Recommended Posts

Publicado

Boas!

hoje tive o meu primeiro heartbreak na aquariofilia!!

comprei na 3a feira um casal de guppys snake skin, pareciam felizes, quando hoje a hora de almoço vou dar com o macho ja morto (a servir de alimento a minha ampularia) e a femea a caminhar para lá!

comprei-os na esperança que conseguissem viver no meu PH de 6.6.

ja vi que não!

tenho ainda um Betta macho cuja nadadeira se está a deteriorar, e também suspeito que seja por causa do PH. (as femeas estao felizes da vida! sem problemas)

mas isto tudo para perguntar qual as quantidades e duração do efeito do bicabornato de sodio no aumento do PH.

queria ver se evitava ficar com um BEtta sem cauda!!!

setup:

80L

PH 6.6

26º

abraço e obrigado pelas respostas

Publicado:

O bicarbonato de sódio faz aumentar o kh apenas, não tenho bem presentes as quantidades mas uma colher de café em 50 litros deve aumentar cerca de 3/4º.

Se quiseres aumentar Kh e Gh usa carbonato de cálcio.

Duvido que os teus peixes tenham morrido por causa do ph, o mais certo é terem sofrido um choque osmótico, devido á tua água ser extremamente pouco mineralizada ( ai quem me dera!!!)

No entanto isso só seria possivel saber determinando o TDS da água do aquário e o TDS da água da loja.

Publicado:

Oias.

O bicarbonato de sódio faz aumentar o kh apenas, não tenho bem presentes as quantidades mas uma colher de café em 50 litros deve aumentar cerca de 3/4º.
Se estiveres a falar em aumentar o KH, então tudo bem, agora se estiveres também a dizer que não aumenta o pH, então está incorrecto (mas isso tu deves saber). Também temos de ter em conta que uma adição de tão pouco Bicarbonato de Sódio em 50 Litros de água é capaz de não variar muito o pH, mas agora se abusares nas doses....

Se quiseres aumentar Kh e Gh usa carbonato de cálcio

E também aumenta o pH...

Duvido que os teus peixes tenham morrido por causa do ph, o mais certo é terem sofrido um choque osmótico, devido á tua água ser extremamente pouco mineralizada ( ai quem me dera!!!)

Aqui concordo completamente contigo.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato[/b]

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luis:

Tens razão, a minha resposta não foi suficientemente clara e assumi automáticamente que o Matos sabia que aumentando o Kh aumentava o Ph.

Com um Ph de 6.6 e NÃO fazendo injecção de CO2 ou usando "buffers" ele deve ter um Kh abaixo de 0.5º, o que é insuficiente para prevenir um uma queda catastrófica do Ph.

Matos:

Se aumentares o Kh para 4 ou 5º deves ficar com um Ph a rondar os 7.4

João

Publicado:

Boas,

Matos, se adicionares 1 colher de café (das mais pequeninas) a 5 litros de

agua obtens uma subida de 0.8 de PH, o que é um grande salto.

Isto dito por quem passa o "martirio", de morar num sitio onde a água sai da torneira a 6.6 de P.H e com um tampão(KH) insignificante e ter ciclideos

do Malawi e do Tanganika. Em cada TPA (2 vezes por semana 150 litros de agua nova),vê a quantidade de b. sodio que tenho de misturar... :(

como disse o Jonas, o que uns tem a mais outros tem a menos...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Vivas.

Desde que não adiciones produtos para alterar o Ph, sim.  

O ph está fundamentalmente relacionado com o teor de CO2 dissolvido e o Kh, alterando o Kh por introdução de Bicarbonato de Sódio aumentas o Ph e introduzindo CO2 diminuis o Ph.

Certíssimo. Já agora se quiseres saber mais sobre a química das soluções tampão.... Vou tentar ser breve 8)

A maneira mais fácil de teres uma solução tampão (solução aquosa em que o pH varia muito pouco, mesmo com a adição de bases ou ácidos) é dissolveres um ácido e um sal (solúvel) da sua base conjugada, tipo HCl (ácido clorídrico) e NaCl (Cloreto de Sódio).

