hlagido Publicado Fevereiro 10, 2011 Publicado Fevereiro 10, 2011 Boas! Recentemente decidi voltar ao mundo da aquariofilia. Tenho um aquário que já estava desactivado a vários anos (cerca de 10) e que esteve cerca de 5 anos no activo com peixes de água fria. O desafio é colocar a funcionar o aquário com água quente, para isso já comprei um aquecedor e um filtro novo. Actualmente coloquei apenas com areia e água, liguei o filtro e o aquecedor. A loja onde comprei os acessórios recomendou-me deixar o aquário neste estado durante pelo menos 1 semana e levar uma amostra de água para analisar. Ainda tenho que resolver um pequeno problema, a fixação da iluminação partiu, mas nada que não se resolva. A minha primeira dúvida refere-se mesmo a iluminação, tenciono colocar plantas e já li que é indispensável iluminação, contudo não sei qual é o período no qual se deve utilizar a iluminação? Abraço Hlagido Citar
hlagido Publicado: Fevereiro 13, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2011 Boas! Finalmente tenho o aquário a funcionar . Já tenho a iluminação montada, plantei e coloquei peixes. Em termos de peixes, tenho 1 peixe combatente, 1 peixe gato, 1 comedor de algas siamês e 5 neons. O Aquário tem dimensão aproximada de 60x40x40. A iluminação ligo de manha e desligo a noite, Comida tenho duvidas quanto a Quantidade... Qual é a quantidade recomendada? Por último, tendo em conta a dimensão do aquário, qual é a quantidade máxima recomendável a colocar mais peixes? Abraço Hlagido Citar
bnito Publicado: Fevereiro 13, 2011 Publicado: Fevereiro 13, 2011 Boas! Finalmente tenho o aquário a funcionar . Já tenho a iluminação montada, plantei e coloquei peixes. Em termos de peixes, tenho 1 peixe combatente, 1 peixe gato, 1 comedor de algas siamês e 5 neons. O Aquário tem dimensão aproximada de 60x40x40. A iluminação ligo de manha e desligo a noite, Comida tenho duvidas quanto a Quantidade... Qual é a quantidade recomendada? Por último, tendo em conta a dimensão do aquário, qual é a quantidade máxima recomendável a colocar mais peixes? Abraço Hlagido Boas Acho que devias ir com calma, fizeste o Ciclo do azoto? manual - inicio Na Aquariofilia A iluminação ligo de manha e desligo a noite, Isso é demais 6-8horas dependendo também das plantas que tenhas, escreve aqui o nome delas para o pessoal ajudar. Comida tenho duvidas quanto a Quantidade... Qual é a quantidade recomendada? Deves dar quantidades que os peixes comam em 2-5 minutos. Por último, tendo em conta a dimensão do aquário, qual é a quantidade máxima recomendável a colocar mais peixes? Não coloques mais peixes para já, devias ter feito o ciclo e ter adicionado poucos de cada vez. Acho que fizeste tudo muito rápido mas espera que alguém mais experiente te responda. Citar bnito
alcaide Publicado: Fevereiro 13, 2011 Publicado: Fevereiro 13, 2011 A maior parte está respondida, mas a questão da iluninação, eu tenho semopre 10 a 111 horas de iluminação e não tenho problemas. Citar ALCAIDE
hlagido Publicado: Fevereiro 15, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2011 Boas! Obrigado pelas vossas respostas. Efectivamente não fiz o ciclo de azoto, pois não me explicaram isto e pessoalmente li o forum na diagonal... Tendo em conta que já coloquei os peixes no aquário quais são os cuidados adicionais por não ter efectuado o ciclo de azoto? Abraço Citar
KillFace Publicado: Fevereiro 16, 2011 Publicado: Fevereiro 16, 2011 Medir regularmente amonia e nitritos e corrigir os mesmos se estiverem altos. Existem produtos proprios para isso ou entao com TPA's (mas isto atrasa-te o ciclo) mas espera por respostas de users mais experientes. Citar [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
hlagido Publicado: Fevereiro 17, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2011 Boas! Para acelerar o processo de bactérias, comprei um frasco que contém leveduras e bactérias. Isto acho que vai ajudar a acelerar o processo. Em relação aos testes para amónia, apenas encontrei uns frasquinhos e o preço é elevado... Amanha vou fazer uma TPA com o intuito de dissolver uma eventual excesso de concentração de amónia. Agradeço a vossa ajuda Abraço Hugo Lagido Citar
hlagido Publicado: Fevereiro 19, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2011 Boas! A água do aquário tem um cheiro a amoníaco . já morreu o peixe comedor de algas . Fiz um TPA de 10 litros (o aquário levou cerca de 45). Que mais devo fazer? abraço Citar
