Recommended Posts

Publicado

lamp_flni_master_pls_2p.jpg

é o seguinte estou para transformar um aquario de 40 litros que so la tem umas pedras uma cory e uns guppy endlers ---> num plantado com umas kuhly tambem e pouco mais so que aquilo so leva lampadas de 15 watt "uma" o que penso ser pouco para o efeito!

por isso andei a ver as lampadas florescentes de baixo consumo

1ª perg.

as plantas não se queixam por não ser daquelas especificas para elas?

em pricipio estas tem os espectro todo certo?

ao procurar dei com estas que iriam caber muito bem na calha e tem a vantagem de ser compridas logo em principio distribuiem mais a luz e tipo uma de 11w da o equivalente a 75 W o que ate seria util para o meu outro aquario grande(para permitir que a luz chegue para ter plantas normais e fluctuantes) pois integravam-se muito bem a calha so tinha de remover as duas de 30 watt e por os casquilhos para estas e da para levar 4 ou mais logo por exemplo 4 x75 por exemlo da 250watt que ja é muito

http://www.energyfederation.org/consumer/d.../25_173_719_235

2ª perg

ja alguem tem experiencias com elas?

o meu problema é que me esta a ser um bocado dificil saber onde arranjar os caixilhos para elas e que tipo de balastro poderao levar ja vi que da para electronicos mas esses sao um bocadinho caros acho eu

3ª perg

tambem dará para levar um balastro normal ou tem mesmo de ser dos electronicos?

mas se tiver de ser tem de ser é so para saber!

é que no modelo onde eu as vi a venda so tem mesmo a lampada não tem mais nada nem casquilhos nem nada

desculpem se tou a ser um pouco perguiçoso mas ainda não tive tempo de ir a uma loja especializada em electronica perguntar

mas desta maneira tambem posso ter opinioes vossas que ajudam sempre

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

Essa equivalencia de 11w para 75 é 75 de incandescentes...por isso tens mesmo é de fazer as contas com 11W por lampada. Quanto a balastros, podem levar electromagnéticos ou electronicos, se bem que estes ultimos são mais caros mas muito mais eficientes e ao fim de algum tempo está paga a diferença.

Quanto ao espectro desse tipo existem das mais variadas temperaturas de cor. Eu pessoalemente tenho das de casquilho normal com balastro electronico na própria lampada e uso da cor "daylight" +-6500K.

Não tem problema nenhum não ser um espectro "próprio".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

LOL

yah foi um bocado duhhh nas lampadas fluorescentes normais se fossemos a ver a equivalencia para incandescentes dava muito mais LOL

esqueci-me que elas sao da mesma categoria das que ja tenho logo as contas de watt sao iguais

assim tenho de ver melhor quantas cabem pa ver se compensa

as que eu vi a venda mas ainda nao comprei foi no modelo em santarem mas tambem ja as vi a venda no continente do vasco da gama por isso deve de haver neles todos

mas as que vi agora no forum devem de ser melhores pois o maximo das que vi era so 13 watt mas duravam 10 anos com uso de 3 horas por dia em media

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17401

vou la perguntar sobre elas tambem :(

ainda pesquisei mas nao tinha visto antes do escrever o meu topico senao ia la directamente

os meus Canito/as

assin5.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!