Ana e Luís Graça Publicado Fevereiro 8, 2011 Publicado Fevereiro 8, 2011 Boas noites. Estou aqui um pouco preocupada... Instalei hoje o meu aquário de cerca de 90 Litros, da Resun... Coloquei o areão de coral fino, as 33g de Sal por cada Litro de água, medi a densidade que se encontra a 1020, coloquei os filtros a trabalhar juntamente com o aquecedor, que já atingiu 25ºC e o escumador, apesar de ter "bolhinhas" lá dentro não está a subir aquela coluna de espuma pelo tubo até ao copo... Se retirar o copo, vejo que existe oxigénio a ser misturado com a água, no entanto, não sobe nem transborda. Será normal? Obrigada
pedrolena Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Boas... Primeiro erro... pelo menos eu desaconselho plenamente... misturar o sal dentro do aquário com o substrato fará com que o mesmo retenha alguma parte do sal... Não conheço o escumador em questão... mas tentem diminuir o ar!
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 8, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2011 Boas Pedro, e obrigada pela resposta. Nós não misturamos o sal no aquário, nós dissolvemos o sal e depois deitamos a mistura dentro do aquário... e estava muito dificil de desfazer por sinal... Aquilo estava em pedra... O escumador não tem controlo do ar... :S Não sei o que fazer... Assim não dá...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 É normal que os escumadores não façam espuma como deve de ser a baixa densidade, mas esse escumador não te vai fazer grande espuma. Deves aumentar a densidade para 1025 caso queiras manter um recife. MEGA ARQUIVO
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 9, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2011 Obrigada Pedro. Pois, o problema é que ele não faz absolutamente nada... Eu tinha um da marca do aquário, mas a bomba com injector de agulhas marou... e não encontro nenhuma compatível. Estou disposta a investir num bom escumador, mas tem que ser externo... O meu aquário levou 95 litros de água, mas ainda não tem rocha... já aumentei a densidade, mas olha, tenho uma capa branca em torno de todo o aquário... e acho que é a falta do escumador... E agora, além de funcionar mal, vou levar a noite toda com aquele "toc toc toc" que aquela porcaria faz... Que escumador (externo, de pendurar para fora) me aconselham? Obrigada
pedrolena Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 Externos são um bocado complicados... deixa lá ver... Tens: Deltec MCE 300 TMC V2 Skim 300 compact
pedrolena Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 Essa camada branca é normal... é a areia que é nova...
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 9, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2011 Bom dia. Obrigada pela ajuda... Ao fim de muuuuuuito insistência e de me molhar toda, lá consegui pôr o escumador a fazer uma pequenissima coluna de espuma... Mas levei com o barulho horripilante a noite toda... ou seja, preciso mesmo de comprar outro escumador! Quando à areia, é verdade que é nova... Mas agora vou ter que limpar os vidros todos! :S Obtigada
rakiki_gti Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 (editado) boa tive um igual e esse , lol tu tens um roda cinza no escumador , que se fechares vai te começar a levantar a coluna de espuma, tem atençao tambem se a entrada do ar nao esta dentro de agua, é um furo mesmo ao lado do copo na parte da frente. isso tem de estar fora de agua. alguma coisa avisa. Editado Fevereiro 19, 2011 por David Cabete
pjorgerocha Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 (editado) Bom dia. Obrigada pela ajuda... Ao fim de muuuuuuito insistência e de me molhar toda, lá consegui pôr o escumador a fazer uma pequenissima coluna de espuma... Mas levei com o barulho horripilante a noite toda... ou seja, preciso mesmo de comprar outro escumador! Quando à areia, é verdade que é nova... Mas agora vou ter que limpar os vidros todos! :S Obtigada olá eu tive um escumador igual no meu nano e fiz uma alteração que foi substituir o tubo que liga da bomba à parte de cima do escumador, meti um tubo mais comprido e na ponta acrescentei uma pedra difusora, com isto vais ter deixar de ter aquele barulho horrivel de que falas e notei melhorias na escumação. Mas para o teu aquario o melhor é mesmo comprares outro escumador pois este é muito fraquinho. cumprimentos Paulo Rocha Editado Fevereiro 9, 2011 por pjorgerocha NanoReef 20 litros http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124206 Nano do Rocha http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164090
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 10, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2011 Boa noite amigos. Tive de desistir do TMC e colocar o Resun SK-05, mas ele está-se sempre a desmontar e já me estou a passar!! Além disso é tão fraquinho... não faz bolhas nenhumas e a bomba com injector de agulhas tem uma hélice partida... aquilo ou escuma demais ou escuma de menos... Grrr.... Agora tenho de adquirir um escumador externo, daqueles que levam apenas a bombinha do lado de dentro do aquário... Teremos de fazer um "moding" à tampa... Eu pensei no SERA PS 400 HO ou no Boyu 1520 equivalente que é extremamente parecido... A tampa será recortada atrás para poderem passar os tubos... Se recomendarem outros modelos avisem... Falaram-me no TMC V2 600, mas já ouvi dizer que é muito ruídoso, tal como todos os escumadores da TMC. E já basta não termos dormido a noite passada... Obrigada.
pedrolena Publicado: Fevereiro 10, 2011 Publicado: Fevereiro 10, 2011 (editado) Um escumador desses além de ser inestético para o aquário é inestético para a vossa sala... além de ser perigoso para os peixes que podem ser sugados... Se já há relatos de peixes a queimarem-se em termostatos no layout, por maior que seja a protecção da bomba ela estará lá sempre a bombar... Tens sempre o Red Sea Prizm... O bom dos compacts da TMC é que têm um acessório para limpar a superficie do aquário... quanto ao ruído não sei como são... Editado Fevereiro 10, 2011 por pedrolena
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 10, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2011 Olá novamente. O meu aquário tem uma câmara de filtração, uma espécie de Sump na trazeira do aquário, onde se encontram as esponjas, aquecedor, cerâmicas, escumador (na coluna semi-seca), etc. Assim, a minha ideia era colocar a bomba dentro dessa sump, por exemplo, na coluna semi-seca (onde é possível controlar a quantidade de água em função da que entra e da que sai pela acção da bomba de retorno), é claro que continuava a ser inestético para a nossa sala, mas talvez seja o mais eficiente em termos de escumação... Sendo assim a opção mais viável... Também não nos podemos esticar muito... Além de ainda faltar a rocha (e mais tarde os peixes!), está um terceiro membro da família a caminho! Gratos pela ajuda!
rakiki_gti Publicado: Fevereiro 10, 2011 Publicado: Fevereiro 10, 2011 pk nao um deltec mce 300 ? ficam logo bem servidos.. pk nao colocar ai umas fotos do aquario assim podemos dar tambem a opiniao de onde e como colocar o escumador ou o k fazer..
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 10, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2011 (editado) Aqui estão elas... Não gosto muito do Deltec! Editado Fevereiro 10, 2011 por Ana e Luís Graça
rakiki_gti Publicado: Fevereiro 10, 2011 Publicado: Fevereiro 10, 2011 pelo que eu vejo podes sempre cortar atras entre as dobradicas da tampa , deve dar espaço suficiente para passar material e por um escumador hang on. nao gostas dos deltec pk ? sao muito eficientes alem de que tambem sao pretos o que no teu aquario colocado atras nem se iria notar quase..
Ana e Luís Graça Publicado: Fevereiro 10, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2011 Epá a Deltec e cara... E acho que não compensam o preço... Sim, eu terei que colocar um escumador hang on... Vi uns espectaculares da Reefset, mas também é carissímo... e precisava de uma opção mais barata...
rakiki_gti Publicado: Fevereiro 10, 2011 Publicado: Fevereiro 10, 2011 a deltec é cara mas compensa. acredita e num sistema de salgado como o nosso de 90 litros um bom escumador é essencial.. eu tive essa experiencia desde que mudei para o deltec tenho os parametros da agua muito melhor e a agua sempre cristalina.. alem de que o copo do escumador demora uma semana a encher... tipo faz toda a diferença. pode custar um pouco mas é um investimento que nao se deve poupar pois vai fazer toda a diferença no teu sistema..
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 11, 2011 Publicado: Fevereiro 11, 2011 Tira as medidas da zona onde tens o escumador para ver o que se pode colocar aí. Em relação aos da ReefSet, tens a versão ESC 110 que não é muito grande e ronda os €300. Posso dizer que já vi um a trabalhar e faz um excelente trabalho. O MCE 300 também é bom, um pouco mais pequeno e mais fraco que o da ReefSet, mas no teu caso serve bem, tens sempre é de furar a tampa. Qual o valor máximo que tens para gastar? MEGA ARQUIVO
Recommended Posts