Nuno Silva Publicado Outubro 20, 2003 Share Publicado Outubro 20, 2003 olá! Coloco este tópico neste forum por achar que este assunto está intimamente relacionado com as plantas. O meu aquario de 80x30x40 plantado esta a dar-se muito bem e as plantas tem-se desenvolvido muito bem ( nestes ultimos dias tenho notado umas manchas negras nas folhas mais velhas das echinodorus que acho serem devido a excesso de adubo em ferro ou então porque as folhas já estão demasiado velhas ) mas para já não me posso queixar já que todas se tem desenvolvido muito. No entanto só tenho um tubo fluorescente de 18 watts o que é ridiculo para este tamanho. ( não consigo explicar o bom desenvolvimento das plantas ). Antes que seja tarde demais vou mandar fazer uma tanpa de vidro e colocar sobre estas uns tubos fluorescentes. Queria ouvir as vossas opiniões sobre os seguintes topicos: O vidro vai afectar muito a qualidade da luz? Que grossura e de que tipo deve ter para não interferir muito com a qualidade de luz? Tou a pensar colocar 4 tubos de 18 watts... que dizem? ( quero um aquário densamente plantado ) Os reflectores devem ser daqueles brancos ou devem ser espelhados? Tenho usado luzes da JBL solar tropic proprio para as plantas com excelentes resultados. Visto que vou colocar quatro devo manter estes tubos ou combinar com outros? quais? que lampadas me aconselham? Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Outubro 21, 2003 Share Publicado: Outubro 21, 2003 olá! podes especificar que tipo de plantas tens e quais as que se estão a desenvolver bem? o vidro aínda vai afectar um pouco a luz, eu tenho um vidro de 4mm, e ás vezes quando tiro o vidro noto uma diferença no metabolismo das plantas: AUMENTA!!!!. 4 tubos de 18W devem chegar, mas algumas plantas mais exigentes vão ver o ritmo de crescimento diminuído (mas nada de grave). os reflectores espelhados são os melhores . eu aconselho as lampadas da philips day light, a referencia é: TLD 18W/54 boa sorte com esse plantado! abraços. Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HomemPeixe Publicado: Outubro 21, 2003 Share Publicado: Outubro 21, 2003 Desculpa, aproveitar o teu tópico. Vou colocar apenas 2 lâmpadas de 18 watt´s num aquário igual. Será que é pouco? O a iluminação a colocar varia com o tipo de plantas? Para um aquário 80x30x40 será melhor 2 ou 4 lâmpadas? +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 21, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 21, 2003 Tenho fetos de java, anubias barteri e anas. Tenho também uma echinodorus que penso ser uma amazonense e uma valisnéria muito bonita que não cresce muito em altura as folhas são mais estreitas e escuras e são em espiral até ao topo. Creio que é a Valisnéria americana bar. biwaensis Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Outubro 21, 2003 Share Publicado: Outubro 21, 2003 boas! essas plantas dão-se todas bem nessas condições de luz. se quizeres ter plantas do tipo riccia, rotalas e outras terás mesmo de aumentar a iluminação. homem-peixe: é melhor colocar 4 lampadas . abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 21, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 21, 2003 que elas de aguentam eu já sabia mas fiquei surpreendido foi com a velocidade que elas produzes novas folhas e runners. Antes tinha uma luz daquelas normais que já estava ha anos no aquario e as plantas não morriam mas também pouco se desenvolviam... agora com a luz da jbl e com co2 parecem estar a aguentar bem melhor. Mas tenho a certeza que não chegaria a longo prazo e as algas muito devagarinho iam avançar por isso vou mudar. Obrigado pelas respostas!! Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 22, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2003 tou com um problema: Não sei onde encontrar um suporte para 4 tubos com reflector espelhado e que tenha no máximo 30 cm de largura.... acho que não existem. Já vi no AKI e só têm de 2 tubos e com reflectores não espelhados. Se juntar suportes de 2 tubos fico com cerca de 45 cm ( têm uns espelhados que são proprios para escritorios e que juntos davam 30 cm mas cada um tem só 2 tubos e custa mais de 10 contos!!!!!!!!! ). A única solução que vejo é comprar os não espelhados e fazer umas alterações nos reflectores de modo a caberem. Alguem tem uma sugestão? Outra coisa: aqueles focos de halogénio que são bastante baratos e produzem uma luz intensa são apropriados? Vi uns que custavam cerca de 5 euros e tinham uma luz de 150 watts. Não dava para eu comprar dois desses e ficava com o problema resolvido? Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Penedo Publicado: Outubro 22, 2003 Share Publicado: Outubro 22, 2003 tou com um problema: Outra coisa: aqueles focos de halogénio que são bastante baratos e produzem uma luz intensa são apropriados? Vi uns que custavam cerca de 5 euros e tinham uma luz de 150 watts. Não dava para eu comprar dois desses e ficava com o problema resolvido? Pois a minha duvida tambem e essa...vai abrir aki em setubal um supermercado o DeBORLA, e vem no catalogo esses holofotes de 500w a 2,5€.O meu aqua é de 200l (100x40x50) Nao sei mto bem as vantagens e desvantagens dos halogénios Bué da Fish's! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 22, 2003 Share Publicado: Outubro 22, 2003 halogénio é uma má escolha... mas só porque é ineficiente comparando esta com iodetos metálicos ou fluorescentes normais... ou seja eu com uma lampada HQI de 150W consigo ter mais luz que uma de halogénio de 300W. Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 22, 2003 Share Publicado: Outubro 22, 2003 Olá a todos, Nuno, eu também tenho um aquário de 80*30*40 ( comp*larg*alt), e há 2 semans comprei uma peça que leva duas lampadas. Essa peça tem aproximadamente as medidas: 60*11*5 ( comp*larg*alt), e esta peça cabe perfitamente debaixo da tampa de plástico q vinha com o meu aquário, e ainda posso por outra igual que também cabe...... Comprei na Aqualopes ao pé da Amora (Fogueteiro), este suporte neste momento tá com uma Aquaglo de 15W e uma Sunglo de 15W, mas é como te disse, ainda posso por mais uma peça igual, dado que são tão compactas..... Tem reflector incorporado... o volume da peça equivale aí a umas 3/4 lampadas... Se quiseres posso postar uma foto, Diz qualquer coisa... Abraços, Hugo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Outubro 23, 2003 Share Publicado: Outubro 23, 2003 E facil... Compras um desses que viste de 2 lampedas e compras mais dois conjuntos de balastro e arrancadores e os contactos das lampedas (esqueci-me o nome), depois abres a tampa e retiras os que la estao para os lados de forma a aproveitares os furos e colocas as cenas aos pares. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 23, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 23, 2003 Olá a todos! Hugo: obrigado pela dica! gostava que postasses a imagem para eu ter uma ideia do que se trata... eu sou do Porto, esse establecimento deve ser dai de baixo, certo? Mas manda uma foto que eu assim via se conseguia arranjar uma cena parecida aqui pra cima! Obrigadão! Eu vi umas luzes no AKIe também cabiam porque eram muito compactas mas cada refletor de 2 lampadas custava 11 contos!!!!!!!!quanto custaram os teus? Bruno: não percebi muito bem a tecnica mas também acho que não serviria porque o meu aquário não tem espaço na tampa para levar 4 lampadas ( o meu tem uma tampa preta. metade desta abre e é la que está a lampada... não cabem 4 ). Vou ter de fazer uma tampa de vidro e colocar em cima do aquario para colocar as luzes. vai ficar feio para caramba mas o que me interessa são as plantas... Obrigado na mesma! Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts