electriko Publicado Fevereiro 20, 2011 Publicado Fevereiro 20, 2011 Bom dia, Tenho um aquario com cerca de 2 meses de montado, onde de fauna apenas tenho 10 red cherrys , 4 planorbis e 4 guppys macho. Ontem a noite quando cheguei a casa, reparei nuns seres minusculos, tipo minhoca branca finissima e com +-3mm de comprimento, junto ao substrato. Apos pesquisas aqui no site, quer-me parecer que sejam planarias, apenas consegui ver umas 4 ou 5 entre o vidro, mas poderam existir mais no restante substrato. costumam enfiar-se para dentro do areao. Uma vez que me parecem ser ainda poucas, gostaria de saber algumas ajudas sobre o que fazer para acabar com elas? Vi algures que se pode usar o Fluvermal para as exterminar, mas como tenho os red cherry, estes provavelmente tb iriam na virada. Opcao: mudar os camaroes para outro aqua, fazer o tratamento, uma boa TPA e depois voltar a mete-los la? Os restantes seres(planorbis e guppys ) tb sofrerao alguns efeitos?, secalhar o melhor e retirar a fauna toda e fazer o tratamento nao? Depois, hoje de manha reparei que no vidro frontal, a cerca de 10cm da linha de agua (mas dentro de agua), tinha alguns ovos transparentes rodeados por alguma especie de muco protector tb transparente. è tipo um circulo, com cerca de 15 a 20 ovinhos. Ora uma vez que os guppys sao todos machos, deduzo que sejam ovos de planorbis, certo? Ainda nao tirei fotos, mas sao parecidos a estes, so que ainda todos transparentes: Espero que nao seja praqui outra praga que apareceu. =( Obrigado desde ja pela ajuda. Dario Rosario
João Figueiras Publicado: Fevereiro 20, 2011 Publicado: Fevereiro 20, 2011 Boas, Quanto a essas minhocas, que dizes serem planárias, não te posso ajudar, mas em relação aos ovos, são de certeza ovos de caracóis. Digo isto com bastante certeza, pois já tive bastantes pragas de caracóis e essas bolsas de ovos apareciam em todo o lado, para além de que os reds não depositam ovos nos vidros e os guppies nem ovos depositam. Espero ter esclarecido alguma dúvida. Cumprimentos, João Figueiras. Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog
Recommended Posts