O "problema" na aquariofilia, é que apenas se pode usar um desses casos, que é o do Carbonato/Bicarbonato. Sendo o ácido carbónico H2CO3 um ácido diprótico (consegue libertar dois protões em solução) temos aqui já dois equilíbrios a considerar:

Para pH's mais ácidos:

H2CO3 -> HCO3- + H+ (e vice-versa, visto tratarem-se de equilíbrios, deslocado para a direita)

e como sabes o H2CO3 por agitação, ou aquecimento, liberta-se facilmente sobre a forma de CO2 para a atmosfera. Daí na tabela em que o Jonas mostrou, para pH's ácidos e com grandes KH's ter que haver imperativamente uma grande concentração de CO2 dissolvido em água.

Para pH's básicos:

HCO3- -> CO3(2-) + H+ (também um equilíbrio, mas está muito deslocado para a esquerda)

Ou seja, sendo o bicarbonato anfotérico (ou anfiprótico), pode funcionar tanto como base ou como ácido, faz com que em solução aquosa crie um poder tampão relativamente bom. Só há é um problema. É um bom tampão mas para pH's superiores a 7.0 :) Daí os aquários marinhos e de CA's terem todos pH's superiores (ou, à volta de) 8.0 (tamponizados por este equilíbrio do Bicarbonato em solução, daí usarem rochas calcárias para aumentarem o KH). Por isso vês o problema que o pessoal que tem discus e peixes de águas moles (tipo loricarídeos :oops:) tem para manter estável o pH. Obviamente, existem maneiras para isso, tal como o uso da turfa e de troncos que conseguem tamponizar o pH a valores mais baixos que os do equilíbrio do Bicarbonato.

Respondendo à tua questão. O bicarbonato, como já expliquei, é um bom tamponizador, mas aumenta-te o pH. Outro factor que tens de ter em conta, é que quando fizeres uma troca de água, a água que vais repor é ácida e pouco mineralizada, por isso convém que lhe adiciones bicarbonato para aumentares logo o KH (e consequentemente, o pH).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ao reler a questão do Matos, apercebi-me que ele disse que tinha um betta

com a barbatana em mau estado,- mas Matos isso não pode ser atribuido ao facto de teres o PH a 6.6 :!: os Betta splendens são peixes que se sentem bem com águas ácidas e que segundo os livros suportam sem problemas PH`s de 5!

Quanto aos Guppy requerem agua de neutro a ligeiramente alcalina(7-7.6)

Parece-me que são 2 espécies que tanto em termos de habitat(Asia/América do norte e central), modo de reprodução(ovíparo/víviparo)

e principalmente á quimica da água(ácido/neutro-alcalino) serão muito dificeis de conciliar.... :?:

Aproveitando o teu tópico, e reconhecendo que tanto o Jonas como o Ivanpantz possuem conhecimentos de quimica,ponho a seguinte questão:

-Como aumentar o valor de GH :lol: , é que com o bicarbonato de sódio

subo o PH e o KH, mas o GH (dureza) sobe pouco para os valores que necessito para os meus africanos do Tanganika.

Cumps

antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

• 4 anos depois...
Publicado: (editado)

Eu hoje de manhã tambem tive um desses ataques cardiacos e tudo devido a um erro estupido da minha parte..

o bicarbonato de sódio realmente aumenta o kh ( edit : afinal tambem o ph)o que é realmente util para efeito tampão e comprovei-o.

Mas fiz um grande erro , numa de aproveitar o que tenho em casa utilizei uma pitada de royal baking soda :character0050: , o que hoje reparei conter mais do que bicarbonato e sim o acido de sódio que dá um efeito efervescente. Resultado 4 nariz de bebado á vida e um quinto

vamos ver , felizmente as minhas botias palhaço, paquistanesa e siamesa assim como o sempre resistente plec estão normais , tambem uma pequena abelhinha ainda se mantem aparentemente normal.

apenas os vorazes naris de bebado que tentaram comer o fermento e acabaram fermentados , com muita pena minha , pois na altura pensei que não os tinha afectado :)

Editado por Filipe_cruz
Publicado:
Oias.

Se estiveres a falar em aumentar o KH, então tudo bem, agora se estiveres também a dizer que não aumenta o pH, então está incorrecto (mas isso tu deves saber). Também temos de ter em conta que uma adição de tão pouco Bicarbonato de Sódio em 50 Litros de água é capaz de não variar muito o pH, mas agora se abusares nas doses....

E também aumenta o pH...

Aqui concordo completamente contigo.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato[/b]

Eu acho que não estas a tomar em conta os outros acidos na agua em pequenas quantidades como o acido cloridico , a agua h20 e o Nacl2 podem produzir com aumento da temperatura (se não estou em erro claro)

e582130044d62aa0d38ac3f59f88d2fb.pngque tambem afectam o ph

Publicado:

Olá Filipe.

Eu acho que não estas a tomar em conta os outros acidos na agua em pequenas quantidades como o acido cloridico , a agua h20 e o Nacl2 podem produzir com aumento da temperatura (se não estou em erro claro)

e582130044d62aa0d38ac3f59f88d2fb.pngque tambem afectam o ph

Não estou a ter em conta, porque pura e simplesmente a sua quantidade é irrisória face às formas do ácido carbónico (entenda-se: ácido carbónico, bicarbonato e carbonato).

H2O apesar de ser uma espécie anfotérica tem um produto de solubilidade bastante baixo: pKw = 14

NaCl2 não existe... se calhar querias dizer NaCl... mas o NaCl não é um ácido nem base. Podes sempre pegar num copo de água da tua torneira, dissolver sal refinado e medir o pH posteriormente...

Cl2 + H2 -> HCl2, em solução aquosa não ocorre, pura e simplesmente. Quanto muito em fase gasosa... O H2 não se dissolve em água e dificilmente o obtens sem ser por electrólise ou reacção de hidretos com ácidos ou outras substâncias que contenham protões lábeis. Na água da torneira, duvido muito que o tenhas lá... muito menos no teu aquário.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Olá Filipe.

Não estou a ter em conta, porque pura e simplesmente a sua quantidade é irrisória face às formas do ácido carbónico (entenda-se: ácido carbónico, bicarbonato e carbonato).

H2O apesar de ser uma espécie anfotérica tem um produto de solubilidade bastante baixo: pKw = 14

NaCl2 não existe... se calhar querias dizer NaCl... mas o NaCl não é um ácido nem base. Podes sempre pegar num copo de água da tua torneira, dissolver sal refinado e medir o pH posteriormente...

Cl2 + H2 -> HCl2, em solução aquosa não ocorre, pura e simplesmente. Quanto muito em fase gasosa... O H2 não se dissolve em água e dificilmente o obtens sem ser por electrólise ou reacção de hidretos com ácidos ou outras substâncias que contenham protões lábeis. Na água da torneira, duvido muito que o tenhas lá... muito menos no teu aquário.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Realmente ja não ando nas andanças de quimica ha uns aninhos... tem toda a razão ;) e fez-me vontade de voltar a pegar nos meus livros de quimica e quimica organica...penso que em muito me ajudará a recuperar os anos que tenho desligado da aquariofilia

obrigado( realmente queria dizer NaCl)

Publicado:
Olá Filipe.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

ja agora uma pergunta, caso haja um componente electrico mal isolado , sera possivel haver alguma reacção que liberte acido cloridico ?E consequentemente uma diminuição do ph? ou mesmo que haja nunca o afectaria pelas pequenas quantidades envolvidas ?(julgo electrolise )ps- tendo em conta que desde 2003 que não pego num livro de quimica hehe

Publicado:

Olá de novo.

ja agora uma pergunta, caso haja um componente electrico mal isolado , sera possivel haver alguma reacção que liberte acido cloridico ?E consequentemente uma diminuição do ph? ou mesmo que haja nunca o afectaria pelas pequenas quantidades envolvidas ?(julgo electrolise )ps- tendo em conta que desde 2003 que não pego num livro de quimica hehe

Só se tivesses cloro molecular (Cl2) em quantidades consideráveis para baixar o pH do aquário... o que duvido muito.

Além do mais, como num aquário há sempre vida, deduzo que mais cedo se oxidariam outras coisas, do que propriamente o Cl2. Obviamente que também terias um abaixamento do pH por ser uma oxidação... mas aí também poderias ter o outro lado da reacção electrolítica que geraria uma base... ;) Com a quantidade de moléculas e iões num meio biológico, creio que não iríamos chegar a lado nenhum... as possibilidades são infinitas.

Já agora... e isto é mais para os electrotécnicos, qual é o tipo de corrente que poderá haver num cabo mal isolado? Alterna? Directa? Isso vai ser bastante importante...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Pois... e com Cl2 a libertar-se, já se está mesmo a ver o que poderia acontecer aos peixes... embora me pareça que ele se iria reduzir rapidamente a Cl-

PS. Luís, o que queres dizer com directa?

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Olá de novo.

Só se tivesses cloro molecular (Cl2) em quantidades consideráveis para baixar o pH do aquário... o que duvido muito.

Além do mais, como num aquário há sempre vida, deduzo que mais cedo se oxidariam outras coisas, do que propriamente o Cl2. Obviamente que também terias um abaixamento do pH por ser uma oxidação... mas aí também poderias ter o outro lado da reacção electrolítica que geraria uma base... ;) Com a quantidade de moléculas e iões num meio biológico, creio que não iríamos chegar a lado nenhum... as possibilidades são infinitas.

Já agora... e isto é mais para os electrotécnicos, qual é o tipo de corrente que poderá haver num cabo mal isolado? Alterna? Directa? Isso vai ser bastante importante...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se a corrente elctrica da tomada é ac ou seja alterna , e a da dos equipamentos direta ou dc depende aonde é que se localizava a fuga do sistema , pergunta curiosa ... a electrolise necessita de corrente dc não ? a base da reacção não seria um solido ?mas de qualquer forma era só curiosidade , visto que não tem grande resultado pratico...

obrigado

... Já agora... e isto é mais para os electrotécnicos, qual é o tipo de corrente que poderá haver num cabo mal isolado? Alterna? Directa? Isso vai ser bastante importante...

Para o Luis e todos os aquariófilos,

A falha de isolamento a que te referes é por questões de segurança ou para propositadamente provocar electrólise?

AC - Corrente alternada - (nas tomadas de casa)

DC - Corrente directa (traduzindo do inglês) ou corrente contínua - (Pilhas, baterias)

Em termos de segurança, qualquer uma destas correntes pode provocar danos. Tudo depende da sua Intensidade (medida em AMPERES).

Normalmente em corrente contínua trabalha-se sempre com voltagens baixas (de menos de 1 volt a 24V) e na maior partes dos casos, com valores de intensidade a rondar 1000mA (ou 1 A), o que não sendo fatal, já provoca algum "formigueiro". Quem não se lembra de sentir a língua dormente ao testar uma pilha de 9V!! :smile2: )

Já com corrente alternada, os cuidados devem ser redobrados, principalmente se esta for fornecida pela tomada de casa, pois o limite de intensidade é bem alto (normalmente para o circuito de tomadas é de 16A - podem confirmar nos vossos dijuntores - Encontrarão de 10A correspondentes ao circuito de iluminação e de 16A correspondentes ao circuito de tomadas). Mais do que electólise, a corrente alternada em contacto com a água provoca a electrocusão de quem lhe tocar... a não ser que tenha asas... Os pássaros pousam em cabos de alta tensão sem perigo porque não estão em contacto com mais nada... já nós andamos sempre de pés bem assentes no chão... Existe um diferencial eléctrico entre a terra e a corrente eléctrica fornecida, o que provoca a deslocação da corrente no sentido da terra... atravessando assim o nosso corpo!

Agora sobre electrólise:

A grande diferença entre as duas correntes, alternada e contínua é a frequência (nas nossas tomadas, 50Hz).

É por esse motivo, que embora se possa fazer electrólise com corrente alternada, esta se revela bem mais perigosa, vejam aqui

Já com a corrente contínua, e dado que a polarização se mantêm, a reacção química é mais "equilibrada e controlada".

Pode parecer um exagero e coisa do passado, mas devem desligar sempre todos os componentes eléctricos em contacto com a água do aquário antes de entrarem em contacto com a água.

Espero ter ajudado,

Bruno C.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!