hlagido Publicado: Fevereiro 20, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2011 Boas! Levei uma amostra de água para o lojista onde comprei o material e os peixes. Dissera-me que o pH está ligeiramente alto. Contudo os restantes parâmetros estão correctos... Dissera-me que o possível problema seja da própria água, pois a mesma provém de uma mina cuja água não foi analisada. fui recomendado a efectuar TPAs a 30% com água da companhia e anti cloro. Assim como adicionar as bactérias. Não me conseguiram dizer o porque do cheiro da água... Qual é a vossa opinião? Abraço Citar
hlagido Publicado: Fevereiro 20, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2011 Tive mais uma baixa no aquario . O betta combatente foi-se... Já fiz o TPA a 30% com agua da companhia e anti-cloro. Uma das espécies de planta que coloquei tem muito fraco aspecto... as folhas estão a perder-se e tem fraco aspecto... não sei se é um dos potenciais causadores de problemas... Citar
bnito Publicado: Fevereiro 21, 2011 Publicado: Fevereiro 21, 2011 Eu não tenho experiência mais eu fazia uma TPA de 50% com outra agua e fazia um teste a amónia. E depois todos os dias uma de 25%-30% até essa situação passar. Cumps Citar bnito
tat Publicado: Fevereiro 21, 2011 Publicado: Fevereiro 21, 2011 Amigo, É muito mais facil obter ajuda, se colocares mais e melhor informação. Nomeadamente o setup do aquario, bem como os parametros da agua. Citar Aquario Tematico Amazonas
hlagido Publicado: Fevereiro 21, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2011 Amigo, É muito mais facil obter ajuda, se colocares mais e melhor informação. Nomeadamente o setup do aquario, bem como os parametros da agua. Em relação ao aquário tem uma Quantidade de Água de 45litros, um aquecedor de 100W, um filtro interno com capacidade para aquarios de 100 a 150 litros (caudal afinado para o mínimo), uma camada de cerca de 5cm de areão comprada numa loja da especialidade embalada, 4 pedras do Rio Âncora previamente analisadas, tenho cerca de 8 pés de plantas e por último 5 neons, um peixe de fundo que não sei o nome e um casal de viviparos. A água foi tratada com anti-cloro e adicionei bactérias. Os parâmetros da água não sei quais são . Os kits de testes que encontrei são excessivamente caros... mas o teste que me fizeram a água relevou um pH ligeiramente alto. Citar
hlagido Publicado: Fevereiro 21, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2011 Eu não tenho experiência mais eu fazia uma TPA de 50% com outra agua e fazia um teste a amónia. E depois todos os dias uma de 25%-30% até essa situação passar. Cumps TPAs diárias pessoalmente não tenho disponibilidade de tempo . Contudo também ouvi dizer que não é recomendável trocar grandes quantidades de água... mas sou leigo no assunto. Citar
bnito Publicado: Fevereiro 21, 2011 Publicado: Fevereiro 21, 2011 O melhor e mesmo comprares um kit de testes, é caro mas também é necessário. Se for amónia ou nitritos deves fazer uma TPA todos os dias por isso te disse para as fazeres, mas sem testes não sabes do que se trata. Cumps Citar bnito
hlagido Publicado: Fevereiro 21, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2011 O melhor e mesmo comprares um kit de testes, é caro mas também é necessário. Se for amónia ou nitritos deves fazer uma TPA todos os dias por isso te disse para as fazeres, mas sem testes não sabes do que se trata. Cumps em termos de testes não encontrei um que fizesse o teste de amónia e nitritos, apenas de uma forma separada... encontrei sim um teste que faz teste a nitritos, nitratos, pH e outros dois parâmetros que não me recorda quais eram... Se me conseguirem indicar um produto mais acessível para efectuar os testes, agradecia Obrigado pelas respostas Citar
tat Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 (editado) em termos de testes não encontrei um que fizesse o teste de amónia e nitritos, apenas de uma forma separada... encontrei sim um teste que faz teste a nitritos, nitratos, pH e outros dois parâmetros que não me recorda quais eram... Se me conseguirem indicar um produto mais acessível para efectuar os testes, agradecia Obrigado pelas respostas Tens os testes de tiras, que são muito rapidos de usar, e te medem os principais parametros: nitratros, nitritos, dureza e ph. Não são tão precisos como os testes de gotas, mas para uma primeira abordagem são mais que suficientes. Ficam-te por cerca de 25€, e dão-te para uns meses. Sem ofensa, mas quem não tem vontade de prescindir de 25€ para uns testes, não sei se faz bem, em se meter no hobby. Os testes são por exemplo estes (existem de diversas marcas) : Editado Fevereiro 22, 2011 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 (...)Sem ofensa, mas quem não tem vontade de prescindir de 25€ para uns testes, não sei se faz bem, em se meter no hobby.(...) Porquê? Eu ando nisto há 20 anos e não uso testes.... Tenho o de PH mas nem o costumo usar. Citar ALCAIDE
bnito Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Porquê? Eu ando nisto há 20 anos e não uso testes.... Tenho o de PH mas nem o costumo usar. Então e neste caso o que fazias para saber porque os peixes estão a morrer? Sem testes como sabes do que se trata? Alternativa? cumps Citar bnito
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Então e neste caso o que fazias para saber porque os peixes estão a morrer? Sem testes como sabes do que se trata? Alternativa? Muito provavelmente foi falta de ciclo...... Há que estar atento a outros sinais. Alternativa, pedir água ciclada a alguém que viva perto, e da próxima vez ter mais calma. Citar ALCAIDE
bnito Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Muito provavelmente foi falta de ciclo...... Há que estar atento a outros sinais. Alternativa, pedir água ciclada a alguém que viva perto, e da próxima vez ter mais calma. Sem testes nunca chegas a ter a certeza do que se trata e como ele já foi a uma loja e estava tudo bem. E ainda surgiu a questão da origem da agua, eu pessoalmente comprava os testes e fazia uma analise da água da mina caso pretendesse continuar a usa-la. cumps Citar bnito
alcaide Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Eu disse que não era obrigatório ele ter os testes para se manter no hoby com sucesso, e de facto é assim. Podes ter todos os testes do mundo e os peixes morrerem, pode ser por mil e uma coisas. Fumarem perto dele, pintarem a casa, etc, etc, etc... Percebes? Cumps Citar ALCAIDE
tat Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Porquê? Eu ando nisto há 20 anos e não uso testes.... Tenho o de PH mas nem o costumo usar. Não usas, porque a tua experiência o permite. Dizer a um iniciante na aquariofilia, que não precisa de testes, não me parece grande conselho. A mim, fizeram-me e continuam-me a fazer bastante falta Citar Aquario Tematico Amazonas
bnito Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Eu disse que não era obrigatório ele ter os testes para se manter no hoby com sucesso, e de facto é assim. Podes ter todos os testes do mundo e os peixes morrerem, pode ser por mil e uma coisas. Fumarem perto dele, pintarem a casa, etc, etc, etc... Percebes? Cumps Sim não é obrigatório, eu próprio não usei testes da primeira vez que montei o aquário, acabaram por morrer com um parasita vindo de uma loja. Mas se ele os usa-se podia ficar mais descansado, seria menos uma preocupação. Por isso continuo a recomendar que os compre, até porque ao ter os testes pode proporcionar uma vida melhor aos peixes. Imagina que ele tem ph 8 quando os neons gostam de ph<7, ele não consegue saber sem os testes penso eu, desconheço outra forma de saber. Mas quanto ao comentário de quem não tem testes deveria deixar o hobby, acho que é um comentário desnecessário e um exagero. Mas a minha opinião vale o que vale quando ando aqui a uns meses e tu andas aqui a 20 anos banana rock cumps Citar bnito
tat Publicado: Fevereiro 22, 2011 Publicado: Fevereiro 22, 2011 Mas quanto ao comentário de quem não tem testes deveria deixar o hobby, acho que é um comentário desnecessário e um exagero. Não interpretaste correctamente o que eu disse. O meu ponto é, que quem não se inicia no hobby, com vontade e empenho, dificilmente o vai praticar com sucesso. Ou seja, quem não quer fazer o esforço para poupar 10/15€ para uns testes, ou quem não quer gastar um par de horas para ler os tópicos principais no forum, provavelmente não vai ter a persistência e paciência necessária para ser um aquariofilista de sucesso. Minha opinião Citar Aquario Tematico Amazonas
Recommended Posts