Recommended Posts

Publicado

boas

no meu reff a agua esta com 1000 miligramas/litro de magnesio quando deveria estar pelo menos a 1300 o que me sugerem para acertar esta situação sem ter que gastar uma pipa de massa nos produtos comerciais e sem grandes resultados :D :lol:;)

A persistência é o caminho do exito

Publicado:

Olá,

Não há grande coisa a fazer sem ser utilizar quimicos. No entanto sugiro que não faças nada, pois não está mal de todo e eu já tive valores mais baixos!

Publicado:

boas

sera que com mudanças de agua + frecuentes nao se resolvera :?::?::?::P:lol::) :D

A persistência é o caminho do exito

Publicado:

Olá,

As mudanças de água ajudam... mas quando disse para não fazeres nada, parti do perssuposto que fazes TPA´s frequentes! :lol:

Publicado:

Olá a ambos,

Pessoalmente considero 1000 ppm de magnésio muito baixo. A maior parte das vezes estes valores de magnésio são motivados pela mistura de sal que se está a utilizar. Algumas marcas de sal têm revelado níveis de magnésio muito baixo.

Os problemas que eu tenho tido com precipitação de CaCO3 no meu aquário deveram-se fundamentalmente ao magnésio baixo. Bons níveis de magnésio levam a uma menor precipitação de CaCO3, ou seja, seguram o cálcio e a dureza na água do aquário impedindo a sua precipitação.

Tenho adicionado magnésio ao aquário elevando-o para valores entre 1300 e 1400 ppm.

Reparei também que quando faço água salgada nova, os valores de Mg situam-se entre 1000 e 1100 ppm. Ao fazer a TPA, o Mg no meu aquário cai para 1200 ppm e volto a ter precipitação de CaCO3. Volto a ter que repor Mg ao aquário.

O que tenho reparado é que por mais Mg que acrescente ao bidom das TPA's, o Mg não sobe e acabo por gastar rios de dinheiro em Mg, tendo que repô-lo directamente no aquário.

Quanto a aditivos comercializados de Mg, na minha opinião existem apenas 2 marcas com boa relação $/incremento de Mg. Mesmo assim, para subir 100 ppm num sistema com 1100 litros gasto perto de 20 euros :shock: .

Daí que estou a fazer um aditivo equilibrado de Mg com químicos comprados de laboratório. Quem estiver interessado, apite...

Para já, vou também experimentar outras marcas de sal e aconselho-te a verificares o Mg na tua mistura de sal...

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria