Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Criei este tópico com o intuito de criar uma vaze de conhecimento e troca de experiências para todos os amantes de Riccia Fluitans. Não sei se já existe um tópico com este tema mas espero que todos participem e contribuam para o crescimento desta linda plantinha.

Sou um leitor muito assíduo do fórum e agora acho que chegou a altura de por algumas duvidas que atormentam a vida do meu aqua. Neste momento aquela que mais me preocupa e o facto da minha Riccia Fluitans estar com um aspecto amarelado o meu aqua tem cerca de 30 litros e tenho 30w de luz duas lâmpadas Day light da boyu e injecção de Co2 caseiro a cerca de uma bolha por segundo penso que neste momento após ter posto fertilizante o aqua ficou com umas pequeninas algas castanhas (acho que abusei na quantidade) e a agua tem um cheiro modo a terra.

Alguém já passou pelo mesmo ou pode me ajudar

Publicado: (editado)

Caro Eixense,

não sei se isto te pode ser útil, mas tenho riccia fluitans no meu aqua e está ótima e de boa saúde.

Existem vários parâmetros que deves ter em conta:

- Luz : não se trata apenas do núm. de watts, mas também a temperatura de cor que estás a utilizar ( provavelmente 6500K; a minha riccia dá-se c 1 lâmpada de 6500K+10000K );

- Co2 : não estou certo de que o CO2 esteja devidamente ajustado. Mede o pH de manhã e outra vez ao apagar a luz. Uma vez que tens CO2 caseiro, haverá oscilação de pH;Certifica-te de que o pH não sofre uma grande variação;

- TPA´s(30%- no teu caso cerca de 9L, o que pode levar uns ajustes consoante o nº de vezes que mudares a água) : Para um aqua com essa litragem aconselhava-te a fazer tpa´s 1 a 2 vezes por semana;

- Fertilização : fertilizas com adubo líquido ou utilizaste substrato fértil? se te estão a aparecer algas, poderá ser do fertilizante, no entanto se são algas acastanhadas, arrisco-me a dizer que poderá ser de alguma raíz, cascalho ou pedras que introduziste no aqua ( o teu aqua está ao pé de alguma janela?).

Ainda que de uma forma muito sucinta e rápida, espero ajudar, de qualquer forma, aguardo feedback.

Ricardo Jesus

Editado por R.Jesus
Publicado:

Antes de mais obrigado pela ajuda e pelo o contributo

Sim o meu aqua esta perto da janela da cozinha, em minha casa não tenho sítios onde fique completamente escuro e que só seja iluminado quando as luzes acendem.

Em relação as TPA's faço uma por semana de cerca de 20 a 30%, o fertilizante que pus e liquido na altura que me iniciei nesta vida não fazia a mínima ideia do que era e por onde começar, com alguma pesquisa e muita leitura cheguei a conclusão que só podia por plantas que não fosse preciso substrato tipo riccia, musgo de Java e anubias, que neste momento e flora do meu aqua. Em relação as lâmpadas não te sei precisar qual o espectro das lâmpadas, sei que são as lâmpadas indicadas para plantas da boyu, ja agora qual a marca das lâmpadas que tens no teu aqua?

Outra coisa que que me intriga e que as minhas anubias tem manchas pretas nas folhas, já fiz alguma pesquisa e não consegui relacionar as manchas a nenhum tipo de alga nem identificar a patologia. sei que a uns meses fui enganado na loja devido a minha ingenuidade e falta de experiência venderam-me uma lâmpada das azuis que são as mais indicadas para aquas marinhos, a pouco tempo numa troca de mail's e num pedido de ajuda ao FAAO e que ele me disse que a lâmpada azul não estava la a fazer nada, a diferença que eu noto e que o musgo de Java começa a ter uns rebentos novos.

Cumprimentos