Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Eu tenho um aquario, com cerca de aproximadamente 100 litros reais, com as seguintes dimensões exteriores: 76x36x38, com um filtro externo eheim 2213 e uma lampada de 20w.

O aquario está a "ciclar" á uma semana, tenho 4 plantas: 3 Limnophila sessiflora e uma Anubias barteri var. nana. A agua apresenta-se com uma cor de água misturada com sabão azul, isto é, parece que tem fumo misturado. E á tona de água, parece que tenho óleo misturado é muito estranho. O que devo fazer ;):?

Ainda não fiz teste nenhum á agua, porque estou á espera que o aquario acabe de efectuar o ciclo do azoto.

Acham que deva fazer já uma TPA ;)

As plantas estão bem de saude, devo comprar uma lampada mais apropiada do género: sun glo ou flora glo ou outra coisa qualquer glo :?: :D Ou ainda é cedo para ver se a lampada original faz o efeito pertendido?

Já agora quanto custa um sifão ( acho que é assim que se chama, aquela "mangueira" para retirar a água do aquario e aspirar o substracto) e onde comprá-lo ( Jumbo, Continente, Carrefour, loja de aquariologia)?

Desculpem fazer tantas perguntas, mas não tenho tido tempo ao longo da semana para tirar as minhas duvidas aqui no forum :lol:

Já agora o substracto do meu aquario é composto por +/- 2cm de um preparado da JBL, para aquarios e um areão de 4 a 5 cm.

Eduardo G.

Publicado:

Boas da678

Primeiro acho que devias colucar um par de peixes para te ajudar a completar o ciclo. Creio que sem eles não vais conseguir (por meios naturais), ter os niveis pretendidos.

Quanto a TPA, parece-me desnecessario estar a fazer ja uma. No que diz respeito a "camada de oleo", eu tambem tive. A maneira que me aconselharam foi, com um copo um pouco ir retirando essa camada (devagar para nao espalhar) ou então com uma folha de papel assente na agua e tirada logo para absorver a parte de cima.

Quanto a luz, acho que devias ter um pouco mais visto que tens plantas naturais.

Espero que te tenha ajudado e que alguem me corrija se tiver errado.

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Publicado:

Boas,

Para existir ciclo de azoto,tem de haver matéria organica para a pequenissima colonia de bactérias(pois só funciona há 1 semana) se alimentar, é certo que as plantas produzem alguma matéria para ser

transformada em amónia( ou amoniaco se o ph for superior a 7),depois em nitritos e finalmente em nitratos.Mas para saberes se está tudo a andar bem, devias investir nuns testes que penso serem essenciais:

Teste de amónia, teste de nitritos e teste de PH.(os da JBL em preço/qualidade parecem-me os melhores).

Se estiver tudo bem podes por lá 2 peixes pequenos de espécies resistentes e ir fazendo os testes.

Já agora , quais as massas filtrantes que tens no filtro exterior?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

No filtro, de baixo para cima, tenho:

Esponja Azul

Bolas da JBL MicroMec

Esponja Azul

Esponja Azul

Perlon - "esponja" branca

E já tive carvão activado, cerca de 2 ou 3 dias.

Devia ter outras matérias filtrantes :oops:

Eduardo G.

Publicado:

E a lâmpada :oops:

O que lhe faço 8)

Acham que devo comprar uma Grolux, ou uma Aqua-Glo, ou uma Sun-Glo, ou uma Flora-Glo :)

A situação ideal para mim era a substituição só da lâmpada mas não sei se existem destas lâmpadas com mais de 20 watt's e com cerca de 60cm...

Alguma sugestão :?:

Eduardo G.

Publicado:

Para começar o ciclo precisas de pôr alimento de peixes no aquário, ir fazendo os testes de amonia nitritos e nitratos e só então meter um ou dois peixes para finalizarem o ciclo.

As TPA's devem ser feitas como se de um aquário ja ciclado se tratasse.

Nas massas filtrantes devias meter cerâmica ou algo muito poroso para as bactérias se alojarem melhor. É certo que tambem se alojam nas esponjas mas é mais eficiente com outras matérias. Se as bolas Micromed forem biobolas servem para esse efeito.

O carvão activado é de evitar.

O sifão compra-se em lojas de aquariofilia e pelo que acho estão muito caros pois apenas se trata de um objecto de plástico e uma mangueira. Andam á volta dos 15/20€.

Como o teu aquário tem 100litros uma lâmpada de 20W apenas não chega para teres um aquário bem plantado.

Não sei qual é a tua intenção.

Para escolha da lâmpada a mais certa seria uma Power-Glo já que só tens uma.

Espero ter ajudado :oops:

Abraços

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

Boas,

Parece que ainda bem que fiz a pergunta sobre as matérias filtrantes...

As bio-bolas NÃO são apropriadas para o teu filtro(2213), mas sim para filtros seco- húmidos ou para sump´s. Para o teu filtro deves ter cêramicas

porosas(ehfhisubstrat- pro ou sera siporax), não são baratas mas são eficientes e duram-te para sempre.(procura em várias lojas pois já ví o mesmo produto a preços muito diferentes :lol: ).

Quanto á luz, embora não perceba quase nada de plantados,digo que com essa potencia de luz e sem injeção de co2 apenas podes manter plantas resistentes e com poucas necessidades de luz como as anúbias,valísnérias

e fetos de java, penso que para começares chega bem, a não ser que queiras fazer um plantado a sério, mas para isso tens de despender alguns

bons euros para teres no minimo 1 calha com 100 watts de luz...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!