ruitaborda Publicado Janeiro 21, 2005 Share Publicado Janeiro 21, 2005 Ola Gostava de lançar uma discussão sobre: COMO, QUANDO USAR E EM QUE DOZES, E O APÓS TRATAMENTO PARA A RECUPERAÇÃO. Chamo a atenção de que estou a ser intencional pois não concordo com a maneira como se está aplicar este medicamento. Por outro lado não tenho bases para discutir cientificamente este medicamento, e sim um pouco de experiência ou antes alguns anos a lidar com discus. Cá fico à espera de respostas. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 21, 2005 Share Publicado: Janeiro 21, 2005 Viva Escrevi um artigo sobre a Spironucleose e a utilização de Metronidazol ( Flagyl) no ultimo numero da Aquarium Magazine . Um dos erros mais frequentes é a admnistração de doses baixas ,durante periodos curtos e tarde de mais (quando já naõ existem hipoteses de salvar o peixe). Cump. Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Janeiro 22, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 22, 2005 Ola Li o seu artigo e estou de acordo com a maneira como o aconselha e as causas da doença dos buracos. No entanto ,fico um pouco admirado como é utilizado o flagyl não no seu caso mas naqueles aquaristas menos experientes. E para confirmar o que penso agradecia que desse uma vista de olhos ao http://www.discus-portail.com/phorum/read....0&i=3185&t=3185 Aonde este remedio é citado de uma maneira que levanta alguma suspeição e com efeitos secundarios quando mal utilizado. Agradecia que me desse a sua opinião. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Carvalho Publicado: Janeiro 22, 2005 Share Publicado: Janeiro 22, 2005 Viva! Infelizmente não percebo nada de francês!... Uma vez um artigo numa revista cientifica de Veterinária que o Metronidazol (Flagyl) podia causar intoxicação cerebral. Mas como não é a minha área não posso adiantar mais nada. (na altura até comentei isso aqui no fórum) Abraços! Nuno Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 22, 2005 Share Publicado: Janeiro 22, 2005 Bem Rui Como dizia um meu Professor de Farmacologia ,não há nenhum medicamento que tenha um só efeito nem que crie funções novas no organismo. Logo, todos os medicamentos têm efeitos secundários não apenas por sobredosagem ( mais comum ) mas também por indiossincrasias (reacções atipicas particulares ) da espécie ou do individuo .Nós usamos um medicamento porque os seus efeitos beneficos são maiores que os efeitos nocivos. Existem no entanto, medicamentos mais seguros que outros naõ só para o indivíduo ( peixe) como par o seu meio ambiente ( água , plantas e filtro biologico ). A janela terapêutica ( intervalo entre a dose eficaz e a dose que provoca efeitos nocivos )quanto maior for mais seguro será o medicamento . O metronidazol em cães ,gatos ,pessoas e outros animais ,em doses excessivas pode , de facto, provocar efeitos neurologicos toxicos como ,incordenação motora e convulsões. Nos peixes nunca observei tal . Quanto a provocar esterelidade e insuficiêçia renal também n unca observei tais efeitos embora isto não passe de uma mera constatação simples sem analises e estudos cientificos ( também não os vi publicados ). Como disse o Metronidazol é extremamente seguro mas na maioria dos casos é mal aplicado, e se calhar o peixe morre ou porque já foi tarde de mais ,ou porque a dose foi insuficiente ou porque o tratamento foi curto de mais ,ou porque o diagnóstico estava incorrecto.O metronidazol não cura tudo e a sua indicação principal e quase exclusiva é a Spironucleose tipica dos ciclídeos e anabantideos e não serve par outros parasitas sejam eles Tenias ,Dactylogirus, Gyrodactylus ,Capillaria ou outros. O metronidazol não é par usar sempre que um peixe está doente . Cump. Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Janeiro 23, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 23, 2005 Ola Só levantei esta questão por verificar que o flagyl talvez esteja a ser medicado com muita facilidade. Tal como o Nuno já mencionou já foi ventilado esta questão e seus efeitos por vezes nocivos, repito por vezes nocivos, em que também na altura dei minha opinião. O que me levou a levantar esta questão foi por ter tido conhecimento que uma loja bem conceituada que era visitada por mim aonde cheguei a comprar, trocar e vender discus, utililizar este medicamento no patê para dar de comer aos peixes. Não gostei, pois o cliente vai comprar um peixe aonde gasta por vezes centenas de euros e o mesmo já vem imune a este medicamento pois o seu organismo já o assimilou. É claro que só tive conhecimento por um descuido do empregado. Dei conta de que não gostaria nada de comprar um peixe nesse estado. Sabe a resposta que me deu? Se o peixe em sua casa ficar doente, paciência. tem lhe dar um antibiótico mais forte. Não basta por vezes os peixes já virem com antibióticos na água, quando são importados, como também suceder esta sena. Não gostei e como tal deixei de comprar ou vender nessa loja. Bem, desta vez já me estiquei um pouco, fico-me por aqui. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts