Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Filtro Eheim 2217 é adequado para aquario 300lts com ciclideos africanos (Malawi)?

Antecipadamente grato.

Publicado: (editado)

O 2217 parece um bom filtro (1000L/H e 6L de capacidade), se bem que uso 900L/H e 6L para um aquario de 120L... Para esse aquario para africanos precisarias de 1500L/H idealmente. Mas... depende da densidade de peixes que vais ter (por norma os Malawis são mais resistentes que os Tanganyikas devido à maior flutuabilidade da condições do lago), das plantas, das TPAs, oxigenação e da quantidade de comida que vais dar. Além de que depende das espécies que vais ter. Penso que é perfeitamente possível. E mesmo que tivesses um filtro mais potente, as preocupações com densidade, plantas, TPAs e comida, manter-se-iam. O mais potente seria mais eficiente na limpeza da areia e na oxigenação.

Editado por Quo
Publicado:

Não referi que o meu aquario é panoramico de canto com raio 85cm. Existe alguma incompatibilidade dos Malawi c/ esta configuração de aquario?

por norma é preferivel um aquario rectangular. não é o ideal... mas um aquario de 300 L de tres cantos, ficas com tres zonas por onde eles podem circular. O aquário é largo? é que se essa litragem toda for à custa da altura... então é mesmo um aquário curto. Se não, se for largo, parece-me a mim que dá bem e com um pouco de imaginação na colocação das pedras, ficas com um aquário interessante! tens que notar que precisas de pedras para fazer zonas e ter buracos para os peixes, se obrigares e dares ideia aos peixes que tens 3 zonas diferentes, e que eles se podem evitar e circular por essa zona toda à volta, fica bastante bom. Que comprimento e altura tem o aquario?

Também há técnicas como "dither fish" e sobre-povoamento para reduzir o stress no caso de ciclideos mais agressivos. No caso do sobre-povoamento é preciso atenção à filtragem. A técnica do dither fish é usar peixes de cardume com o mesmo proposito que o do sobrepovoamento, sem assim aumentar muito a carga biologica, pois são peixes ligeiramente mais pequenos e menos robustos que os ciclideos. Mas tem o inconveniente de não teres só ciclideos no aquario... ou nao ficares com um biotopo só com peixes do lago que desejas.

Mas dá para pores por exemplo um trio de Labidochromis caeruleus e outros ciclideos de agressividade mais reduzida, tais como espécies de haps, e há outras espécies semi-agressivas que podes tentar. Os do género Pseudotropheus não será boa ideia, estes últimos são vegetarianos e de maior agressividade intra-espécie, e necessitam de aquários maiores.

Deves ver género a género... espécie a espécie. Não há uma formula geral.

Que eu saiba para aquários normais de 85 cm, no Malawi, há os Labs.

Editado por Quo
Publicado:

Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.)

120x85x60 cm Volume 305 L

Obrigado pela ajuda Quo

isso é excelente. O aquário é muito bom, não é o que estava a imaginar... Dá para muitas espécies do Malawi.

No Malawi há mbunas, haps e peackoks. tens que ver o que gostas.

os mbunas são os que andam entre as pedras, os haps preferem águas abertas. e entre os mbunas nem todos são "toqueiros", ao contrário do que muitas vezes supomos. Ser mbuna é ser um peixe que gosta de ter sempre pedras por perto. Mbunas toqueiros mesmo há os do género cynotilapia.

Os haps são por norma menos agressivos, mas só podes ter uma espécie, pois muito criam híbridos. Entre os mbunas tens os pouco agressivos e os muito agressivos, quanto mais agressivo o peixe, maior o aquário precisa de ser. isto mais verdade para certas espécies de Pseudotropheus e Metriaclima, mas varia. Alguns são altamente agressivos e outros semi-agressivos (que é quase pacifico). Depois precisas de compatibilidade alimentar, herbivoros, omnívoros e carnívoros. Não podes ter tudo no mesmo aquário.

A qualidade de vida dos teus peixes nesse aquário dependerá muito da decoração. tens que ter zonas rochosas, zonas de vallisnerias, zonas de natação livre, zona de areia. Em termos estéticos, isto tudo fica com um aspecto bastante simples e ao gosto contemporâneo, nada barroco. de preferência deves deixar o peixe circular por toda a extenção do aquario.

resumindo, é preciso ler sobre os ciclideos do Malawi, há um ebook que podes pesquisar na net... Mas não é tão difícil ou complexo. Muitos Malawi são até bastante fáceis e resistentes. O mais dificil é reproduzir com qualidade. pois tens que evitar irmãos e acasalar peixes que não só pertencem à mesma espécie (e género), mas também à mesma população.

este livro é optimo para perceber:

http://pdfcast.org/paid/9780764115257

aqui esta em preview, a obra completa é contigo.

Editado por Quo

Obrigado mais uma vez Quo. Tenho então a incompatibilidade do filtro que tenho actualmente para os Ciclideos. Também tenho que ver o que vou fazer com os actuais habitantes do meu aquario dado que não são compativeis com os ciclideos Mbuna que são os meus favoritos.

Ando a estudar também a hipotese do Plantado com Discus, apesar de ser completamente o oposto do anterior.

Obrigado pela ajuda!

Editado por Icedude
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!