da678 Publicado Janeiro 20, 2005 Publicado Janeiro 20, 2005 Boa noite, Eu tenho um aquario, com cerca de aproximadamente 100 litros reais, com as seguintes dimensões exteriores: 76x36x38, com um filtro externo eheim 2213 e uma lampada de 20w. O aquario está a "ciclar" á uma semana, tenho 4 plantas: 3 Limnophila sessiflora e uma Anubias barteri var. nana. A agua apresenta-se com uma cor de água misturada com sabão azul, isto é, parece que tem fumo misturado. E á tona de água, parece que tenho óleo misturado é muito estranho. O que devo fazer Ainda não fiz teste nenhum á agua, porque estou á espera que o aquario acabe de efectuar o ciclo do azoto. Acham que deva fazer já uma TPA As plantas estão bem de saude, devo comprar uma lampada mais apropiada do género: sun glo ou flora glo ou outra coisa qualquer glo :D Ou ainda é cedo para ver se a lampada original faz o efeito pertendido? Já agora quanto custa um sifão ( acho que é assim que se chama, aquela "mangueira" para retirar a água do aquario e aspirar o substracto) e onde comprá-lo ( Jumbo, Continente, Carrefour, loja de aquariologia)? Desculpem fazer tantas perguntas, mas não tenho tido tempo ao longo da semana para tirar as minhas duvidas aqui no forum Já agora o substracto do meu aquario é composto por +/- 2cm de um preparado da JBL, para aquarios e um areão de 4 a 5 cm. Eduardo G. Citar O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29854
RamireZ Publicado: Janeiro 20, 2005 Publicado: Janeiro 20, 2005 Boas da678 Primeiro acho que devias colucar um par de peixes para te ajudar a completar o ciclo. Creio que sem eles não vais conseguir (por meios naturais), ter os niveis pretendidos. Quanto a TPA, parece-me desnecessario estar a fazer ja uma. No que diz respeito a "camada de oleo", eu tambem tive. A maneira que me aconselharam foi, com um copo um pouco ir retirando essa camada (devagar para nao espalhar) ou então com uma folha de papel assente na agua e tirada logo para absorver a parte de cima. Quanto a luz, acho que devias ter um pouco mais visto que tens plantas naturais. Espero que te tenha ajudado e que alguem me corrija se tiver errado. Cumps Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
antonio silva Publicado: Janeiro 21, 2005 Publicado: Janeiro 21, 2005 Boas, Para existir ciclo de azoto,tem de haver matéria organica para a pequenissima colonia de bactérias(pois só funciona há 1 semana) se alimentar, é certo que as plantas produzem alguma matéria para ser transformada em amónia( ou amoniaco se o ph for superior a 7),depois em nitritos e finalmente em nitratos.Mas para saberes se está tudo a andar bem, devias investir nuns testes que penso serem essenciais: Teste de amónia, teste de nitritos e teste de PH.(os da JBL em preço/qualidade parecem-me os melhores). Se estiver tudo bem podes por lá 2 peixes pequenos de espécies resistentes e ir fazendo os testes. Já agora , quais as massas filtrantes que tens no filtro exterior? Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
da678 Publicado: Janeiro 22, 2005 Autor Publicado: Janeiro 22, 2005 No filtro, de baixo para cima, tenho: Esponja Azul Bolas da JBL MicroMec Esponja Azul Esponja Azul Perlon - "esponja" branca E já tive carvão activado, cerca de 2 ou 3 dias. Devia ter outras matérias filtrantes Eduardo G. Citar O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29854
da678 Publicado: Janeiro 22, 2005 Autor Publicado: Janeiro 22, 2005 E a lâmpada O que lhe faço Acham que devo comprar uma Grolux, ou uma Aqua-Glo, ou uma Sun-Glo, ou uma Flora-Glo A situação ideal para mim era a substituição só da lâmpada mas não sei se existem destas lâmpadas com mais de 20 watt's e com cerca de 60cm... Alguma sugestão Eduardo G. Citar O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29854
fakadas Publicado: Janeiro 22, 2005 Publicado: Janeiro 22, 2005 Para começar o ciclo precisas de pôr alimento de peixes no aquário, ir fazendo os testes de amonia nitritos e nitratos e só então meter um ou dois peixes para finalizarem o ciclo. As TPA's devem ser feitas como se de um aquário ja ciclado se tratasse. Nas massas filtrantes devias meter cerâmica ou algo muito poroso para as bactérias se alojarem melhor. É certo que tambem se alojam nas esponjas mas é mais eficiente com outras matérias. Se as bolas Micromed forem biobolas servem para esse efeito. O carvão activado é de evitar. O sifão compra-se em lojas de aquariofilia e pelo que acho estão muito caros pois apenas se trata de um objecto de plástico e uma mangueira. Andam á volta dos 15/20€. Como o teu aquário tem 100litros uma lâmpada de 20W apenas não chega para teres um aquário bem plantado. Não sei qual é a tua intenção. Para escolha da lâmpada a mais certa seria uma Power-Glo já que só tens uma. Espero ter ajudado Abraços Citar Think Aqua
antonio silva Publicado: Janeiro 23, 2005 Publicado: Janeiro 23, 2005 Boas, Parece que ainda bem que fiz a pergunta sobre as matérias filtrantes... As bio-bolas NÃO são apropriadas para o teu filtro(2213), mas sim para filtros seco- húmidos ou para sump´s. Para o teu filtro deves ter cêramicas porosas(ehfhisubstrat- pro ou sera siporax), não são baratas mas são eficientes e duram-te para sempre.(procura em várias lojas pois já ví o mesmo produto a preços muito diferentes ). Quanto á luz, embora não perceba quase nada de plantados,digo que com essa potencia de luz e sem injeção de co2 apenas podes manter plantas resistentes e com poucas necessidades de luz como as anúbias,valísnérias e fetos de java, penso que para começares chega bem, a não ser que queiras fazer um plantado a sério, mas para isso tens de despender alguns bons euros para teres no minimo 1 calha com 100 watts de luz... Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
Recommended Posts