 2011 Publicado: Fevereiro 28, 2011 na minha opinião 1 ponto de ph é bastante variação. tentar ir baixando de 0,5 em 0,5. Citar Ricardo - Mexico City ------------------------ First Community New Project
tmaster Publicado: Fevereiro 28, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2011 (editado) vou baixar gradualmente o ph antes de por neons a ver o que dá. agora estou com outro probleminha. coisa pequena.. estão a aparecer ,no areao branco, algumas pedras esverdiadas. parece ser isto a tal cianobacteria que ja li algures, é mesmo verde? o que eu tenho sao algumas zonas nas pedras ,ficam verdes claras em vez de brancas, também noto um pouco nos vidros(coisa mínima) parecem um pó ou uns filamentos esverdeados/acastanhados nos vidros .. o que sao? e como se erradicam?? cumps Editado Fevereiro 28, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
tmaster Publicado: Março 1, 2011 Autor Publicado: Março 1, 2011 Alguem?sff Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
dias_lm Publicado: Março 3, 2011 Publicado: Março 3, 2011 (editado) vou baixar gradualmente o ph antes de por neons a ver o que dá. agora estou com outro probleminha. coisa pequena.. estão a aparecer ,no areao branco, algumas pedras esverdiadas. parece ser isto a tal cianobacteria que ja li algures, é mesmo verde? o que eu tenho sao algumas zonas nas pedras ,ficam verdes claras em vez de brancas, também noto um pouco nos vidros(coisa mínima) parecem um pó ou uns filamentos esverdeados/acastanhados nos vidros .. o que sao? e como se erradicam?? cumps Viva, Soluções para reduzir os "filamentos esverdeados" olol: - Baixa as horas de luz/iluminação. Quantas tens? - Compra um limpa vidros ou um iman de limpeza. - Usa um cartão tipo "multibanco" para raspar o vidro. Também podes usar laminas de x-acto ou de barbear, em bom estado! Penso que seja o principal. Abraço e boa limpeza Editado Março 3, 2011 por dias_lm Citar
tmaster Publicado: Março 3, 2011 Autor Publicado: Março 3, 2011 (editado) ja descubri o que é: é green dust algae ou seja algas poeirentas verdes. agora só não sei como me livro delas. mas parece que ninguem sabe:/ isto começa bem.. e ainda nem tem peixes.... a iluminação foi aumentada. tinha somente uma lampada de 11w mas agora tenho 2 de 11w /6500k Está 1W/por litro irei implementar co2 (apartir do diy com acido cloridrico/bicarbonato de sodio) mas para já as plantas estão a crescer, ja chegam a linha de agua. Editado Março 3, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Gremlyn Publicado: Março 4, 2011 Publicado: Março 4, 2011 a ideia de misturar o agua mais acida(ph5.31) com a agua normal da torneira(7 /7.2) era deixar o ph a meio(tipo 6 ou 6.5) para neons e camaroes. uma vez que o aquário ainda está sem peixes não haveria grande problema de baixar meio ponto de ph ou 1 ponto. as plantas penso que sejam resistente a pouca diferença de ph... que acham? Eu não sou químico e a química que tenho é a que aprendi na escola, mas isso que estás a dizer não funciona assim. A escala do pH é uma escala logarítima, pelo que de certeza que (já lá vão uns anos das aulas de química e já não me lembro) se juntares 1litro de água com 7 pH com 1litro de água com 5 pH o pH final é de 5,01 ou aproximado. Alguém que me corrija se estiver enganado. Citar
tmaster Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 (editado) boas. sei que a escala e logarítmica mas na pratica realmente não sei como funciona. se agua mais acida "tem mais força" a mudar o ph numa agua alcalina ou se uma alcalina tem "mais força" a mudar o ph de uma agua acida... acho que vou mesmo testar isso com 2 copos de agua e medir(1 da torneira e outro de compra(7.5ph para 5.3ph) ja digo o resultado. Quanto as algas em po(green dust algae) alguem tem alguma ideia? Editado Março 4, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
tmaster Publicado: Março 4, 2011 Autor Publicado: Março 4, 2011 segundo a experiência fica a metade. coloquei 20cl de agua da torneira e 20cl de água do garrafão e fiquei com +-6.6ph. ficou a metade das 2 escalas. ou seja se quiser manter a agua do aquário a estes 6.6 tenho de misturar partes iguais... se quiser a 6.8 tenho de colocar mais agua da torneira que do garrafão... Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
tmaster Publicado: Março 6, 2011 Autor Publicado: Março 6, 2011 (editado) boas. até agora a experiência na pratica ,colocando agua engarrafada saiu-me furada. coloquei 1 garrafão e meio e o restante agua da torneira ficando mais ou menos 3 para 1,maioritariamente agua da torneira. apesar de o ph inicial ser 6.8 ele vai sempre subindo ate estabilizar no 7.4+- deve ser porque o kh da agua da torneira é muito alto. vou continuar a utilizar agua engarrafada para fazer as tpa pequenas para ver se aumentando a quantidade de agua engarrafada consigo inverter esta tendência de ph alto. alguem recomenda utilizar alcido?do próprio para baixar o ph de aquarios la esta.? entretanto coloquei hoje peixes memso o ph nºao estando grande coisa, la na loja eram mantidos a ph neutro(7.0) logo não variou muito, contudo sao especies de levemente acida. to tramado.... a fauna são : 8 rasboras arlequim(1 sem rabo,não reparei na altura da compra mas amanha vão-me ouvir) 2 ramirezi(supostamente um casal, são juvenis ainda dai ter uma femea e um suposto macho(que pode ser também uma fêmea) Aqui ficam os videos(sim são videos, tem de carregar para ver) o primeiro vídeo não consigo perceber se é realmente macho, o 2º sim que se ve que é femea alguem percebe se o 1ºvideo é macho? o aspecto final é o seguinte: Editado Março 6, 2011 por tmaster Citar Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts